Centro de processamento de dados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Data center)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2016).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Interior de um centro de processamento de dados em Tampa, Estados Unidos.

Um centro de processamento de dados (CPD), também conhecido como data center, é o local onde estão concentrados os equipamentos físicos de processamento e armazenamento de dados de uma empresa ou organização, como um sistema de telecomunicações ou um sistema de armazenamento de dados[1].[2]

Design[editar | editar código-fonte]

Centro de processamento de dados do Facebook em Prineville, Estados Unidos.

Os CPDs são projetados para atender a rigorosos padrões internacionais. A infraestrutura exige alta segurança física e lógica, asseguradas pelas mais modernas tecnologias do mercado. As normas da Associação das Indústrias de Telecomunicações (AIT) são as mais utilizadas, especificamente a norma AIT 942,[3] que estabelece a classificação de segurança Padrão TIER de 1 a 4.

Segurança[editar | editar código-fonte]

Normalmente projetados para serem extremamente seguros, abrigam milhares de servidores e bancos de armazenamento de dados, processando grande quantidade de informação[4].

Montados num salão protegido contra acesso indevido, tem piso elevado para possibilitar a passagem de cabos elétricos e de dados, armários metálicos (racks), onde são montados os equipamentos e um ambiente totalmente controlado.

Contam com sistemas de extinção de incêndios, sistema inteligente de detecção precoce de fumo e extinção de incêndio com gás inerte, para não afetar os equipamentos. O acesso é controlado por cartões eletrônicos e/ou biometria, monitorização permanente, acesso por porta-eclusa. Ar-condicionado de precisão com monitorização constante, mantém a temperatura constante, resfriando os equipamentos. Ambiente operacional monitorizado permanentemente, em todos os aspectos, físicos e lógicos.

Energia[editar | editar código-fonte]

O abastecimento de energia, além da concessionária local, usa geradores de energia de grande capacidade e fonte de alimentação ininterrupta (também comumente chamados de UPS ou no-breaks) de grande porte, montados em salas anexas, para manter os equipamentos ligados, mesmo em caso de queda no fornecimento. CPDs consomem até cem vezes mais energia que um escritório comum.[5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Conceito de Centro de processamento de dados». Consultado em 14 de Janeiro de 2016 
  2. «O que é e para que serve um data center?». Olhar Digital. 21 de Agosto de 2011. Consultado em 27 de Junho de 2017 
  3. «Texto da norma AIT 942» (PDF) (em inglês) 
  4. «O que é um Data Center?». TeleCorp. Consultado em 14 de Janeiro de 2016 
  5. «FEMP - Data Center Energy Consumption Trends» (em inglês) 
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.