Delta do Parnaíba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vista aérea do delta

O Delta do Parnaíba ou Delta das Américas corresponde à foz do rio Parnaíba e está situado entre os estados brasileiros do Maranhão e do Piauí. O rio Parnaiba percorre 1450 km ate desembocar no Oceando Atlantico. O rio abre-se em cinco braços, envolvendo 73 ilhas fluviais, e sua paisagem exuberante, cheia de dunas, mangues e ilhas fluviais, garante o cenário paradisíaco dessa região do Maranhão e Piauí. O Delta do Parnaiba comeca na cidade de Parnaiba, onde se encontra a primeira e maior ilha do Arquipelago: a Ilha Grande de Santa Isabel. A Ilha das Canárias, segunda maior ilha do Delta do Parnaíba, está no município de Araioses.

Nessa região, foi criada a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, que abrange 10 municípios, além da Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba.

Acesso[editar | editar código-fonte]

Para chegar ao delta, um dos portões de partida é a cidade de Parnaíba que fica no litoral do Piauí, ou Araioses e Tutóia no Maranhão que detém 80% das ilhas do delta. Todos os sábados há voos diretos do Aeroporto de Viracopos para Parnaiba pela Azul Linhas Aéreas.[carece de fontes?]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.