Denis Lavant

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Denis Lavant
Denis Lavant
Nascimento 17 de junho de 1961 (62 anos)
Neuilly-sur-Seine
Nacionalidade  França
Ocupação ator

Denis Lavant (17 de junho de 1961) é um ator francês conhecido por atuar nos filmes de Leos Carax nos anos 1980.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Neuilly-Sur-Seine filho de uma psicóloga e um pediatra, ele foi aluno do colégio Lakanal de Sceaux, onde montou um grupo de teatro com seus amigos. Ele então fez um estágio na "comedia del arte", depois se matriculou no estúdio 34. Depois passou pelo "L'Ecole de la rue blanche" antes de ser admitido no conservatório, onde permaneceu por pouco tempo.

Aos 13 anos, ele teve aulas de palhaço e pantomima, fascinado por Marcel Marceau. Formado no conservatório, iniciou sua carreira no teatro com Hamlet e O mercador de Veneza, de Shakespeare, antes de ser revelado no cinema pelo cineasta Leos Carax, que lhe confiou o papel masculino emblemático de Alex em Boy Meets Girl, e então em Mauvais Sang, onde contracenou com Juliette Binoche.

Durante as filmagens do terceiro longa-metragem de Carax, Les Amants du Pont-Neuf, onde ele ainda interpreta Alex, Denis Lavant machuca o polegar, o que contribui para a interrupção temporária das filmagens. Sua carreira, a partir de então, ocorre essencialmente no teatro. Encontramos, no entanto, um certo número de papéis cinematográficos: ele detém papéis principais em La Partie d'Échecs (1991), Visibly I love you (1995), Beau Travail de Claire Denis (1999) e Capitaine Achab (2007). Ele também desempenha um papel secundário em Un long dimanche de fiançailles, de Jean-Pierre Jeunet, diretor de O fabuloso destino de Amélie Poulain.

Ele então encontrou Leos Carax novamente em 2008 para integrar o filme Tóquio! E, em 2012, para Holy Motors. Este filme lhe rendeu uma indicação ao César 2013 de Melhor Ator.

Em 2012, Denis Lavant ganhou o Prix du Humor Noir du Spetacle por sua adaptação teatral de La grande vie de Jean-Pierre Martinet.

Ele é o padrinho da décima quinta edição dos Printemps des Poètes (março de 2013).

Desde setembro de 2013, ele está ao lado do cantor Sapho, do rapper Disiz e do músico Mehdi Haddab na peça Les Amours Vulnerables de Desdémone e Othello, de Manuel Piolat Soleymat e Razerka Ben Sadia-Lavant. de Razerka Ben Sadia-Lavant, no Théâtre Nanterre-Amandiers. Em outubro de 2013, ele saiu em turnê com a Compagnie du Hanneton, no show Tabac Rouge, um "chorédrame" de James Thierrée. Em 2014, Denis Lavant esteve em turnê com o papel de Pyrrhus (Néoptolème, fils d'Achille) na peça Andromaque.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Edifício Gagarine». Portal Exibidor. Consultado em 25 de agosto de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.