Desenvolvimento web

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Desenvolvimento web é o termo utilizado para descrever o desenvolvimento de sites, na Internet ou numa intranet. O profissional que trabalha desenvolvendo websites pode ser um web designer (desenvolvedor do layout) ou um web developer (desenvolvedor de sistemas). O desenvolvimento refere-se a um processo de construção e testes do software especifico para a web, com a finalidade de se obter um conjunto de programas, que satisfazem as funções pretendidas, quer em termos de usabilidade dos usuários ou compatibilidade com outros programas existentes. O desenvolvimento web pode variar desde simples páginas estáticas a aplicações ricas, comércios eletrônicos ou redes sociais.

Áreas de atuação[editar | editar código-fonte]

Front-end[editar | editar código-fonte]

Corresponde na prática de converter dados para uma interface gráfica, de forma que permita uma interação e visualização por parte do usuário.

Back-end[editar | editar código-fonte]

Consiste em uma camada que processa as requisições dos usuários em um servidor.

Bancos de dados[editar | editar código-fonte]

Áreas interdisciplinares[editar | editar código-fonte]

Considerações sobre segurança[editar | editar código-fonte]

O desenvolvimento web leva em consideração fatores como a verificação de erros na entrada de dados através formulários, assim como a filtragem e a normalização dos dados que são alimentados por esses meios. Falhas na segurança como o SQL injection devem ser testadas, e o uso de scripts pode ajudar a encontrar outras falhas de segurança mais técnicas. As peculiaridades de cada sistema dependem das tecnologias usadas, e muitas vezes não é função do desenvolvedor manter o nível de segurança, mas sim da plataforma, por exemplo o Apache Server, ou o php.swipty.org o spdropkit.org developer web futuro da web

Ver também[editar | editar código-fonte]