Discussão:Curitiba/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Atenção!

O conteúdo da página foi substituído por uma versão mais antiga devido a suspeitas de violação de direitos de autor.

O texto que tinha sido aqui colocado era idêntico ao texto da seguinte fonte:

http://multipagina.tripod.com.br/curitiba.html


Constante modificação pró "outra capital do sul"[editar código-fonte]

"Perdendo apenas para Porto Alegre" - Retirei. Não sei a razão para tal comparação. Deve ser o fato do PIB estar incomodando a cidade vizinha. - É possível impedir este tipo de ataque? -webmotiva 16:38, 8 Out 2007 (UTC)

Fontes são apagadas constantemente e a página é "depenada" pouco a pouco: informações vão sendo apagadas, links de fontes somem e dão lugar a "carece de fontes", enfim; o artigo é de propriedade de alguns que não permitem edições e que são autorizados a apagar dados?
e deve estar MESMO incomodando a cidade vizinha, tendo em vista as últimas ediçoes e os vandalismos que os mesmos IPs têm feito nos ultimos dias. Por que, em lugar de ficar perdendo tempo aqui competindo quem ganha o segundo lugar em qualquer assunto (coisa que, se fossemos competir, a referida cidade ganharia, como o segundo melhor IDH nas capitais, segunda melhor colocaçao entre as cidades com menos analfabetos, segunda maior cidade do sul, segunda capital mais fria, bla bla bla - seguem inumeros exemplos sem utilidade), nao vao ate a pagina da referida cidade e nao melhoram o artigo de lá? É so uma sugestao... 200.207.54.161 (discussão) 22h32min de 1 de Maio de 2008 (UTC)
"A Região Metropolitana de Curitiba, formada por 26 municípios, possui 3.335.588 habitantes tornando se assim a segunda maior região metropolitana da região sul, atrás somente de Porto Alegre." - Edição 10690477, feita no dia 22 de Maio de 2008, pelo IP 189.5.73.105. A julgar pela semelhança com outras edições, este deve ser o mesmo infeliz que editou o artigo das outras vezes. Alguém comunique essa pessoa de que a Wikipédia não é espaço pra provocações de regionalismo furado. Nosteb 02h23min de 23 de Maio de 2008 (UTC)
De novo: 14h18min de 26 de Maio de 2008, IP 189.5.75.83 - "(...)possui 3.335.588 habitantes tornando assim a segunda maior região metropolitana da região ficando atrás somente de Porto Alegre". Sério, isso já tá ficando chato. O que pode ser feito? Nosteb 15h35min de 26 de Maio de 2008 (UTC)

"a Região Metropolitana de Curitiba é formada por 26 municípios, agrupados em cinco microrregiões totalizando 3.595.662 de habitantes em 2006, sendo o 2º maior aglomerado da região Sul, perdendo apenas para Porto Alegre." "Perdendo apenas para Porto Alegre" - é uma competição então? Informação desnecessária ou mal colocada?

Suspeita de constante modificação do texto inicial com nítido interesse pró "outra capital do sul". Informações de destaque inicial como pólo automotivo e aeroporto internacional vem sendo eliminadas mas consideradas importantes nas demais capitais. O segundo maior pólo automotivo do Brasil não pode ser uma informação descartável. Usuário:webmotiva 19:22, 26 Maio 2006 (UTC)



Não adianta. O pessoal que edita tem uma visão muito pequena em termos comerciais e não sabe informar os dados de Curitiba de maneira construtiva e atraente para o desenvolvimento. Conseguem com o 5º maior PIB do país fazer Curitiba parecer uma pacata cidadezinha a sombra de outras. Parabéns! DESISTO. Vejam os perfis das demais capitais com indices inferiores e digam em quais vocês investiriam.

TEM QUE CONSTAR: - 5º maior PIB do país - Maior frota de veículos do país - Cidade sede da Copa de 2014 - Segundo maior pólo automobilistico - Indices e materias sobre indicações como melhor cidade para se investir - Aeroporto escolhido como hub da região sul - Linha verde - Metrô

Parece que estamos dormindo!


Fiz uma pequena alteração, inclui um link em cidade industrila para Cidade Industrial de Curitiba, espero ter ajudado. --Bruno.nc 18:45, 18 Mar 2005 (UTC)



Nao houve quebra de copyright visto que na página referida, o texto tem como fonte o site do paranacidade que é um site do governo estadual. --RTCiquelero 00:52, 30 Novembro 2005 (UTC)


Fiz uma pequena alteração, inclui um link em cidade industrila para Cidade Industrial de Curitiba, espero ter ajudado. --Bruno.nc 18:45, 18 Mar 2005 (UTC)


Details of 189.5.73.105

IP Address : 189.5.73.105

Location  : Brazil (95% accuracy)

Host Name  : bd054969.virtua.com.br

Toma! Te peguei! Encontrei o provedor desse filho da mãe! Por um acaso ele já tomou ban eterno? --Aurélio Hoch (discussão) 03h36min de 21 de Setembro de 2008 (UTC)

Agora ele nem edita mais... Leonardo Mio (discussão) 10h55min de 21 de Setembro de 2008 (UTC)
Ótimo!AlegreAurélio Hoch (discussão) 16h28min de 23 de Setembro de 2008 (UTC)

Eu estava fazendo os ajustes da predefinição e vi que todo o texto do artigo ficava centralizado. Não consegui corrigir o problema e resolvi salvar o artigo para que alguém possa me ajuda, mesmo que seja revertido depois. A predefinição é esta. Espero a ajuda, e um obrigado desde já. ---- Mateus Hidalgo msg 02:09, 2 Dezembro 2005 (UTC)

Parcialidade em problemas.[editar código-fonte]

Creio que atribuir problemas psicológicos enquanto problemas de ordem preconceituosa na cidade não reflete os reais problemas da cidade. Da forma exposta, dá-se a entender que ou o autor concorda com a "xenofobia" social de Curitiba, ou, o mais provavel, uma superficialidade quanto aos problemas sociais.

Creio que, para o espírito da wikipédia, ou se retira todo o tópico "problemas", ou abranja problemas tais como: abastecimento de água insuficiente; alta poluição de todos os seus rios; planejamento urbano insuficiente em relação ao seu crescimento demográfico; coleta de lixo prejudicada pelo fim de vida útil do aterro da cachimba; etc.

E, quanto ao preconceito existente, não só em Curitiba, mas como em todo o país, e ouso dizer no mundo, é parte uma análise política. Portanto, não cabe num artigo da WIkipédia.

Porém, antes de seguir com alterações, optei em perguntar aos demais contribuintes desse artigo. Michael Genofre 21:30, 9 Dezembro 2005 (UTC)

População negra em Curitiba.[editar código-fonte]

Na formação do povo curitibano, consta historicamente, que em Curitiba, no começo do século passado, ~cerca de 2/3 da população era negra. Ocorrendo uma grande política de "branqueamento" da cidade (prática que ocorreu em diversos locais do Brasil, após os resultados da abolição da escravatura.

Entretanto, não consigo encontrar na internet uma fonte de referência para que isso se confirme.

Porém, até que se confirmem os dados. Sugiro a omissão de onde se lê (...) negros, estes minoria.

Michael Genofre 21:35, 9 Dezembro 2005 (UTC)

Dados da predefinicao[editar código-fonte]

Tentei arrumar os dados da predefinicao lateral mas ele nao atualiza, nao sei o que estou fazendo de errado, se alguem souber arrumar, por obsequio o faça por mim. Squibb msg 04:08, 29 Janeiro 2006 (UTC)

Consegui arrumar :D Squibb msg 04:28, 29 Janeiro 2006 (UTC)

Alguém reverta isso[editar código-fonte]

Eu queria entender porque a tabela de temperatura foi retirada e porque toda a escrita foi mudada? Pra que isso? não adicionou-se nenhum valor enciclopedico além de destruir parte do que tinha se escrito no clima. Eu não iria questionar essas alterações se pelo menos fosse um usuário registrado. -- Squibb msg 04:59, 30 Janeiro 2006 (UTC)

O fato de ser um usuário anônimo não é testemunho de informações incorretas. Pode ser apenas inexperiência. Se localizares o texto exato a que te referes podes editar e reinserir. Repus um [com um gráfico], era isso? Veja que é preciso corrigir um pouco, pois não fala exatamente de relevo... jic recado 18:11, 30 Janeiro 2006 (UTC) PS Moro em Curitiba. jic
Eu tinha posto no relevo por falta de espaço em cima, da pra escrever mais sobre o clima de ctba, nao foi posto nem a lugar-comum afirmação que curitiba tem todas estações no mesmo dia. Quando escrever mais vai ficar certinho do lado os gráfico do clima, e tb n adianta reduzi eles, q a eles ficam meio borrados dae. A respeito do usuário anonimo, eu concordo que o fato de ser anônimo não é motivo para a informação ser errada, apenas não gosto que retirem informações do texto. adicionar sem problema [ ] -- Squibb msg 23:29, 30 Janeiro 2006 (UTC)

Dados geograficos[editar código-fonte]

O que que vocês acham de tirar aqueles dados geográficos em negrito ali na parte de geografia? eles já estão quase todos contextualizados na predefinição da caixa e ao longo do texto. Squibb msg 18:38, 16 Março 2006 (UTC)

Links externos de fotografia[editar código-fonte]

Incluí recentemente na seção de links externos minha própria página de fotografias de Curitiba, na Seção 'Fotografia'. Acho o link útil pois trata-se de projeto sem finalidades comerciais, com intuito de divulgação cultural da cidade. As fotos, ademais, estão licenciadas em Creative Commons BY-NC-ND (além disso, costumo colocar material sobre a cidade no Wikipedia Commons sob CC-BY-SA - sob esta licença para dar compatibilidade com a GNU/GPL).

No entanto, o usuário Jean Claremonts incluiu este e este link na mesma seção, com clara conotação comercial (em ambos as páginas vende-se pelo correio um CD-ROM de fotos turísticas por R$ 30,00). Acho que esses dois sites - sem nenhuma crítica ao trabalho do mesmo - deveriam ser apagados da seção de links externos, pois tem finalidades comerciai$. Acho perfeitamente possível enriquecermos esta seção com boas referências fotográficas da cidade (o link para as fotos de Levis Litz é um exemplo disso), mas sem que a coisa vire um balcão de negócios. O que acham? Mathieu Struck

Cada dia surge um apelido novo pra Curitiba. Squibb msg 23:59, 16 Junho 2006 (UTC)

Notei isso também. Tentei mudar mais de uma vez para algo mais neutro e meramente informativo: "Vista aérea de Curitiba", mas foi revertido, acho que para "cidade-modelo". E agora colocaram esse "cidade da gente" que tem a maior cara de marketing público. Precisa mesmo de apelido? Mathieu Struck msg 00:27, 17 Junho 2006 (UTC)

O apelido da cidade não é dado pela câmara de veredores? Questiono eu! Ass.: Cícero H. Rodrigues msg + 07:33, 17 Junho 2006 (UTC)

Cícero, os apelidos que andaram colocando aqui certamente não são dados pela Câmara dos Vereadores. "Cidade da Gente" é 'slogan' da gestão Beto Richa. "Cidade Modelo" da gestão Lerner. Tenho a impressão que o que chega mais perto de 'apelido oficial da cidade' seria "Cidade Sorriso", mas não acho que devamos inserir esta menção no artigo se não temos certeza de sua veracidade. Na dúvida e considerando que andaram trocando periodicamente o 'bordão', fiquemos sem nenhum apelido. É o que penso.Mathieu Struck msg 22:18, 26 Junho 2006 (UTC)

Concordo com você Mathieu! Ass.: Cícero H. Rodrigues msg + 03:30, 27 Junho 2006 (UTC)

HINO MUNICIPAL

Letra: Ciro Silva

Música: Bento Mossurungal

I

Cidade linda e amorosa da terra de Guairacá. Jardim luz, cheio de rosa Capital do Paraná. Pela residente paisagem Pela riqueza que encerra, Curitiba tem a imagem Dum paraíso na terra.


II

Viver n’ela é um privilégio Que goza quem n’ela está. Jardim luz, cheio de rosa Capital do Paraná. Pérola deste planalto Toda faceira e bonita. Na riqueza e na opulência


Vive, resplande, palpita


III

Subindo pela colina Ativa sempre será. Jardim luz cheio de rosa Coração do Paraná. Salve! cidade querida Glória de heróis fundadores. Curitiba, linda jóia Feita de luz e de flores.


Lei Municipal nº 2993 de 11/05/1967

Artigo 18º - O Hino Municipal é o que for classificado em 1º lugar na forma do disposto no Decreto Municipal nº 1.366, de 03 de setembro de 1965.

§ Único - Fica o Chefe do Poder Executivo autorizado a regulamentar a execução do Hino Municipal, obedecendo em princípio a presente lei e o prescrito no Decreto Lei nº 4.545, de 31 de julho de 1942, com relação ao Hino Nacional.

Sistema de transporte de massas em Curitiba (exageros?)[editar código-fonte]

No início do artigo, há uma afirmação sobre o uso de versões derivadas do sistema de tranporte de Curitiba em cidades dos EUA. A afirmação é genérica e não corresponde exatamente à realidade. Há alguns anos, de fato, foram instaladas duas linhas experimentais de 'ligeirinho' em NY. Um biarticulado também foi levado de Antonov para a Turquia. As linhas de NY eram apenas experimentais - e pelo que ouvi dizer nem se tornaram muito populares. Há um limiar bastante tênue entre reconhecer certos méritos urbanísticos de Curitiba - e incluí-los de forma NEUTRA na wikipedia - e encampar a propaganda oficial dos últimos 25 anos. Desse modo, estou mudando aquele trecho para "uso experimental". Uma coisa e a experiência de Curitiba servir de inspiração para outros sistemas de transporte de massas, em outros países. Só que se fosse mesmo uma cópia (como a excessivamente ufanista descrição do artigo, não estariam pagando royalties para o IPPUC?) Mathieu Struck 21:54, 16 Julho 2006 (UTC)

Seção "Alguns curitibanos de notabilidade" - sugestão[editar código-fonte]

Além de criar sub-categorias (artes/cultura/esportes etc. - que permitem uma visualização melhor da seção ante a proliferação das chamadas celebridades instantâneas) nesta seção, fiz uma alteração na sua descrição: "Esta seção relaciona pessoas de notabilidade nascidas em Curitiba ou, ainda que nascidas em outras localidades, ligadas biograficamente à cidade". É que há diversas personalidades históricas ligadas a Curitiba que, não obstante terem nascido em outras localidades (Paranaguá, Morretes, etc.) acabam tendo suas biografias se confundindo com a cidade. É o caso do Barão do Serro Azul, por exemplo, que nasceu em Paranaguá. Talvez até o nome da seção pudesse ser outro, mas por ora deixo assim na falta de uma idéia melhor. Podemos discutir sugestões? Mathieu Struck 01:56, 17 Julho 2006 (UTC)

ajuste na expressão "Símbolo oficial de curitiba" (UFPR)[editar código-fonte]

Lei Nº 10236 DE 13 DE Setembro DE 2001 SÚMULA: "Fica instituído como "Local Símbolo da Cidade de Curitiba" o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (Prédio Central), localizado na praça Santos Andrade." A CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ, aprovou e eu , Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei: Art. 1º. Fica instituído como local Símbolo da "Cidade de Curitiba", o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (Prédio Central), localizado na Praça Santos Andrade. Art. 2º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação. PALÁCIO 29 DE MARÇO, em 13 de setembro de 2001. Cassio Taniguchi PREFEITO MUNICIPAL Projeto de Lei nº 05.00049.1999 Iniciativa Jair Cézar

Portanto, a expressão "Símbolo oficial de curitiba" (prédio da UFPR) (Seção Símbolos) foi ajustada para "Local Símbolo de Curitiba", tal como consta da Lei respectiva (também citada no artigo).Mathieu Struck 04:21, 20 Julho 2006 (UTC)

fotografia 360º de Curitiba[editar código-fonte]

Encontrei no Commons uma boa fotografia em 360º de Curitiba, tirada do alto da Telepar. Infelizmente, 237px é o tamanho mínimo (sem a necessidade de barra de rolagem vertical). Acham que ficou esteticamente aceitável? Parece-me uma boa foto para inserir.Mathieu Struck 04:21, 20 Julho 2006 (UTC)

Da pra fazer menor que os 237px, é só reduzir ali nos 2500px que fica menor, dai é ir prevendo até que acha a combinação ideal. Todavia se reduzir muito vai fica meio ruim de visualizar a foto, primeiro pq tá mal cortada, e segundo pq tem partes muy escuras cobertas pelas nuvens, o que eu vou resolver logo quando voltar pra curitiba e ter um dia de sol bonito :) Squibb msg 06:35, 20 Julho 2006 (UTC)

Etimologia do topônimo[editar código-fonte]

Não sei de onde foi retirada a informação de que o topônimo viria de Kurit e Yba, mas acho que a fonte está totalmente equivocada. O guarani tem duas palavras parecidas com yba: 'yba (paroxítona), que significa "planta" ou "mato" e 'ybá do guarani significa "fruta". Não consegui encontrar em nenhuma das fontes em que pesquisei não só uma palavra "kurit", como também nenhuma palavra tupi ou guarani terminada em "t". A forma "coré-etubá" ou "coré-etübá" parece provir de um texto do historiador morretense Rocha Pombo. A origem mais provável do nome da cidade são os seguintes étimos guarani: 1. "curi" ou "cury'i", que significa "pinheiro", ou talvez "pinhão". 2. "tyb", que vem do verbo existencial do tupi-guarani (i tyb), que pode ser traduzido como "há", "tem" ou "existe". 3. "-ba", "lugar onde". Em guarani o "b" final cai, o que daria Curiti, e não Curitiba (quem nem em Irati < irá, "mel"; ty(b), "existe"). Por isso, alguns autores propõem que o étimo mais provável é cury'i+ty(b)+ba, em que o -ba é um sufixo locativo, que poderia ser livremente traduzido para "lugar onde". Ou seja, Curitiba vem de uma expressão guarani significando "lugar onde existem, onde há, pinheiros".

Tupi-guarani é o nome de uma família lingüística que inclui diversas línguas. As denominações "tupi" e "guarani" são mais ou menos arbitrárias; de maneira geral se chamavam "tupi" os povos falando línguas dessa família que habitavam a costa do Brasil, mais ou menos de Iguape para o Norte. Da mesma forma, se chamavam "guarani" os povos que habitavam a costa do Brasil ao sul de Iguape e a bacia do Paraná, ao sul de uma linha formada pelos rios Paranapanema e Ribeira. Portanto, caberia melhor aqui o nome guarani e não tupi. Jê é o nome dado a uma outra família lingüística, distinta dos tupis, e que inclui as línguas kaingang e xokléng, faladas por índios do Sul do Brasil. Suas línguas eram muito diferentes das tupi-guarani; por exemplo, "pinheiro", em kaingang, é "fógn". Há quem acredite que os tingüis que habitavam o planalto curitibano eram uma etnia jê, aparentados com os kaingang ou os xokléng. Porém, como o étimo é quase sem dúvida guarani, não há porque colocá-los no mesmo balaio...

PS - Crédito do comentário anterior: Desculpem a omissão, o autor do comentário anterior é Márcio Renato Guimarães, e ele foi postado em 07.09.06.

Tamanho do artigo[editar código-fonte]

Olá,

Precisamos urgentemente tentar reduzir o tamanho das listas nesse artigo. A Tabela de conteúdo está gigante e isso não é nada produtivo. Vamos nos policiar para evitar inflar esta página com listas sem sentido nem propósito.

Raphael talk + 12:36, 18 Novembro 2006 (UTC)

Concordo plenamente. O artigo ficou gigantesco e sem nenhuma funcionalidade, além de horrível esteticamente (as tabelas deveriam estar em artigos separados - ex. "lista completa dos teatros de Curitiba" ou "sistema de transporte de curitiba"). confesso que não tenho paciência nem para começar a simplificá-lo. podemos montar uma força-tarefa (dividindo as seções), para facilitar as coisas.Mathieu Struck 20:18, 23 Novembro 2006 (UTC)
Tentei fazer algumas alterações, eliminando as tabelas, listas e informações dignas de sites oficiais. Mas o problema se mantém. É desanimador.Mathieu Struck 22:52, 28 Março 2007 (UTC)

Material a ser Wikificado e inserido em artigos próprios[editar código-fonte]

Em atenção ao mencionado no tópico de discussão anterior, foram feitas algumas alterações de formatação no artigo e de ordem de capítulos. Espero que sejam bem-vindas. Fundamentalmente, os sub-itens de cada capítulo (1.1., 2.3 etc) foram eliminados em prol de simples separações com ";", para evitar um índice no início do artigo por demais longo e cansativo. A ordem interna de cada capítulo está preservada. Os capítulos "Economia" e "Demografia" foram inseridos próximos do capítulo "Geografia". Informações sem fontes ("uma das 3 melhores cidades do mundo") e sem valor enciclopédico ("Em Curitiba, saia de chapéu, guarda chuva e protetor solar"), foram eliminadas. Os trechos (curtos) sobre Polícia Militar e Civil (capítulo "Segurança Pública") não se relacionam com o artigo, foram suprimidos. Havia duas listas conflitantes de pontos turísticos e de destaque, foram unificadas em uma só. Além disso, o material abaixo foi retirado da lista de pontos de destaque, por constituir material secundário (descrições de parques e monumentos) que, se necessário, pode ser inseridos em artigos próprios e separados de cada um desses parques e monumentos (muitos deles já existentes, aliás). Na medida do possível, pretendo inserir esse material nos seus artigos respectivos. Foram mantidas na lista apenas os nomes e denominações desses logradouros. Estou disponível para discutir estas alterações. Mathieu Struck 21:12, 24 Novembro 2006 (UTC) Obs. Seria interessante redirecionar as tabelas de PIB e outras do capítulo demografia para artigos próprios (alguém pode fazer isso?) e criar um artigo principal para o transporte coletivo da cidade, pois o capítulo a respeito neste artigo está muito longo (descrições de tipos de ônibus etc).

Já redirecionei as tabelas de PIB e etc para artigos próprios, só será preciso wikificá-los e checar se não se trata de material protegido. Além disso, já foi criado um artigo próprio sobre transporte de Curitiba (que também precisa ser wikificado) e incluídas novas seções no capítulo existente sobre outras formas de transporte (rodovias, aeroviário, trilhas e caminhos humanos, ciclovias etc.) Antes parecia que só tinha ônibus em Curitiba, o que é certamente fruto dos exageros da propaganda oficial. Aliás, parece-me (e salvo equívocos porventura cometidos) que o artigo está bem mais encliclopédico e independente e cita pontos de vista conflitantes e críticos (fora as tabelas, ele andava parecendo um release oficial da prefeitura). Estou disponível para discutir as mudanças.Mathieu Struck 01:03, 26 Novembro 2006 (UTC)

---ÍNICIO DO MATERIAL A SER WIKIFICADO e INCLUÌDO EM SUB-ARTIGOS-------

Bosque Zaninelli

Parque com 37 mil m² de mata nativa, localiza-se onde existia desde 1947 uma das maiores pedreiras da Cidade. Abriga a Universidade Livre do Meio Ambiente.

Parque Tanguá

Parque com 235 mil m², inaugurado em 1996, possui pista de cooper, ciclovia, churrasqueira, lanchonete, um paredão de pedras com 64 m, mirante, cascatas e lagos unidos por uma passarela de madeira. Conta com um túnel de 50 m escavado em uma parede rochosa, e que pode ser transpassado a pé ou por barco, como as gôndolas de Veneza.

Parque Caiuá

Parque com 46 mil m², possui quadras de futebol, de grama, de areia, de voleibol e playground. Parque Diadema: Parque com 112 mil m², inaugurado em 1994, possui quadras de futebol, de areia, de voleibol e playground.

Horto Municipal do Guabirotuba

Área de 8 ha, produz anualmente 2,5 milhões de mudas de flores e forrações.

Bosque de Portugal

Parque com área verde de 21 mil m², inaugurado em 1994, no Vale do Córrego Tarumã, possui duas partes: a Área de Animação, construída em piso mosaico português com desenhos que lembram o mar e uma caravela estilizada circundada por sete colunas com os nomes dos países de língua portuguesa e a Alameda dos Cantares Portugueses, um caminho de pedras aberto no meio da mata, ao longo do córrego, com 22 pilares mostrando azulejos portugueses pintados a mão com 27 poesias da língua portuguesa (Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil, Cabo Verde, Angola e Guiné Bissau).

Bosque do Pilarzinho

Parque com 76 mil m² e equipamentos de lazer ligados à educação ambiental. Está localizado no Bairro de mesmo nome. Bosque dos 300 Anos: Parque com 28 mil m² de área, inaugurado em 1993, reconta a história dos primeiros habitantes da Cidade.

Bosque Alemão

Parque com 38 mil m² de mata nativa, abriga o Oratório Bach, o Memorial Alemão e a "Casa dos Contos" (reprodução da Casa da Bruxa), onde está instalada a biblioteca com livros infantis. Possui um mirante de 15 m, um palco ao ar livre, Mural de Fausto e doze murais em azulejos contando a história de João e Maria.

Bosque Boa Vista

Parque com 12 mil m² de área, apresenta trilhas ecológicas para educação ambiental das crianças.

Bosque Italiano

Antigo Bosque São Cristóvão, nele acontecem festas típicas italianas. Abriga o Memorial Italiano, um palco coberto com camarins, uma polenteira com chaminé, quiosques para a venda de uvas e vinhos, churrasqueiras e um pavilhão que serve como restaurante.

Passeio Público

Parque com 70 mil m², inaugurado em 1886 e construído em 1913, foi o primeiro parque público de Curitiba. Seu portal principal é cópia fiel do Portão do Cemitério de Cães de Paris. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, no ano de 1974. Possui três lagos (com pedalinho), e cada um com uma ilha, aquário, um palco flutuante, playground, o tradicional Restaurante Pasquale com comidas típicas e um Zoológico, o primeiro de Curitiba, abrigando pequenos animais.

Parque do Trabalhador

Parque com 192 mil m² de mata nativa, possui playground, churrasqueiras e quadras esportivas. É muito freqüentado pelos moradores e trabalhadores da Cidade Industrial.

Bosque São Cristóvão

Parque que abriga o Memorial Italiano.

Parque dos Tropeiros

Parque com 174 m², inaugurado em 1994, é um espaço de cultura gaúcha. Possui espaços específicos para apresentação de danças típicas e rodeios, área para camping, churrasqueiras e um bosque com espécies nativas.

Parque Estadual João Paulo II

Área de preservação, criada em 1986, com 4,63 ha de mata nativa inaugurado, após a visita do Papa a Curitiba. Abriga o Memorial da Imigração Polonesa e uma estátua com a imagem de João Paulo II. Possui um palco para apresentações artísticas e ciclovia.

Parque Municipal do Iguaçu - Zoológico

Área de preservação, com 141,5 ha, criada em 1982, possui sete setores diferentes: o esportivo com quadras de esportes, playground, estádio de beisebol; o setor náutico, com as raias de remo; a estação de piscicultura e a praia fluvial; os pomares públicos; os bosques naturais; o setor pesqueiro e o santuário ecológico. Abriga a Casa de Acantonamento e o Zoológico com uma área de mata nativa de 530 mil m², abrigando 80 espécies de animais.

Bosque Capão da Imbuia

Área de preservação, com 3,4 ha de mata nativa, principalmente araucária e imbuia, abriga o Museu de História Natural.

Bosque da Fazendinha

Área de preservação, com 7,28 ha de área verde, era uma antiga fazenda. Possui palco ao ar livre, canchas esportivas, playground, churrasqueiras, trilhas ecológicas e mirante. A casa da fazenda, construída em 1896, em estilo neoclássico, hoje abriga a Secretaria Municipal da Criança.

Parque São Lourenço

Área de preservação, com 20,39 ha, criada em 1972, possui uma grande pista para carrinhos de rolimã, canchas de futebol, churrasqueiras e um lago cercado por área verde nativa. Conta com o Centro de Criatividade que se dedica às atividades ligadas as artes plásticas, pesquisa de som, luz e movimento e com uma biblioteca, um local para exposições, auditório e sala de projeção. No local funcionava uma fábrica de cola que, em 1970, teve seu tanque rompido com as chuvas fortes que caíram na Cidade. A Prefeitura desativou a fábrica e iniciou obras de paisagismo transformando o local no Parque. As máquinas da fábrica se transformaram em esculturas.

Bosque Gutierrez

Área de preservação com 1,8 ha, criada em 1989, abriga uma praça com 6.590 m², a Casa do Seringueiro, Escola Amazônica, o Instituto de Estudos Amazônicos e o Memorial ao Ecologista Chico Mendes, com uma réplica da carta por ele enviada ao Juiz de Xapuri, no Acre, denunciando que era ameaçado de morte, gravada em pedra. Possui várias torneiras com água mineral, que nasce no Bosque, dois pequenos lagos e trilhas de observação.

Parque Reinhard Maack

Área de preservação com 7,8 ha de mata remanescente de araucárias, criada em 1989, homenageia ao geólogo e pesquisador alemão que chegou ao Paraná em 1923. Abriga a Trilha de Aventura, num percurso de 900 m, com brinquedos educativos e ecológicos, equipamentos para recreação e casa de educação ambiental.

Parque General Iberê de Mattos

Área de preservação com 15,2 ha, criada em 1988, possui quadras de futebol e de vôlei de areia, churrasqueiras, playground, lago artificial e bosque com diversas espécies vegetais nativas. Sua entrada é um portal em forma de pirâmide com arcos de tubo de ferro colorido representando a entrada para o paraíso.

Parque Municipal Barigüi

Área de preservação com 140 ha, é um dos maiores parques da Cidade, a 5 km do Centro. Conta com um grande lago com pedalinhos, bosques com 500 mil m², pistas de aeromodelismo e bicicross, canchas de futebol e voleibol, trilha para trekking ou cooper, parque de diversões, Estação da Maria Fumaça, quadras esportivas, churrasqueiras, centro gastronômico e playground. Abriga o Centro de Convenções e de Exposições, o Museu do Automóvel e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Área de Proteção Ambiental do Iguaçu

Área de preservação com 3.968,45 ha.

Parque Municipal da Barreirinha

Área de preservação com 27,53 ha, criada em 1972, possui lanchonete, churrasqueiras, três lagos formados por nascentes, bosque com 200 mil m² de mata nativa, biblioteca infantil, playground e cabana rústica. Abriga o Horto Municipal, que ocupa uma área de 125.380 m², produzindo 120 mil mudas de árvores e arbustos nativos e exóticos, utilizados na arborização de vias e logradouros públicos e na recuperação de bosques e matas.

Área de Proteção Ambiental do Passaúna

Área de preservação criada em 1991, com 16.020,04 ha, para preservar o manancial do Rio Passaúna, abrange as terras dos Municípios de Campo Magro, Araucária, Campo Largo e Curitiba. Possui trilha ecológica com 3,5 km, ancoradouro de barcos, choupanas, áreas de pesca, playground, uma estação biológica na antiga olaria que ali funcionou, lanchonete e um mirante de 46 m de altura.

Parque Tingüi

Área de preservação com 38 ha, criada em 1994, seu nome é uma referência aos índios que habitavam a região. Abriga o Memorial da Imigração Ucraniana.

Jardim Botânico Fanchette Rischbieter

Área de preservação com 22,49 ha, criada em 1991, com arquitetura inspirada nos jardins franceses. Apresenta, na sua entrada, um tapete de flores. Conta com estufa, inspirada nos palácios de cristal ingleses do século XIX, em estrutura metálica, com várias espécies botânicas e trilhas pela mata nativa. Abriga o Museu Botânico.

Monumentos


Relógio das Flores

Inaugurado em 1972, possui 6 m de diâmetro e ponteiros em fibra de vidro. É formado por flores plantadas que, a cada mudança de estação, florescem com cores vivas e diferentes. Funciona pela emissão vibrátil de quartzo e é acionado por impulsos eletrônicos de um relógio-comando instalado na Igreja do Rosário.

Memorial da Cidade

Construção moderna de 1996, com área de 5.000 m², é um espaço dedicado às artes. Tem a forma de um pinheiro estilizado com estrutura de ferro e paredes laterais cobertas de vidro laminado. No térreo, há um córrego denominado Rio de Pinhões revestido de pinhas e pinhões. Abriga a Capela da Fundação, com dois altares restaurados da antiga Igreja Matriz de Curitiba, uma imagem de Nossa Senhora da Luz e o livro da fundação de Curitiba.

Memorial da Imigração Polonesa

Inaugurado em 1980, possui área de 46.337m². É composto por sete casas de troncos com objetos dos imigrantes como a velha carroça, a pipa de azedar repolho e a estampa da padroeira, a Virgem Negra de Czestochowa.

Memorial da Imigração Ucraniana

Construção de 1995, para homenagear os imigrantes ucranianos. Abriga uma réplica da Igreja de São Miguel Arcanjo, com 150 m², situada no município de Mallet, um dos monumentos ucranianos mais antigos do Brasil, com cúpula oitavada, revestida em cobre, com as faces representando os quadrantes do entendimento humano, sem função religiosa, um campanário, um palco para apresentações folclóricas e um portal. É um centro cultural que mostra as tradições ucranianas, como os ícones (pinturas religiosas) e as pêssankas (ovos pintados à mão).

Memorial da Imigração Italiana / Casa Culpi

Construção de 1897, uma das primeiras casas de Curitiba. Foi restaurada em 1990, e transformou-se no Memorial da Imigração Italiana, reconstituindo o estilo de vida dos italianos que chegaram à cidade. Ali também funciona a Biblioteca Infanto-Juvenil Maria Nicola; cursos de língua italiana, violão, [´gaita e artes plásticas e exposições.

Memorial a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

Inaugurado em 1993, é a imagem da padroeira de Curitiba, com 2,5 m de altura sobre um pedestal cilíndrico de 10 m.

Fonte Mocinhas da Cidade

Inaugurada em 1996, homenageia aos artistas populares do Paraná, Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, que fizeram sucesso com a música Mocinhas da Cidade, na década de 1950. É formada por colunas emolduradas por azulejos com a letra da música e o retrato da dupla.

Fonte de Jerusalém

Inaugurada em 1995, homenageia os 3.000 anos da cidade de Jerusalém. Construída em concreto armado, com 14,5 m de altura, possui 3 anjos de bronze, representando o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo.

Memorial Árabe

Construção de 140 m², em estilo mourisco, conta com abóbada, colunas, arcos e vitrais, em forma de cubo. Situa-se sobre um espelho d’água. Abriga um café, uma biblioteca com capacidade para 10.000 volumes e uma pinacoteca, ambas com obras de autores árabes.

Fonte da Memória

Construção de 1995, é uma homenagem aos colonos que davam de beber a seus cavalos. Tem a forma de uma cabeça de cavalo, feita em bronze.

Rua 24 Horas

Criada em 1991, é a primeira rua do País projetada em espaço fechado. Seus restaurantes, lanchonetes, bares e lojas (são 42) nunca fecham. Nos 120 metros de comprimento da Rua 24 horas - com estrutura metálica em arcos e cobertura de vidro - os turistas e curitibanos se divertem e fazem compras. O grande relógio na entrada mostra que não existe hora para um bom bate-papo, regado a chope ou café.

Teatro Guaira

Criado em 1912, o Teatro Guaíra foi sucessor do primeiro teatro oficial do Paraná, o Theatro São Theodoro, cuja construção data de 1884. A construção do prédio atual do Teatro Guaíra foi iniciada em 1952, pelo então governador Bento Munhoz da Rocha Netto, com projeto do engenheiro Rubens Meister. Foi construído em etapas e inaugurado, finalmente, em 1974.

Este importante espaço cultural, um conjunto arquitetônico majestoso com 12.500 metros quadrados, abriga três salas de espetáculos: o auditório Bento Munhoz da Rocha com 2.173 lugares, o auditório Salvador de Ferrante com 504 e o auditório Glauco Flores de Sá Brito com 113 lugares.

Ópera de Arame

Uma passarela elevada, sobre um lago de 7.200 m², dá acesso a esse teatro construído em uma pedreira desativa, inaugurado em 1992. A Ópera é uma das principais atrações da cidade. São 1.998 lugares, entre platéia e camarotes, e 400 m² de palco. Projetado pelo arquiteto Domingos Bongestabs, foi todo construído em aço e coberto com policarbonato transparente. Completa o cenário uma cascata de dez metros de altura. Localização: Rua João Gava, s/nº - Pilarzinho Horário de Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 08:00 às 22:00

Torre Panorâmica

Suporte dos serviços de telecomunicações, tem 109,5 metros de altura, o que equivale a um edifício de 40 andares. Construída pela Telepar e inaugurada em dezembro de 1991, permite do mirante uma visão de 360 graus da cidade. No térreo há uma exposição de telefones antigos e salas de projeção de vídeos. As visitas são coordenadas pela Secretaria Municipal de Turismo.

Teatro Paiol

Antigo depósito de pólvora do Exército, de construção circular, construído em 1906. Anos depois de desativado, foi transformado pela Prefeitura em espaço de artes cênicas e musicais em 27 de dezembro de 1971. Mantendo as características da construção original, o projeto do arquiteto Abrão Assad adaptou ao antigo paiol um teatro em formato de arena com 225 lugares. No espetáculo inaugural, o palco reuniu Vinícius de Moraes, Toquinho, Marília Medalha e o Trio Mocotó. O poeta batizou a casa com uma dose de uísque e para ela compôs a música "Paiol de Pólvora". Localização: Largo Professor Guido Viaro s/nº - Prado Velho

Memorial Árabe

Homenagem à colônia árabe, integrada à cidade desde o início deste século, com expressiva contribuição ao desenvolvimento do comércio. Localizado na Praça Gibran Khalil Gibran, em frente ao Passeio Público, o Memorial Àrabe abriga uma biblioteca pública, com significativo acervo universal e específico da cultura árabe, e conexão com a internet.

Memorial Japonês

Em 1993, a Praça do Japão foi revitalizada e ganhou a Casa da Cultura, um memorial de integração. Nesse pagode é possível conhecer as minúcias das dobraduras de papel (origami), da arte floral (ikebana) e dos poemas de três versos (hai-kais). O Buda no centro do lago marca a irmandade entre Curitiba e Himeji, e transmite toda a paciência e arte dos japoneses, no Brasil desde 1908. Localização: Avenida Sete de Setembro esquina com Francisco Rocha - Batel

Memorial Ucraniano

É uma homenagem ao centenário da chegada dos primeiros ucranianos a Curitiba. Implantado no Parque Tingüi em 1995, o memorial expõe uma réplica da mais antiga igreja ucraniana do Brasil, a de São Miguel da Serra do Tigre, em Mallet, interior do Paraná. As telhas de pinho e a cúpula de bronze abrigam hoje um museu. No palco ao ar livre acontecem apresentações de danças típicas desse país do leste europeu. Localização: Entre as ruas José Valle e Fredolin Wolf, no lado direito do Rio Barigüi.

Memorial da Imigração Polonesa (Bosque do Papa)

Verdadeiro museu ao ar livre, é composto de sete casas de troncos encaixados, sem pregos, transplantados das antigas colônias de poloneses do entorno de Curitiba. Fala das lutas e da fé dos pioneiros da etnia, aqui estabelecida desde 1871. Inaugurado em 1980, logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba. Localização: Centro Cívico, com acesso pela Rua Mateus Leme.

Bosque Alemão

Lembra as tradições dos povos de língua alemã, que fazem parte da história da cidade desde 1833. Situado no Jardim Schaffer, um dos pontos mais altos de Curitiba, tem a trilha de João e Maria, dos contos dos irmãos Grimm, a Casa Encantada, o Oratório Bach e a Torre dos Filósofos.

Mercado Municipal

Fundado em 2 de agosto de 1958, até hoje o Mercado Municipal é o principal e mais tradicional endereço para compras de Curitiba. Nas bancas de hortigranjeiros e nas lojas de delicatessens, o consumidor encontra produtos como: bebidas, queijos e vinhos de diversas procedências, ervas medicinais, temperos e especiarias, iguarias, conservas, pescados, embutidos, carnes exóticas e com cortes especiais. Pode-se curtir momentos agradáveis nos restaurantes etnicos na praça da alimentação onde é ponto de encontro dos curitibanos de diversas gerações.

---FIM DO MATERIAL A SER WIKIFICADO e INCLUÌDO EM SUB-ARTIGOS-------

Aquele dado de temperatura máxima não me parece correto, não acredito que tenha sido registrado 38C em Curitiba em alguma estação oficial. O dado que eu conheço é ~34C de 1984. Peço para que se alguém tiver alguma fonte verificável deste dado, por favor informe, do contrário atualizarei com o dado que tenho em mãos. Rodrigo Alberto 18:34, 13 Abril 2007 (UTC)

Sim o dado é correto, está disponivel em http://www.simepar.br/tempo/clima/almanaque.jsp. Squibb msg 13:54, 14 Abril 2007 (UTC)
Este registro é da "região" capital, que corresponde toda a região metropolitana, inclusive o quente Vale do Ribeira. O SIMEPAR tem estações em diversas outras cidades da RMC, esta referência não prova que tal é a temperatura máxima registrada em Curitiba. Rodrigo Alberto 12:01, 16 Abril 2007 (UTC)
Na RM o simepar além de Curitiba só tem estação em Cerro Azul, que fica a uns 60km de distância. Acho que é da capital mesmo aquele dado, todavia vou mandar um e-mail pedindo pra eles, já que eles desabilitaram o sistema de acesso aos dados das estações que funcionava até o ano passado. A propósito, no site do iapar que tb tem estação em Cerro Azul consta como 40,5 o recorde de lá. Então aqueles dados são muito provavelmente de Curitiba http://www.iapar.br/Sma/Est_SIMEPAR.jpg http://www.iapar.br/Sma/Estacoes_IAPAR/Cerro_Azul.htm Squibb msg 14:55, 16 Abril 2007 (UTC)
Tem estação em Pinhais e na Lapa, que também são consideradas RMC. Se eu não estou muito enganado também, esta estação de Cerro Azul do IAPAR passou para controle do SIMEPAR a partir de algum ano. Este dado de 38 em Curitiba parece-me muito exagerado, se considerarmos que o recorde na região norte, que é claramente mais quente, é 36C! Acho válida tua iniciativa de mandar um e-mail pro pessoal do simepar! Abraço, Rodrigo Alberto 21:31, 16 Abril 2007 (UTC)
No aeroporto, neste mesmo dia fez 33C de temperatura máxima: http://www.wunderground.com/history/airport/SBCT/2003/1/9/DailyHistory.html?req_city=NA&req_state=NA&req_statename=NA é praticamente impossível que dois lugares tão próximos e com características climáticas tão semelhantes que é a estação do simepar no centro politécnico da ufpr e o aeroporto em são josé dos pinhais tenham registrado 5,2C de discrepância. Isso nunca pode ter havido! A estação do INMET (www.inmet.gov.br), que fica ao lado da do simepar, estava inoperante naquele dia, mas naquele mês a temperatura máxima registrada foi 32C. Rodrigo Alberto 21:49, 16 Abril 2007 (UTC)

Recebi o e-mail do meteorologista do simepar: Marcelo Brauer Zaicovski <brauer@simepar.br> an mich

Details anzeigen 17:31 (1½ Stunden) Prezado Ricardo,

esta temperatura máxima absoluta que consta no Almanaque Climático refere-se a Região Metropolitana de Curitiba e não especificamente à cidade de Curitiba.

Atenciosamente,

Marcelo Brauer meteorologista

Bom, ele foi sucinto demais. Devia ter dito qual era então a máxima, mas se não me engano em março do ano passado a temperatura bateu nos 35,unsquebrado que eu lembro que passou na tv e disseram ser uma temperatura mto alta e bla bla bla. A propósito do site do wunderground, note que ele tem um defeito na temperatura por mes. Ele sempre baixa em 1C a temperatura máxima e em 1C a minima tanto que vc disse ali que a máxima do mês foi 32 e a do dia 33, ora se o dia tá dentro do mês, a afirmação é falsa e justifica-se pelo que eu acabei de dizer. A respeito do e-mail, eu insisto, na região metropolitana o simepar não tem estações além de curitiba a não ser cerro azul, que não é considerada no almanaque. A respeito da descrepância de temperatura entre o aeroporto e o simepar, isso é perfeitamente normal. Apesar da pouca distância a temp no jardim das américas medida pelo simepar sempre é 1 ou 2 graus maiores, observo isso pq acompanho diariamente as divulgadas por eles e as do inmet. Isso deve-se provavelmente a proximidade do aeroporto com a serra do mar, a maior vegetação nos arredores e também a menor influencia do microclima urbano. Por isso não me soam absurdos 5C, embora sejam realmente uma boa diferença. Vo pesquisar mais pra ver se acho notícias sobre o assunto, já procurei um pouco mas não encontrei. A hora que achar aviso Squibb msg 22:33, 16 Abril 2007 (UTC)

Certo, farei o mesmo. Insisto que o simepar entende como RMC também Cerro Azul bem como Lapa e Pinhais, onde também o simepar tem estação. Diferenças entre o Jardim das Américas e o Aeroporto são bem comuns, mas passar de 2 ou 3 é praticamente imposssível, bem como essa temperatura de 38C aos 930m de Curitiba! Dado esse e-mail que tu recebeu, vou apagar o dado no texto e, assim que tivermos uma informação mais confiável, atualizemos. Rodrigo Alberto 22:44, 16 Abril 2007 (UTC)
Consegui a informação de 35.2C no INMET em 17/11/1985 em um fórum de meteorologia [1]. A informação de que este recorde teria sido batido em janeiro de 2006 também é falsa, pelo próprio site do INMET [2]. A maior temperatura registrada na estação do SIMEPAR foi 34.7 em janeiro/2005. Rodrigo Alberto 19:30, 17 Abril 2007 (UTC)
Esse 35,2 eu já tinha visto no site do inmet. Mas lembro que ano passado falaram em 35C na tv, usando como fonte o simepar. de qualuqer forma deixa os 35.2 Squibb msg 12:59, 27 Abril 2007 (UTC)

Todos aqueles anos de neve são muito duvidosos, e tenho quase a certeza que de oficial pouco devem ter excepto o de 1975, 1928 e pouco mais. Eu estava em Curitiba em 1988 e não lembro nada. Só mais uma coisa, em relação ao 2º paragrafo, os paises do sul da europa estão todos acima dos 35º.

Desde quando Curitiba tem um inverno semelhante ao de países europeus como Portugal, Espanha e Itália? As localidades ao nivel do mar no sul desses paises têm médias inferiores as de Curitiba, e comparando com o norte desses paises as diferenças são abismais, é mais ou menos a diferença que existe entre Curitiba e Salvador. Mesmo Rabat em Marrocos tem média inferior a de Curitiba. Isto é uma enciclopédia ou uma tentativa bairrista de mostrar o "frio europeu" de Curitiba? Wikipédia brasileira tá parecendo Orkut já... --Sairuk 20h04min de 13 de Novembro de 2007 (UTC) Olá Sairuk, creio que você esta falando bobagem, para checar, basta você comparar o clima de Curitiba com o de Lisboa ou até Roma... o que eu acho errado é querer compará-la com Madrid... E Rabat, é muito, muito mais quente no verão, e ainda um pouco quente no inverno, creio que você esteja falando bobagem.

Seja mais inteligente: compare o clima de Curitiba com o de Nova Iorque pelo seguinte texto e preste muita atenção antes de escrever bobagem:
Nova Iorque X Curitiba

NOVA IORQUE

Nova Iorque possui um clima temperado continental úmido, possuindo quatro estações bem definidas. Localizado perto de grandes massas de água, a temperatura na cidade tende a flutuar menos do que em áreas localizadas no interior do continente. O tempo em Nova Iorque é instável, porém, podendo baixas temperaturas e tempestades de neve ocorrerem perto do fim da primavera ou logo no início do outono.
Os invernos da cidade são frios (embora mais quentes do que no interior, dado a sua localização), e eventualmente tempestades de neve podem paralisar completamente a cidade, com mais de 30 centímetros de neve. No inverno, a temperatura média é de 1ºC. As primaveras na cidade são amenas, possuindo máximas que variam entre 10 °C a 15 °C, em março, a 20 °C a 25 °C em junho. Os verões da cidade são quentes e úmidos, com máximas entre 32 °C a 38 °C, e temperatura média 23 °C. A temperatura mais alta já registrada em Nova Iorque foi de 42 °C, no ano de 1966, no dia 3 de julho. A taxa de precipitação média anual da cidade é de 112,4 centímetros.

CURITIBA

Vários fatores interferem na característica climática do município de Curitiba, entre eles destacam-se:
  • A sua localização em relação ao Trópico de Capricórnio, a topografia do Primeiro Planalto Paranaense, a altitude média do município de 934,6 m acima do nível do mar, como também a barreira geográfica natural da Serra do Mar.
  • Tendo-se por referência a classificação de Köppen (Maack, 1981), a cidade de Curitiba localiza-se em região climática do tipo Cfb, com clima temperado (ou subtropical), úmido, mesotérmico, sem estação seca, com verões frescos e invernos com geadas frequentes e ocasionais precipitações de neve (última ocorrência com forte intensidade em 17 de julho de 1975).
Os dados da Estação Meteorológica de Curitiba, localizada no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná — bairro Jardim das Américas — relativos ao período de junho de 1997 a dezembro de 2001, demonstram algumas características climáticas do município. Deyvid Aleksandr Raffo Setti (discussão) 20h29min de 1 de fevereiro de 2010 (UTC)

Revisão Geral[editar código-fonte]

Essa página tá sofrível, tem lista demais, informação de menos. Quem concorda em ser feito uma revisão geral coloca a mão aqui :o Squibb msg 14:03, 14 Abril 2007 (UTC)

Estou levantando a mão. Duro é que os maníacos por tabelas e listas vão acabar com tudo de novo rapidinho.Mathieu Struck 04:26, 27 Abril 2007 (UTC)
concordo --Villarinho 22:34, 18 Maio 2007 (UTC)
Cidade Sorriso? hahahahah não duvido mais, isso só pode ser piada. nunca ouvi esse slogan por aqui. Squibb msg 14:04, 14 Abril 2007 (UTC)

Concordo E já comecei apagando uma... Acho também que o artigo visa em muito comparar Curitiba com o resto do mundo... como se quizesse provar uma hipótese, ou algo parecido. Seria muito mais importante falar sobre as indústrias dali, das suas peculiaridades, do que ficar comparando o seu tamanho com os demais parques industriais do Brasil e do mundo. Também vejo de pouca utilidade as comparações feitas com o PIB. Abraços, Bruno SL 23:24, 3 Junho 2007 (UTC).

Cortei mais um pedaço de coisas inúteis. É por coisas assim que não me da mais tesão ir pesquisar coisas pra wikipedia. Ela é desacreditada por um monte de meios de comunicação, e não tiro a razão deles. Vem 1 e pesquisa as coisa e escreve legal, dae vem 9 que inventam listas de tudo que é tipo, escrevem coisas bairristas, põe um monte de coisa nada ver, estragam os texto, distorcem os números. Dae as pessoas entram e veem um artigo que parece samba de criolo doido, e acabam não dando crédito pras coisa. No fim todos os editores sérios tão perdendo tempo. Enciclopédia livre cansa. Deviam pelo menos criar mais mecanismos de controle, não sei quais. O fato que eu não agüento mais reverter coisas, ou achar artigos totalmente tomados de inverdades e bairrismos chulos. Squibb msg 04:34, 4 Junho 2007 (UTC)

Squibb, concordo com você, e por isso, hoje, a minha principal ferramenta de trabalho é a predefinição {{Carece de fontes|data=Junho de 2007}}. Devemos cada um, a seu tempo, nos esforçar para melhorar a qualidade dos artigos. Abraços. Bruno SL 12:59, 4 Junho 2007 (UTC)
Tenho tido certo sucesso em controle de vandalismo em artigos mais específicos e dos quais assino RSS de modificações. O que se passa aqui é muito diferente e muito mais difícil de combater. Há alguns maníacos por tabelas que, rotineiramente, se metem a fazer alterações revolucionárias no artigo, enchendo o mesmo de inutilidades. É muito difícil manter o padrão textual desse jeito. Há alguns meses eu tinha dado uma saneada geral neste verbete, limpando lixo de seções e criando artigos específicos. Não se passou muito tempo e todas as tabelas (e listas de "3.000 policiais civis" e coisas do gênero) voltaram todas. É uma chatice, mas acho que é preciso perseverar. Minha sugestão é sempre que aparecer uma tabela ("lista dos hospitais de curitiba" ou coisa do gênero), se não se tratar de material protegido de outras fontes, não apagá-la, mas movê-la para verbete próprio. Isso garantirá a esse verbete um fluxo textual melhor.Mathieu Struck 05h08min de 7 de Junho de 2007 (UTC)
Esta é uma ótima idéia. Bruno SL 15h03min de 7 de Junho de 2007 (UTC)

Questionário[editar código-fonte]

  • Pergunta 1: O que é Curitiba?
    • Resposta: É uma cidade brasileira.
  • Pergunta 2: Curitiba é a capital de qual estado brasileiro?
    • Resposta: Paraná.
  • Pergunta 3: Quantos habitantes teve Curitiba em 2006?
    • Resposta: 1.788.559 habitantes.
  • Pergunta 4: Qual é a maior cidade da Região Sul do Brasil?
    • Resposta: Curitiba.
  • Pergunta 5: Qual é o produto interno bruto de Curitiba?
    • Resposta: 19.109.744.000,00.
  • Pergunta 6: Quantos municípios têm a Região Metropolitana de Curitiba?
    • Resposta: 26.
  • Pergunta 7: Quantos habitantes têm a Região Metropolitana de Curitiba?
    • Resposta: 3.261.168 habitantes.
  • Pergunta 8: Em qual cidade brasileira fica o segundo e mais moderno pólo automotivo do Brasil?
    • Resposta: Curitiba.

Caros amigos. No tocante à seção literatura falemos também do poeta satírico Emílio de Meneses (1866-1918), que chegou a ser convidado a ocupar a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Em http://pt.wikipedia.org/wiki/Em%C3%ADlio_de_Meneses vemos: "Emílio Nunes Correia de Meneses (Curitiba, 4 de julho de 1866 — Rio de Janeiro, 6 de junho de 1918) foi um jornalista e poeta brasileiro, imortal da Academia Brasileira de Letras e mestre dos sonetos satíricos"; "Autor de versos mordazes, eivados de críticas das quais não escapavam os políticos da época, mestre dos sonetos, Emílio de Meneses é portador de uma tradição - iniciada com o Brasil, em Gregório de Matos".

Distância até a capital?[editar código-fonte]

Por que existe o item "Distância até a capital" (1.374 quilômetros), sendo que a cidade já é a capital?o comentário precedente não foi assinado por 200.254.153.2 (discussão • contrib.) 16h31min de 23 de Fevereiro de 2008 (UTC)

No caso das capitais, considera-se a distância da cidade até a capital federal (Brasília). Giro720 msg 16h31min de 23 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Cidades-Irmãs[editar código-fonte]

existem mais cidades-irmãs

Lviv,Ucrãnia

Hangzhou,China o comentário precedente não foi assinado por 200.203.179.125 (discussão • contrib.)

As cidades de Burbank, Califórnia, EUA e Nova Orleans, Louisiana, EUA,não são cidades-irmãs

fonte:Prefeitura o comentário precedente não foi assinado por 200.203.179.125 (discussão • contrib.)

A cada dia "brotam" cidades irmãs nas páginas de Curitiba em várias wikipédias; basta ver o artigo na wikipédia em inglês, por exemplo. Não sei qual o propósito disso. Creio que faz-se mister começar a citar as fontes. Nosteb 04h29min de 16 de Maio de 2008 (UTC)
Concordo com o Nosteb. Giro720 msg 15h39min de 16 de Maio de 2008 (UTC)
Concordo. Ruy Pugliesi discussão 16h38min de 16 de Maio de 2008 (UTC)
Enquanto colocava as fontes e modificava esta área, ocorreu que coicidentemente outro usuário estava editando por lá. Foi mal. Espero que não tenha estragado a edição que estavam fazendo! Retiradas as cidades colocadas erroneamente lá. Só não sei como está a situação em outras edições da wikipédia - como a em inglês, por exemplo. Se não me engano lá também havia algumas bizarrices como as colocadas aqui (arrisco dizer que foi o mesmo indivíduo, por pura brincadeira). Nosteb 22h08min de 24 de Maio de 2008 (UTC)
Nenhum problema, tudo certo. Aproveitei para corrigir as cidades-irmãs de outros municípios também. Usar a 'acessoria de imprensa' (que já estava no artigo) como referência pode ser enganoso, como descobri em Salvador (Bahia), mas pode ser substituída caso alguém encontre outra referência mais confiável. Giro720 msg 22h35min de 24 de Maio de 2008 (UTC)
Estão apontadas agora as leis que formalizaram as cidades-irmãs de Curitiba. Apesar disso, nada achei para Lyon e Suwon, apenas aquele link da notícia (que pode estar errado). Giro720 msg 17h03min de 13 de Julho de 2008 (UTC)

Guerra de edições[editar código-fonte]

Observando o histórico da página, é possível notar uma série de edições revertidas. Se a página sofre tanto vandalismo, não seria o caso de botar proteção? Nosteb 14h10min de 25 de Outubro de 2008 (UTC)

Não há guerra de edições, mas sim reversões de vandalismos nos últimos dias. Anteriormente, há contribuições válidas de IPs. Todavia, posso efetuar uma proteção por um período pequeno. Ruy Pugliesi discussão 14h14min de 25 de Outubro de 2008 (UTC)
Pensando melhor, Nosteb, não vou proteger. Eu não queria dizer, mas essas últimas edições por IPs são um golpe, um teste referente a um comentário recente (um exemplo citado) na Esplanada acerca da regra das três reversões. Este suposto usuário anônimo inseriu propositalmente informações controvertidas para testar os editores. Vamos deixar como está e ficar observando, ok? Abs. Ruy Pugliesi discussão 14h25min de 25 de Outubro de 2008 (UTC)

Seção de história[editar código-fonte]

Eu sei que dá para confiar em textos que são fruto da criatividade dos wikipedistas, porém, só confio em textos oriundos de livros e enciclopédias! Gosto muito de escrever sobre a Curitiba neste artigo! Bem, acabei de remover o seguinte texto da seção sobre a história:

"Os primeiros habitantes do primeiro planalto paranaense foram indígenas da tribo Tingüi, da nação Tupi-Guarani. Quando chegaram ao planalto, os primeiros colonizadores, armaram acampamento ao lado do rio Atuba, hoje conhecido "Vilinha" no Bairro Alto, já declarado como marco histórico. Não se sabe o motivo, mas durante meses os indígenas levaram os colonizadores para um grande planalto, com muitos pinheiros, onde passa o rio Belém. O local atualmente é o marco zero de Curitiba, a Praça Tiradentes.

A região de Curitiba começou a ser povoada por não-indígenas por volta de 1630 (em média muito depois de muitas outras capitais pioneiras, embora seja a capital mais antiga do sul do país), por habitantes vindos de Paranaguá, onde havia sido descoberto o ouro de aluvião, formando o povoado de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais, que foi elevado a vila em 1693.

Sem muitos recursos minerais, a região fez com que muitos dos moradores se deslocassem para Minas Gerais. Durante muito tempo, a vila não foi mais do que uma passagem do transporte de gado dos campos de Viamão, no Rio Grande do Sul, a Sorocaba, em São Paulo. O desenvolvimento efetivo começou a partir do início do século XIX, com a exploração e exportação da erva-mate, e a elevação à condição de cidade em 1842.

Em 1853, o sul e sudoeste da província de São Paulo se separam desta, formando a nova província do Paraná, da qual Curitiba tornou-se capital. A partir de 1867, Curitiba começa a receber levas de imigrantes, em sua maioria poloneses e italianos.

Durante o século XX, especialmente na segunda metade, a cidade passa por um grande incremento populacional e se consolida como pólo regional de comércio e serviços, tornando-se uma das cidades mais ricas do Brasil e pioneira em soluções urbanísticas."

O motivo é que todos esses cinco parágrafos acima e com texto explicativo, são uma coisa que não precisava escrever a seção com informações criativas! É melhor um texto explicativo e embasado em fonte fiável e independente do que um texto com informações escritas na linguagem popular e criativa como se muita gente soubesse sobre a história de Curitiba. Deveria ser um texto escrito por especialista formado em universidade e não precisava um texto com informações criadas pela criatividade dos wikipedistas.

Aviso para os wikipedistas: Antes de escrever, peguem um texto embasado numa fonte confiável, isto é, uma enciclopédia se cada um dos vocês tiver em casa, senão consultem na biblioteca pública de sua cidade ou comprem através do site http://www.estantevirtual.com.br --Deyvid Aleksandr Raffo Setti (discussão) 18h21min de 26 de Dezembro de 2008 (UTC)

"ou comprem através do site http://www.estantevirtual.com.br" - me corrija se eu estiver errado, mas isto soou como propaganda de enciclopédia - literalmente! Ademais, apagar um texto já inserido, revisado e aceito só porque ele não lhe agrada é uma atitude bastante arbitrária. O que vem a ser uma "linguagem criativa", e por que isto é necessariamente um problema? E mais, qual o problema do texto ser escrito na linguagem dos wikipedistas e não por um "especialista formado em universidade", como sugere? Não seria isto uma incompatibilidade com a proposta da Wikipédia? 200.158.217.75 (discussão) 13h28min de 29 de Dezembro de 2008 (UTC)
Vamos deixar mais claro: o ideal é que a linguagem seja criativa, que vá além do lugar comum. Mas, mais importante que isso é a fidelidade histórica, fazer textos verdadeiros, baseados na história. Também, embora o ideal é que os colaboradores tenham curso universitário, concordo que isso não é condição, pois há muita gente capaz, com vasto conhecimento, que não frequentou uma universidade. E por outro lado, há uma legião de universitários semi-analfabetos. Por isso, retifico minha afirmação e considero que o mais importante é a fidelidade histórica, preferentemente baseada em fontes confiáveis. --Deyvid Aleksandr Raffo Setti (discussão) 21h53min de 29 de Dezembro de 2008 (UTC)
A wikipédia é conhecida por ser "livre", onde os textos, depois de aceitos, revisados, etc, não devem ser apagados (grosso modo, claro), ainda mais sob o pretexto de que os editores não têm "curso superior"! Elitismo aqui também?! A idéia é acrescentar, não apagar informações. Se não houve VDA, se a fonte citada é fiável e se a escrita é clara, retirar informações é ir contra a proposta da Wiki. Obrigado. 189.40.90.198 (discussão) 12h05min de 6 de Janeiro de 2009 (UTC)

Senhores, encontrei um pequenho erro nesta página (favor conferir):

  • Espaços Destacados > Logradouros > Rua XV de Novembro
    • A Rua XV que aparece é da cidade de São Paulo. O link correto é para Rua das Flores (Curitiba)...

espero ter ajudado...--189.34.101.102 (discussão) 00h42min de 31 de março de 2010 (UTC)

Corrigido, grato pelo aviso. --Leonardo Stabile msg 06h11min de 1 de abril de 2010 (UTC)


Outro erro: Os principais shopping centers de Curitiba são Shopping Mueller (o primeiro shopping de Curitiba), Omar Shopping, Palladium Shopping Center, ParkShopping Barigui, Polloshop Alto da XV, Polloshop Champagnat, Portal Plaza Shopping, Shopping Água Verde, Shopping Cidade, Shopping Crystal Plaza, Shopping Curitiba, Shopping Estação, Shopping Itália, Shopping Jardim das Américas, Shopping Novo Batel, Shopping Popular, Shopping Paladium e Shopping Total.

Estão sendo citados 2 Shopping Palladium? Palladium Shopping Center e Shopping Paladium. --177.16.34.81 (discussão) 22h53min de 26 de dezembro de 2011 (UTC)

Fiz uma revisão geral do texto, que continha diversas impropriedades gramaticais e ortográficas. Entretanto, percebi também que nas seções dedicadas ao Transporte (Ônibus e Metrô) há necessidade de que alguém da região atualize as informações, pois há previsões de conclusão de obras em 2008 e 2009. Claudio M Souza (discussão) 03h47min de 19 de maio de 2010 (UTC)

Porquê estão removendo essa imagem colocada por um editor? Silent (Contact) 12h48min de 24 de outubro de 2010 (UTC)

E por que deixar uma imagem em uma seção que não tem texto suficiente para duas fotografias e cuja legenda contém dados não-verificáveis? Heitor diz aí! 12h54min de 24 de outubro de 2010 (UTC)

Ah! é, realmente. Não tinha visto que a seção era pequena. Silent (Contact) 13h33min de 24 de outubro de 2010 (UTC)

Devido à guerra de edições iniciada por 31Julho1985 D​ C​ E​ F​ B, protegi temporariamente o artigo. Francisco diz!-fiz 00h29min de 29 de janeiro de 2012 (UTC)

Alleged snowfall in Curitiba (July 2013) / Alegada queda de neve em Curitiba (Julho de 2013)[editar código-fonte]

The SYNOP (Mundomanz: [3]) and METAR (Wunderground: [4]) data shows that what fell in Curitiba was sleet, and not snow, as many Brazilian and international media claims (that it snowed in Curitiba). SYNOP and METAR are official reports issued by official meteorological agencies. 190.166.6.193 (discussão) 04h17min de 24 de julho de 2013 (UTC)

Região metropolitana[editar código-fonte]

Segundo o censo 2010 a região metropolitana de Porto Alegre é a quarta mais populosa do Brasil com cerca de 4 milhões de habitantes.

Edição Vonoserbizky Spartacus[editar código-fonte]

Pura especulação. Fonte adicionada não informa que nome da planta denominou uma cidade. O mais certo é que o nome da cidade é a origem do nome da planta e não ao contráro. Em 1693, data a fundação da cidade, não existiam botãnicos pela cidade que já indicavam nome para plantas de palavras de origem tupy/guarani.

Simplismente pura especulação, pois a fonte não menciona nenhuma data então o usuário quer criar uma lenda urbana.

A fonte colocada não indica que o nome da cidade pode ser originário da fonte e isso quem esta dizendo é o Vonoserbizky Spartacus. Primeiro, ele tem que apresentar uma data anterior ao da fundação de Curitiba, que comprove a real origem do nome da planta para depois dizer o que ele esta afirmando, porque isso a fonte não diz nada.

Isso não é o objetivo da wikipédia, de inventar especulações com nome de cidades importantes. Isso é um desserviços da wikipédia para uma cidade inteira. Marcelo Aurélio Dombek (discussão) 16h43min de 15 de dezembro de 2014 (UTC)

Sua conclusão de que eu quero criar uma lenda urbana é totalmente sem sentido. Digno de riso. A fonte existe, não é um blog e afirma categoricamente que o nome da planta deu origem ao nome da cidade. Por outro lado, já encontrei uma fonte que diz que o nome da planta foi dada em homenagem à cidade. Mas essa discussão não importa - porque eu escrevi de forma bem clara " Outra hipótese " . E no inicio da seçao etimologia está escrito também bem claro - " a hipotese mais popular"--Vonoserbizky Spartacus-Targaryen (discussão) 23h17min de 15 de dezembro de 2014 (UTC)


Comentário Uma fonte sem confiabilidade, só ela diz esta informação. Uma cidade com mais de 300 anos e um única fonte que não cita datas e outros argumentos diz que o nome provém da planta. Isso é pura especulação. ter fonte não seguinifica viabilidade. mas um usuário com uma fonte que diz que x e y que o nome de Curitiba é originária de uma planta. Depois de mais de 300 anos de idade, aparece uma teoria que uma planta denomina a cidade de Curitiba, baseada numa única fonte de um site sem viabilidade. Querem fazer da wikipédia um site especulativo, é só isso, Uma única fonte não significa fiabilidade, pura especulação sem embasamento histórico. Marcelo Aurélio Dombek (discussão) 05h38min de 16 de dezembro de 2014 (UTC)

Não cabe a voce julgar, por puro achismo, se a página é fiável ou não. Cite uma regra da wikipedia!! Vou até te ajudar procure aqui WP:FF. Agora PENSE antes de reverter novamente. Pense que a afirmação não é "A origem do nome da cidade deve-se ao nome da planta". Mas sim "OUTRA HIPOTESE para origem do nome da cidade deve-se ao nome da planta". Se vc pensar um pouco vai entender que SIM, É UMA ESPECULAÇÂO. Está claro que é uma especulação!!! Assim como a hipotese de se dever a origem do nome à frase "Muito pinhao" também é uma especulação. Muito mais consistente, é claro, e isso está obvio na forma como eu escrevi.--Vonoserbizky Spartacus-Targaryen (discussão) 11h06min de 16 de dezembro de 2014 (UTC)