Discussão:J. R. R. Tolkien

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ex-artigo destacado J. R. R. Tolkien é um artigo anteriormente destacado. Por favor, veja as ligações nos marcos alcançados para a página original de nomeação (para artigos mais antigos, pode não haver arquivo) e veja por que foi removido dos artigos destacados.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
(data não inserida) Candidato a artigo destacado Promovido
(data não inserida) Revalidação de artigo destacado Despromovido
Estatuto atual: Ex-artigo destacado

É dito no texto que Tolkien inaugurou o gênero "literatura fantástica". Está incorreto, pois esse gênero não foi "criado", e sim desenvolvido ao longo da história. Só um exemplo, os escritores do círculo de lovecraft, composto entre outros por H. P. Lovecraft e Robert E. Howard, cujas obras datam do ínicio da década de 1900.

.................

A base eu escrevi a muito tempo, em breve farei uma nova atualização com novos aspectos sobre a vida, agora que tenho uma fonte de informações mais segura e abrangente. Creio que muitos itens devam ser revisados e reescritos. (Ishii)

Seguindo a sugestão de Uniemelk, criei um artigo para colocar lá os livros que compõe a obra de/sobre Tolkien. Ele está aqui: Obra de Tolkien. Herenvaryar 18:14, 29 Dezembro 2006 (UTC)

......................................[editar código-fonte]

Precisamos de mais imagens no artigo. Quem souber mexer com elas, por favor... Herenvaryar 20:13, 30 Dezembro 2006 (UTC)

Propus uma nova tabela pra esta definição, está na discussão.

--Rjclaudio (Wikiprojetos : Animangá, Pokémon, Games, Música e Ciências da computação) 11:49, 13 Janeiro 2007 (UTC)

Achei interessante como o tópico evoluiu. Fiz algumas correções de dados e formatação, o texto ainda omite muita informação que Tolkenianos julgariam interessante. Quanto a imagens, eu mecho com elas (inclusive adicionei uma e movi outra de lugar).

A biografia precisa de uma reforma, acho que não está dividida de um modo interessante e a escrita não tão elegante. A cronologia precisa ser aprimorada, está pouco rica nos eventos que marcaram a vida de Tolkien (principalmente a partir de 1955). Eu gostaria de também que fosse (como sugerido) inserido uma seção sobre a carreira de Tolkien, o artigo em inglês da pra ser usado de base. Fiquei muito tempo afastado deste artigo, apenas humildes sugestões de um velho colaborador.


Eu acho que a Bibliografia ficaria mais interessante na pagina principal, pelo menos os principais livros deles, deixando o artigo Obra de Tolkien como um artigo mais aprofundado. O que pensam sobre isso ?

17/01 - Retiraram algumas imagens, vo averiguar o motivo. ++++Problema na validação, imagino q resolvido Acho que o tópico Aversão à Tecnologia não deveria ter sido feito, vou implantar sua idéia em algum lugar do texto de uma forma diferente. Mudei sobre as sociedades.


- Acho que seria interessante escrever mais sobre a personalidade de Tolkien

Ishii


Herenvaryar... excelente o que colocou "Um Buraco no Chão vivia um Hobbit", deu uma atenção boa à imagem. Irei 'desce-la' para se encaixar melhor no nivel do texto.


Tenho uma imagem mais atual do tumulo de Tolkien, de uma amiga, como ela diz 'o mato já está bem mais crescido do que nesta foto'

Num buraco no chão vivia um Hobbit[editar código-fonte]

Ishii,
Achei que a frase do buraco no chão engloba bem o Tolkien como professor e como autor. Que bom que a idéia agradou! Herenvaryar Correio aqui!


Mudei a introdução, "Viciado em seu cachimbo", acho que soava um pouco vulgar para Tolkien. E a referencia a obra cinematográfica de Cronicas de Narnia acho que também não fica interessante, se tratando da introdução. Ishii

Acrecentei O Silmarillion na Magnum Opus do autor porque, embora O Senhor dos Anéis seja sua obra mais famosa, O Silmarillion é sua obra mais importante, e também a que o autor mais gostava, trabalhando nela desde 1910. Acho que os dois livros merecem essa posição.
Herenvaryar Correio - Minhas contribuições


To tentando legalizar a imagem principal de Tolkien. Consegui o Copyright dela e as referencais, agora aguardo confirmação do pessoal da Commons

Ishii!

Foto do Tumulo[editar código-fonte]

Mudei a foto, por enquanto temporareamente. O que acharam desta nova. Na minha opnião ela demonstra com mais clareza as inscrições na lápide, o que resaltamos no texto.

Mais Alterações[editar código-fonte]

Peço opnião novamente de vcs.

Mudei a introdução, achei que precisava ser mais rica e fiz uma separação de seções. Penso que 'Legado de Tolkien' não tem muito relacionado a Biografia. Por consequência, a cronologia também ficou uma seção própria, acho mais interessante ela no final do artigo.

Ishii


Acho mais interessante usar J.K. Rowling em vez de Joanne Rowling. Fica mais impessoal e é o nome na qual ela publica suas obras.

Tudo bem. É que eu, que gosto de Harry Potter talvez mais que O Senhor dos Anéis, costumo sempre colocar Joanne... Deixe esse túmulo, está ótimo... Herenvaryar Correio - Minhas contribuições

Oi.
Acho que os últimos anos da vida de Tolkien bem como suas últimas publicações mereciam um subtítulo próprio. Se vocês discordarem, tirem por favor. O nome do subtítulo é uma frase do Senhor dos Anéis. Fim da página 223 do volume três, no capítulo A Montanha da Perdição.
Outra coisa, eu coloquei a foto das Duas Árvores. Acho que ela é bastante significativa para toda a obra dele.
Obrigado. Herenvaryar Correio - Minhas contribuições

Staffordshire[editar código-fonte]

Quem puder traduzir o artigo Staffordshire da Wikipedia Inglesa, se não for pedir muito por favor traduza. É o único link vermelho a poluir a página. Não que seja um problema, mas seria muito bom vê-lo sem links vermelhos. Quando eu tiver mais tempo disponível eu ajudo na tradução. Hantalë! Herenvaryar Correio - Minhas contribuições

Eu ja coloquei o quadro sobre o local, mas ainda falta muito a ser traduzido. —Econt 23:23, 27 Janeiro 2007 (UTC)


Estou sem internet em minha nova casa, logo volto a ajudar o artigo com mais frequencia. Vou imprimir aqui e tento traduzir em casa.

Ishii

Vo aproveita e tentar outras traduçoes, como a de E. R. Eddison,

Caraca, esse artigo está gigante! Tá virando um livro! Parabéns aos editores pelo trabalhão que estão tendo! --Pedro Spoladore 18:20, 30 Janeiro 2007 (UTC)

Citações em Audio[editar código-fonte]

Bem... vou ver como funciona o arquivo de áudio da Wikipedia e tentarei inserir algumas gravações de Tolkien que tenho em minha casa. Espero ter tempo suficiente no final de semana próximo


Sem mais. Ishii

Principais mudanças no artigo:

  • Melhor separação dos parágrafos
  • Mudança para melhor na cronologia dos fatos
  • Correção de erros
  • Salto de 2 para 12 imagens
  • Inserção de citações que enriquecem o artigo
  • Remoção de listas longas para outro artigo
  • Criação de uma predefinição que englobe as principais obras
  • Remoção de links sem importância
  • Extinção de links vermelhos
  • Criação de uma caixa biográfica
  • Textos melhor explicados e enriquecidos, além de melhor apresentados

Herenvaryar Correio - Minhas contribuições

Não consegui o áudio. Tentarei de outra forma.


Sinto pela minha falta de tempo para poder expandir ainda mais o artigo.

Ishii

----------------------[editar código-fonte]

Tempo está faltando para todo mundo. Realmente 24 horas num dia é muito pouco.... Herenvaryar Correio - Minhas contribuições

Eu me pergunto se Tolkien pode mesmo ser considerado um escritor da África do Sul. Primeiro ele era muito pequeno quando saiu de lá, sem nunca mais voltar. Depois, ele mesmo se considerava britânico. Então acharia melhor enquadrá-lo somente na categoria de Escritores do Reino Unido. Que vocês acham? Herenvaryar Correio - Minhas contribuições



  • Não o considero escritor da África do Sul. Ele apenas nasceu lá, pois seus pais, ingleses, estavam por lá. Ele fica muito bem enquadrado como escritor do Reino Unido mesmo.

Ishii Mensagens

ENFIM, O RECONHECIMENTO DO CRIADOR DE MUNDOS.

Herenvaryar Correio - Minhas contribuições

Herenvaryar Correio - Contribuições

Congratulações[editar código-fonte]

Parabéns pelo destaque!! O artigo está realmente bom!! Mais uma vez Parabéns!

Kaichi Mensagens - Contribuições

Fico feliz com a eleição de artigo destacado.

Desde a indicação do Econt, o trabalho de deixá-lo perfeito foi satisfatório. Parabéns a todos que contribuiram.


Ishii Mensagens

Sugiro a remoção das citações, vistos que elas devem ficar no wikiquotes, além do fatos ficarem sem nexo no meio do artigo. Giro720 20h28min de 16 de Julho de 2007 (UTC)


É Coerente, mas penso que elas dão um, digamos, charme a mais ao artigo, uma forma de ter uma certa intimidade entre o leitor do artigo e o autor/obra.

Ishii Mensagens

Sugiro que este artigo esteja categorizado também para a Categoria:Católicos, visto que, como diz neste artigo, Tolkien é um católico fervoroso.

AdriAg 07h55min de 14 de Agosto de 2007 (UTC)

Acho que não é bom colocá-lo como católico em categoria, isso não se relaciona diretamente com a biografia mais essencial, só o fato de ele ter convertido o amigo e a mulher e algumas referências em seus livros, fato este, veja bem, que ele negava. Não concordo...

Herenvaryar 16h29min de 14 de Agosto de 2007 (UTC)

Eu não vejo nada contra a categoria, por mais que o foco do artigo não tenha um tom religioso (acho que também não seria necessário) ele de fato foi um católico fervoroso.

Ishii Mensagens

Acho ótimo que o artigo tenha sido elegido "artigo destacado"

Mas gostaria de acrescentar (e se meus olhos não puderam ver se já o colocaram) dois títulos que Tolkien recebeu, durante sua carreira... mas queria saber se recebo... hã... "permissão"

MartinsIV 00h26min de 15 de Agosto de 2007 (UTC)


Qual seriam esses títulos?

Na wikipédia não é necessário pedir permissão, mas é bom ter coerencia no que é escrito. No caso poste aqui quais seriam esses títulos, e a gente discute se seria interessante colocar no artigo.


Ishii Mensagens

Perdeu o bonde, ver J. R. R. Tolkien#Títulos --Econt 03h29min de 19 de Agosto de 2007 (UTC)

Seção "Aversão à Tecnologia[editar código-fonte]

É uma seção que começa de maneira ridicula: como Tolkien iria odiar um computador? Existia? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Desculpem-me, mas é muito engraçado. De resto, que primor de artigo! Eu diria: "Se todos fossem iguais a voce..." ---AuréolaMensagem 04h33min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Você leu a seção de forma incorreta. Não há nenhuma afirmação no sentido de que Tolkien odiava computadores. Afirma-se que ele influenciou a 'era da informática'. Não há nada de errado no trecho. BelegurthHã? 06h24min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Sim, existiam e foram usados pela Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial, Guerra essa que os filhos de Tolkien lutaram, alem disso O Senhor dos Anéis só foi terminado em 1949, depois da guerra. Para enterder mais a relação Nazismo e computadores leia IBM e o Holocausto--Econt (discussão) 08h29min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC)



É, eles existiam. Mas é compreensível a graça, Auréola: hoje vemos computadores tão corriqueiramente que a idéia de eles não existirem, ou pelo menos serem mais raros é quase que rídicula, ou fora de nossa capacidade de imaginação...

Ah, e muito obrigado pelo elogio ao artigo, sempre é bom recebê-los, ainda mais quando merece né?! (Humiiiiiiilde!)


Herenvaryar ( Mensagens ) 18h25min de 6 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Referência ao Aurélio Entendo que a referência se deva ao fato de que o "Aurélio" virou, antes do aparecimento do Houaiss, quase sinônimo de dicionário. Entretanto, a lógica de construção do Oxford New English Dictionary é completamente diferente da influência francesa academicista que orientou (e ainda orienta) o dicionário brasileiro. Portanto, acho desnecessária e incorreta a comparação. --Catbert-SP (discussão) 13h37min de 9 de dezembro de 2009 (UTC)[responder]

"Aversão à tecnologia"[editar código-fonte]

Estou por escrever o artigo, no então, a seção que dá nome a esse tópico será removido, uma vez que considero uma informação desnecessário e sem fontes fiáveis. =D --Gabriel Lima (discussão) 19h37min de 30 de março de 2012 (UTC)[responder]

  1. As regras permitem que se retire informações não verificáveis, e não se pode citar algo se viu na TV e não está disponível para consulta de outros wikipedistas, portanto tal retirada de informação não deverá ser revertida, a não que alguém cite as fontes;
  2. Sou contra essa radical separação entre Wikipédia e o Wikiquotes, acho que as citações estão bem colocadas no artigo, não sei se as regras do projeto exigem que todas as citações sejam retiradas.--Raimundo57br (discussão) 17h20min de 31 de março de 2012 (UTC)[responder]
Desculpe-me eu interpretei o que vc disse--Raimundo57br (discussão) 18h51min de 31 de março de 2012 (UTC)[responder]

Entendo que o aviso (em construção) é desnecessário, aquele aviso é mais utilizado para páginas que estão sendo iniciadas.--Raimundo57br (discussão) 00h56min de 1 de abril de 2012 (UTC)[responder]

Sobre quantos livros ele vendeu[editar código-fonte]

Não mudei nada do artigo pois não tenho fontes tão confiáveis para isso. Mas logo no começo diz que Tolkien vendeu em torno de 200 milhões de cópias. Mas se O Senhor Dos Anéis vendeu 150 milhões, e O Hobbit 100 milhões, e O Silmarillion 50 milhões e seus outros livros sobre a Terra Média, somados chegam em torno de 25 a 30 milhões; isso tudo vai para lá dos 300 milhões. Não sei se estou certo com relação a esses números, me corrijam se eu estiver errado. Quem pesquisar na internet vai achar centenas de sites com os números dos livros mais vendidos de todos os tempos, no qual diz quanto o Hobbit e SDA venderam. Coloquei apenas alguns, como exemplo, entre eles a própria Wikipédia. Sei que a própria Wikipédia não pode servir como fonte de seus artigos, mas caso os números de vendas d'O Senhor Dos Anéis e d'O Hobbit estejam certos no artigo de " Lista de livros mais vendidos", isso entra em contradição com os números no artigo do Tolkien. Com relação ao Silmarillion, não achei nada de tão confiável na internet sobre quanto vendeu até a data, mas eu li certa vez num artigo de jornal, e creio que não venha a ter sido mentira. Caso alguém ache algo a respeito, ajudar nesse caso, para tornar o artigo sobre Tolkien melhor ainda, e mais confiável. :D

http://www.leitorescinefilos.com/2012/02/os-10-livros-mais-vendidos-de-todos-os.html

http://www.sempretops.com/curiosidades/livros-mais-vendidos-de-todos-os-tempos/

http://www.mais1livro.com/os-livros-mais-vendidos-de-todos-os-tempos/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_livros_mais_vendidos

E por favor, alguém me responda, mesmo que seja uma resposta mal criada haha, e acabem com minha agonia de uma vez por todas.