Discussão:Oceania

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 3 de março de 2021 de Lvella no tópico Oceania como região em vez continente

Densidade demográfica corrigida de 21 para 4 hab/km².

Erro no sumário[editar código-fonte]

cometi um erro no sumário de edição: a reversão feita foi ao IP n.º 201.21.148.248 e naõ ao ip n.º 200.216.122.16

O Havaí, estado dos EUA, está incluído na Polinésia. A polinésia é um país? Se sim, é um país da Oceania?

A Polinésia é um conjunto de ilhas (segundo Polinésia).

Ilhas Cook e Niue[editar código-fonte]

As Ilhas Cook são um território autônomo pertencente à Nova Zelândia, não sendo uma nação independente de fato. Seria prudente colocá-las como um país dependente da Nova Zelândia ou manter como país independente? Faço a mesma observação a Niue. --Pedro Gambarra 21h58min de 18 de Agosto de 2007 (UTC)

Ilhas Cook e Niue não pertencem à Nova Zelândia, são países em livre associação com ela, tem governo próprio e independente, podem até entrar para a ONU caso queiram. Ou seja, são países de fato. Holandinha (discussão) 04h24min de 28 de maio de 2020 (UTC)Responder

Oceânia em português de Portugal??[editar código-fonte]

Nunca ouvi ninguém dizer Oceânia, é Oceania, ultimamente é que parece que ninguém mais sabe escrever, desde quando Oceania lê-se ou escreve-se Oceânia, sempre ouvi dizer nas televisões, rádios e muitos outros lugares Oceanía não Oceânia!! É um erro MUITO GRAVE escrever oceânia, qualquer dia será também melância para a melancia (melancía)!! Andam todos doidos!

Por favor veja [1], [2], [3] e [4]. Em Portugal diz-se Oceânia (apesar de estar muito difundida a pronúncia Oceania), e no Brasil, aparentemente diz-se e escreve-se Oceania. Irei acrescentar ao artigo. Gameiro (discussão) 01h21min de 25 de Agosto de 2008 (UTC)

Resumo da Guerra da Coréia[editar código-fonte]

O que foi

A Guerra da Coreia foi um conflito armado entre Coreia do Sul e Coreia do Norte. Ocorreu entre os anos de 1950 e 1953. Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo) e União Soviética (socialismo). Foi o primeiro conflito armado da Guerra Fria, causando apreensão no mundo todo, pois houve um risco eminente de uma guerra nuclear em função do envolvimento direto entre as duas potências militares da época.

Causas da Guerra

- Divisão ocorrida na Coreia, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Após a rendição e retirada das tropas japonesas, o norte passou a ser aliado dos soviéticos (socialista), enquanto o sul ficou sob a influência norte-americana (capitalista). Esta divisão gerou conflitos entre as duas Coreias.

- Após diversas tentativas de derrubar o governo sul-coreano, a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul em 25 de junho de 1950. As tropas norte-coreanas conquistaram Seul (capital da Coreia do Sul).

O desenvolvimento da guerra

- Logo após a invasão norte-coreana, as Nações Unidas enviaram tropas para a região a fim de expulsar os norte-coreanos e devolver o comando de Seul para os sul-coreanos.

- Os Estados Unidos entraram na guerra ao lado da Coreia do Sul, enquanto a China (aliada da União Soviética) enviou tropas para a zona de conflito para apoiar a Coreia do Norte.

- Em 1953, a Coreia do Sul, apoiada por Estados Unidos e outros países capitalistas, apresentava várias vitórias militares.

- Sangrentos conflitos ocorreram em território coreano, provocando a morte de aproximadamente 4 milhões de pessoas, sendo que a maioria era composta por civis.

Fim da Guerra

- Em julho de 1953, o governo norte-americano ameaçou usar armas nucleares contra Coreia do Norte e China caso a guerra não fosse finalizada com a rendição norte-coreana.

- Em 28 de março de 1953, Coreia do Norte e China aceitaram a proposta de paz das Nações Unidas.

- Em 27 de julho de 1953, o tratado de paz foi assinado e decretado a fim da guerra.

Pós-guerra

Com o fim da guerra, as duas Coreias permaneceram divididas e os conflitos geopolíticos continuaram, embora não fossem mais para a área militar. Atualmente a Coreia do Norte permanece com o regime comunista, enquanto a Coreia do Sul segue no sistema capitalista.

Oceania como região em vez continente[editar código-fonte]

Não encontrei nas referências do artigo Oceania sendo tratada como região, em todas elas Oceania é tratada como continente (junto a Ásia, Europa etc).

Se não houver fontes confiáveis que façam a distinção clara entre Oceania como região (e não como continente), proponho que este artigo seja fundido com Austrália_(continente) 179.159.56.84 (discussão) 01h23min de 7 de maio de 2019 (UTC)Responder

Oceania compreende países como a Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné e algumas outras ilhas. Ela é considerada uma região geográfica, mas não um continente por os países que fazem parte não estarem numa mesma placa continental. Por exemplo, o país Austrália faz parte de uma placa continental e a Nova Zelândia de outra. O facto de que não haja fontes no artigo que atestem isso não significa que não seja verdade. Ademais, não há uma única definição para o que é um continente, assim como não há uma única classificação para os continentes mundiais. Classificar a Oceania como uma região geográfica, não necessariamente a impede de ser considerada um continente também. —CaiusSPQR(discussão) 01h34min de 7 de maio de 2019 (UTC)Responder
Eu aprendi na escola que existem cinco continentes: America, Africa, Asia, Europa e Oceania. O q vc aprendeu? MachoCarioca oi 06h04min de 8 de maio de 2019 (UTC)Responder

Olá Caius, obrigado pelo comentário!
Você escreveu:
"Ela é considerada uma região geográfica, mas não um continente"
Minha dúvida é, considerada por quem? Quem não considera Oceania um continente?
Lembrando que, em geral, segundo Wikipédia:Verificabilidade#O_ónus_da_prova, "O ónus da prova reside nos editores que introduziram determinada informação num artigo ou naqueles que desejem que a informação seja mantida.".
Saudações, Marcos. 179.159.56.84 (discussão) 07h25min de 7 de maio de 2019 (UTC)Responder

Na edição de 08/05/2019 o usuário CaiusSPQR adicionou 3 referências, obrigado pelas contribuições!
Tenho em ressalva que as 3 referências são em inglês, e não necessariamente o termo Oceania tem o mesmo significado (ou uso) em inglês e em português. Por exemplo, a Wikipédia anglófona afirma que América do Norte é um continente, enquanto a Wikipédia lusófona afirma que América do Norte é um subcontinente.
Isso deixa explícito que esses conceitos geográficos, como o que é e o que não é continente, são convenções regionais.
Este é o único lugar, que eu vi até agora, que diz que Oceania não é um continente em língua portuguesa, e colocar aqui um conceito que não é usado pelos países lusófonos seria uma imposição da visão de mundo anglófona.

Saudações, Marcos179.159.56.84 (discussão) 05h25min de 8 de maio de 2019 (UTC)Responder

A Oceania não é um continente? Onde aprenderam isso? MachoCarioca oi 06h04min de 8 de maio de 2019 (UTC)Responder

@MachoCarioca: Continente é uma grande extensão de terra contínua. A Oceania não é uma grande extensão de terra contínua — a Austrália é. A Oceania compreende a Austrália, Nova Zelândia e várias ilhas pequenas. Geologicamente, a Oceania não é um continente, apenas uma região geográfica. No entanto, não há um consenso definitivo para o que deve ser considerado continente, por isso há quem considere que a Oceania seja um continente. Então afirmar que a Oceania é uma região geográfica não necessariamente a impede de ser considerada um continente. —CaiusSPQR(discussão) 06h56min de 8 de maio de 2019 (UTC)Responder

Não foi isso q perguntei. Perguntei onde aprenderam que a Oceania não é um continente e quais são os cinco continentes q aprenderam existir. Apenas isso. MachoCarioca oi 05h27min de 10 de maio de 2019 (UTC)Responder
Os artigos Austrália (continente) e Continentes podem-lhe explicar. —CaiusSPQR(discussão) 05h32min de 10 de maio de 2019 (UTC)Responder

Vc não consegue me explicar quais são os cinco continentes? Ou se são cinco? Ou três ou dez? Eu perguntei só isso, será que preciso ler um verbete na Wikipedia pra tal? Creio q se fizer essa pergunta a 20 adultos instruidos no meio da rua, os 20 me dirão. Eu só queria saber isso quais são os cinco continentes. MachoCarioca oi 05h56min de 10 de maio de 2019 (UTC)Responder

É essa a questão. Há diferentes interpretações para quais (e até quantos) continentes existem. Definir continente não é tão simples, pois não só se considera questões geológicas, mas também se considera questões políticas. Por isso, há quem afirme que há apenas um continente americano, mas também há quem afirme que a América do Norte e a do Sul são dois continentes distintos. Você não está errado em dizer que há cinco continentes; contudo, há outras interpretações. Por exemplo, geologicamente, faz completo sentido considerar que a Antártica seja um continente, mas ao levar em consideração questões políticas, não faz tanto sentido considerar que seja. Por isso, não posso dizer-lhe oficialmente quantos continentes há e quais são.
No entanto, caso queira saber meu pensamento, acredito que haja sete continentes: África, América do Norte, América do Sul, Antártica, Ásia, Austrália e Europa. Ilhas são o oposto de continente, então não considero algumas ilhas como parte de um continente, a menos que politicamente isso faça sentido. Então, o Reino Unido e o Japão fazem parte da Europa e da Ásia, mas algumas ilhas do Pacífico não fazem parte da Austrália, mas fazem parte da Oceania, apenas que aglomera as ilhas do Pacífico e o continente da Austrália e desconsidera completamente questões geológicas. —CaiusSPQR(discussão) 06h20min de 10 de maio de 2019 (UTC)Responder
Bom, como seu pensamento e o meu não importam, não somos professores nem fontes, acho q devemos ir pelo sedimentado no ensino básico da geografia: a Terra tem cinco continentes, África, Ásia, América, Europa e Oceania. MachoCarioca oi 06h36min de 10 de maio de 2019 (UTC)Responder
O que considero continente realmente não importa. Mas o que aprendemos na escola também não importa. O que importa são os factos verificáveis e eles são que não há uma designação oficial para o que deve ser considerado continente nem para quantos existem. Não estamos aqui para impor um ponto de vista, mas para sermos imparciais. —CaiusSPQR(discussão) 15h59min de 10 de maio de 2019 (UTC)Responder

IP Marcos, saiba que utilizar fontes que não estejam em português não significa que elas estejam incorretas. Também, considerar que a Oceania não é um continente não é "imposição da visão de mundo anglófona". Demais, não é somente a Wikipédia em inglês que afirma que a Oceania não é um continente: outras wikis também afirmam o mesmo. As Nações Unidas, por exemplo, também não considera a Oceania um continente. Ela divide-a em Austrália e Nova Zelândia, e as ilhas individualmente, ao contrário dos outros continentes. Por fim, tenha em mente que não é porque estamos na Wikipédia em português que só deve haver "conceitos de países lusófonos".

Quanto a América do Norte, acho curioso citar um artigo que mal possui fontes, e as fontes que possui estarem em inglês. Isso torna seu argumento ainda mais falho. —CaiusSPQR(discussão) 06h56min de 8 de maio de 2019 (UTC)Responder

Considerando que a) todos os livros didáticos e toda a educação que recebi durante o ensino básico e médio no Brasil tratam Oceania como um continente, b) existe um artigo em Português sobre um tal de Austrália (continente) que nenhum lusófono já ouviu falar, mas que claramente se refere à Oceania, c) a única fonte do artigo sobre o Austrália (continente) é em inglês, e d) a definição dos continentes é claramente cultural, como discutido em [5] e ilustrado [6], minha opinião é: 1) existe um continente onde estão situadas Austrália (país) e Nova Zelândia, 2) este continente se chama Oceania (ou Oceânia) em português e Australia em inglês, e 3) a existência do artigo Austrália (continente) é uma certamente uma "visão de mundo anglófona", pois obviamente todas as fontes em inglês vão se referir àquele continente como Australia, sendo este é seu nome em inglês (mas não em português). Portanto minha sugestão é: i) fundir o artigo Austrália (continente) com Oceania, mas manter o nome Oceania por este ter o principal significado cultural lusófono, ii) apontar para os artigos em outras línguas que se referem ao continente que contém o país Austrália, se existir, iii) tratar por todo artigo Oceania como sendo um continente, iv) explicar que em alguns modelos continentais, Oceania não é considerado um continente, mas sim um conjunto de ilhas, mas referir esta discussão para o artigo Continente (que a propósito, já trata Oceania como continente). — Lvella (discussão) 15h50min de 3 de março de 2021 (UTC)Responder

James Cook[editar código-fonte]

Olá, a edição [7] reintroduziu a informação de que James Cook descobriu a Oceania, o que não é sustentado por fontes. Se ninguém se opuser, desfarei esta edição. 2804:14C:482:72FD:A139:FEE9:1FB:B7A7 (discussão) 15h26min de 29 de junho de 2019 (UTC)Responder

Pode, sem problemas, remover conteúdo sem fontes, especialmente quando a informação está incorreta. Todo(a) editor(a) pode ser ousado(a). —CaiusSPQR(discussão) 15h31min de 29 de junho de 2019 (UTC)Responder
Não pode desfazer, pois referenciei com uma fonte (Super Interessante). A fonte mostra que James Cook é o descobridor da Oceania. Pedro Jorge (discussão) 18h24min de 29 de junho de 2019 (UTC)Responder
Olá Pedro Jorge, abaixo está um trecho do artigo:
O navegador Fernão de Magalhães foi o primeiro não-nativo a aportar em terras da atual Oceania – mais especificamente nas ilhas Marianas –, em 1521. Mas o português só deu uma passada para coletar mantimentos e morreu, no mesmo ano, nas Filipinas, sem saber da descoberta – patrocinado pelo reino da Espanha, ele queria mesmo era achar um novo caminho, mais rápido, para as Índias.
A partir daí, a região foi sendo explorada por portugueses, espanhóis e holandeses, mas nenhuma das nações queria colonizar o novo continente. Até que, em 1770, o inglês James Cook tomou posse da Austrália.
Este artigo reforça que James Cook NÃO é o descobridor da Oceania. Há outras fontes, que pretendo incluir. Posso desfazer sua reversão?
2804:14C:482:72FD:E01F:6043:E25A:12D3 (discussão) 20h47min de 29 de junho de 2019 (UTC)Responder
O texto aponta várias pessoas pessoas que navegaram pelo continente, mas quando você chega no trecho que cita James Cook você ver que foi ele mesmo quem descobriu o continente: Até que, em 1770, o inglês James Cook tomou posse da Austrália. Isso quer dizer que ele se torna descobridor do continente. Entenda a palavra "Austrália" como Oceania, pois a área territorial do continente em sua maior parte é composta pela Austrália. Não há confusão nenhuma nisso. Pedro Jorge (discussão) 21h06min de 29 de junho de 2019 (UTC)Responder
Eu acredito que a maioria das pessoas não entende "tomar posse" como "descobrir". Só para constar, as páginas da Wikipedia em inglês de Oceania, Australia, e James Cook não dizem que foi ele que descobriu nem a Oceania, nem a Australia (mas diz, por exemplo, que ele descobriu as ilhas Sandwich, mas não a Oceania ou a Australia). Criei um pedido de opiniões:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia:Pedidos_de_opinião/Lista_de_pedidos#Oceania
peço que deixem suas opiniões.
2804:14C:482:72FD:E01F:6043:E25A:12D3 (discussão) 21h57min de 29 de junho de 2019 (UTC)Responder
Você não pode contrariar uma fonte fiável, como a Super Interessante. Pedro Jorge (discussão) 22h06min de 29 de junho de 2019 (UTC)Responder

─────────────────────────

Correção. De: "Chilena" para "chilenas".[editar código-fonte]

Na parte: Polinésia ("várias ilhas") ...é repleta de ilhas sob possessões britânicas, francesas e chilenas. Vinicius Pacini (discussão) 17h20min de 16 de fevereiro de 2020 (UTC)Responder