Discussão:Proclamação da República do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nome do verbete[editar código-fonte]

O atual nome do verbete é "Proclamação da República do Brasil". É, sem dúvidas o nome consagrado pela historiografia. Porém, sugiro pensarmos na possibilidade de padronizar com outros golpes, como o de 1964. Sugiro que o nome do verbete seja: "Golpe de Estado no Brasil em 1889". O que acham?comentário não assinado de Bruno N. Campos (discussão • contrib) -- Chronus (discussão) 21h05min de 15 de dezembro de 2016 (UTC) (UTC)

Seria de grande valia. Gabriel Maia Júnior (discussão) 21h38min de 15 de junho de 2017 (UTC)
Eu achei que fosse brincadeira, até que fui na página do usuário e vi que ele é editor confiável. Acho essa proposta totalmente descabida. HG (discussão) 21h46min de 15 de junho de 2017 (UTC)
Não era brincadeira, mas realmente é descabida a proposta. A história já consagrou a nomenclatura. Cabe esclarecer ao longo do texto. Bruno Campos (discussão) 13h35min de 26 de novembro de 2017 (UTC)

Expressão "levante político-militar"[editar código-fonte]

De fato é uma proposta descabida a da primeira discussão (alterar o nome do artigo), entretanto, seria de utilidade pública trocar o termo "levante político-militar" por "golpe de estado". Primeiro porque facilitaria o entendimento do leitor (já que redirecionaria-o para o artigo "golpe de estado", coisa que não acontece com a expressão "levante político-militar", e segundo porque é verdade. Para os termos daquela constituição monárquica, a instauração da república foi, em verdade, golpe de estado. Jp2406 (discussão) 20h00min de 25 de junho de 2017 (UTC) getulio vargas foi um grande heroi brasileiro

Alteração de expressão[editar código-fonte]

Acho que a expressão "Golpe Militar" seria mais apropriado do que "Levante político-militar".comentário não assinado de MKBRA (discussão • contrib) -- Chronus (discussão) 03h38min de 9 de agosto de 2017 (UTC) (UTC)