Discussão:Sábado

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Sábado em outras línguas[editar código-fonte]

nome de Saturno, só no inglês (saturday).. Kodai 22:59, 24 Jan 2005 (UTC)

em alemão é Samstag, que também parece ser uma corruptela de Saturno. Como é mais difícil a identificação, optei por não citar. Campani 23:23, 24 Jan 2005 (UTC)

Campani, Sábado nada tem a ver com Saturno, vem de shabat, não tem nada a ver o nome sábado com Saturno, isso só faz sentido pra wikipedia em inglês. Kodai 23:34, 24 Jan 2005 (UTC)

Kodai: vejo que desconheces a origem dos nomes dos dias da semana. em português, devido a um forte sentimento anti-pagão esta origem ficou perdida, a excessão sábado que permaneceu uma corruptela de Saturno como afirmei. verifique os outros artigos dos dias da semana e verá a coerência. Campani 23:37, 24 Jan 2005 (UTC)
consulte: [1] e [2]. Campani 23:40, 24 Jan 2005 (UTC)

Revisão geral[editar código-fonte]

Efetuei uma revisão geral no artigo. Estava muito ruim, muito bagunçado, com trechos proselitistas perdurando por meses a fio. Este artigo merece fiscalização. --DrLutz 17:21, 28 Setembro 2006 (UTC)

Adicionando alguns dados aos "Aspectos Religiosos"[editar código-fonte]

Adicionado alguns fatos bíblicos sobre o sábado, com o objetivo de melhorar a seção "Aspectos Religiosos" do artigo. Tudo feito com responsabilidade e respeitando as regras de imparcialidade do Wikipedia. Foi ultilizado várias ligações para a bíblia no Wikisource.

Douglas 02:48, 3 Fevereiro 2007 (UTC)

De acordo com o Douglas Foi adicionado aspectos religiosos feitos com responsabilidade e respeitando as regras de imparcialidade do Wikipedia. Foi ultilizado várias ligações para a bíblia no Wikisource.

ok

Diego

Sábado em Latim ??[editar código-fonte]

No início do artigo, aparece a palavra sábado escrita em latim e no final aparece outra vez sábado em latim mas escrito de outra forma. E cada uma das formas diz uma coisa: uma diz que a origem é do dia do descanso, e a outra que é em homenagem a saturno...

Afinal de contas: como se escreve SÁBADO EM LATIM??? E qual é a origem da palavra sábado em latim???

Dia de Guarda e Descanso[editar código-fonte]

Como fui bloqueado por pessoas que são Católicas e preconceituosas com a religião Judaica e Cristã.

Segue continuação sobre o dia de Sábado(Shabbath) aqui na discussão.

Segundo as tradições Judaicas e Cristãs o dia de Sábado(Shabbath) é um dia de Guarda e Descanso. Deus promulgou a guarda e o descanso do dia de Sábado(Shabbath) ao criar os céus e a terra conforme descrito na Bíblia em [Gênesis 2:1-3].

"Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera".


Relembrou Deus da Guarda e Descanso do dia de Sábado(Shabbath) ao dar os Dez Mandamentos ao povo judeu, no Monte Sinai, através de Moisés conforme a Bíblia no [Êxodo 20:8-11] e em [Deuteronômio 5:12-15].

"Lembra-te do dia do Sábado(Shabbath), para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o Sábado(Shabbath) do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do Sábado(Shabbath), e o santificou".

A tradição Judaica e Cristã acredita que um dia inicie com o pôr-do-sol e termine com o pôr-do-sol seguinte, pelo que o Sábado(Shabbath) inicia-se com o pôr-do-sol da sexta-feira comum e termina com o pôr-do-sol do Sábado comum.

Referente a suposta morte/ressurreição de Jesus na sexta/domingo estão completamente equivocadas, pois biblicamente prova-se que foram numa quarta e sábado respectivamente! Quem tiver interesse posso passar o embasamento bíblico marcelosaretta@hotmail.com

Questões religiosas - Judaísmo e cristianismo[editar código-fonte]

Toda esta seção está com uma redação confusa, parcial e que não cita qualquer fonte. Exemplos de afirmações apócrifas (e mal redigidas):

"Os primeiros cristaos por serem judeus, iam ao templo e celebravam os festivais judaicos, guardavam o sábado, mas celebravam a ressurreição de Cristo no primeiro dia da semana (domingo)" "Entretanto entende- se que a observância da Lei dos 10 mandamentos continuou a ser praticada" "Portanto, como os 10 mandamentos da lei de Deus continuam em pleno vigor, é fácil dar- se conta que a observancia do sábado também continua, haja vista este mandamento não tratar- se de nenhum costume ou cerimônia"

Lembrar que exegese pessoal não é fonte!

Caso não seja apontado a fonte e feitas as correções, irei marcar estes trechos como [carece de fontes] e a página como tendenciosa. -- Fernando (discussão) 22h19min de 14 de setembro de 2011 (UTC)[responder]

Parcialidade[editar código-fonte]

Este trecoho está tortalmente parcial. Parece até que foi redigido por adventistas e sabatistas fanáticos. Tenteio fazer com que o artigo voltasse a ser imparcial, mas fui impedido.comentário não assinado de 200.189.118.66 (discussão • contrib) 11h11min de 26 de abril de 2013

Ora, se também fostes parcial e não apresentastes fontes. O trecho que julgastes parcial estava referenciado. Boas contribuições! Halleltalk 14h35min de 26 de abril de 2013 (UTC)[responder]

O presente artigo sobre o sábado está repleto de referências doutrinárias sabatistas e adventistas. Portanto o artigo não obedece aos critérios da imparcialidade. Ao tentar torná-lo parcial, o mesmo é "protegido". As referências que aparecem no artigo são todas publicações da Igreja Adventista do Sétimo Dia, referências essas nada confíaveis e totalmente parciais pois possuem como objetivo a prática do proselitismo e a difusão das doutrinas adventistas e portanto não são confiáveis do ponto de vista histórico. Um exemplo claro disso é o trecho no qual se afirma que o Imperdador Constantino mudou o dia de adoração de sábado para Domingo: afirmação tendenciosa e sem nenhuma base histórica. Além disso afirma-se que a guarda do domingo pela Igreja deveu-se a "influências pagãs" outra aberração histórica, já que o sábado também remota ao paganismo babilônico. Outro trechos completamente absurdos referem-se ao relato da criação em gênesis ser considerado um relato literal, com dias de 24 horas o que é totalmente absurdo. O texto chega a afirmar que o relato de gênesis não é mitológico e sim real e literal usando para isso fontes da Igreja Adventista. Uma verdadeira palhaçada! Os admministradores do wikipedia deveriam ter bom senso e retirar do artigo todos essas referências doutrinárias adventistas e permitirem a correção do artigo. Ficma protegendo artigos que possuem informações adulteradas baseadas em fontes não confiáveis e que possuem como objetivo fazer propaganda religiosa e doutrinária. Da forma como está o artigo qualquer pessoa verá que o mesmo foi escrito por algum adepto da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o que torna o artigo parcial e pouco confiável. A wikipedia é considerada uma referência pouco confiável devido a artigos desse tipo e a atividade duvidosa de seus administradores.Comentário disponível aqui: [3] comentário não assinado de 200.189.118.66 (discussão • contrib) 09h24min de 13 de maio de 2013

Como andas fazendo desta discussão um fórum, e ainda não entendestes que isto não é correto, venho falar-lhe algumas coisas: o que pode parecer um absurdo para você (que o sábado é o dia de descanso bíblico, que a criação é literal, que Ellen White é profetiza... etc), pode não parecer para outra (as) pessoa (s). Ninguém tem a obrigação de pensar igual a você! O texto que continuamente tentas acrescentar lá está puramente parcial e grosseiro, além de não ter fontes. Um artigo como aquele deveria refletir todos os pontos de vista sobre o tema, e não suprimir como queres fazer. Sobre suas frustrações religiosas em relação à igreja Adventista, pede-se que não traga elas para cá, afinal ninguém aqui se importa com isto. Eu sou ex-adepto de uma determinada religião, agora imagina se eu descarregasse minha frustração com as doutrinas dela nos artigos da Wikipedia... serei bloqueado! Idem pra times de futebol, opiniões políticas... O pessoal aqui tá tendo uma tremenda paciência para com esta tua "cruzada em favor da verdade". Minha dica é: relaxe, respire fundo e converse com civilidade, respeitando totalmente as opiniões dos outros... não venha somente vomitar suas opiniões aqui. Halleltalk 14h02min de 14 de maio de 2013 (UTC)[responder]

Artigo Não Confiável[editar código-fonte]

Desde quando livros da Igreja Adventista são referências para se colocar em uma enciclopédia? Uma coisa é citar a opinião de determinado grupo religioso. Outra coisa é colocar afirmações doutrinárias desse grupo de forma parcial e como único ponto de vista sobre o assunto. O artigo da forma em que está "protegido" é totalmente parcial e grosseiro pois usa como fontes apenas livros adventistas! É por causa de editores como esse que o Wikipédia não é confiável e não goza de confiabilidade. O editor deveria saber que ninguém é obrigado a pensar como os adventistas, pois o artigo contém unicamente doutrinas e dogmas adventistas, assim como o ponto de vista que a Igreja Adventista possui em relação ao sábado. Livros religiosos com doutrinas de Igrejas sejam elas quais forem não servem como referências enciclopédicas: qualquer estudante secundarista sabe disso! Livros religiosos destinam-se apenas ao proselitismo e a expor doutrinas e dogmas das diversas denominações religiosas de modo a promoverem suas respectivas denominações. Infelizmente a ignorância do editor que protegeu o artigo é tão grande que ele vive protegendo esse artigo todas as vezes que alguém deseja conferir ao artigo a imparcialidade tão desejada por qualquer enciclopédia. O artigo está ridículo, parecendo-se com uma cópia dos folhetos distribuídos pelos adventistas e outos sabatistas com o intuito de angrariar membros. Quem protegeu o artigo deve querer fazer propaganda das doutrinas adventista em relação ao sábado, pois toda vez que tentaram dar ao artigo imparcialidade, lá vem ele vomitando o lixo adventista novamente no artigo!comentário não assinado de 189.123.224.247 (discussão • contrib) 18h26min de 16 de maio de 2013‎

Este questionamento já foi respondido no tópico acima: [4]. Halleltalk 06h42min de 19 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Parcialidade (defesa doutrinária)[editar código-fonte]

O artigo aqui apresentado, como já comentado anteriormente na discussão, apresenta-se bastante parcial. É claramente defendida a posição doutrinária-religiosa de quem escreveu o artigo. Trechos como o seguinte mostram claramente o posicionamento nada imparcial do autor do artigo:

"Entendendo-se que a observância da Lei dos 10 mandamentos continuou a ser praticada, em virtude do próprio Jesus haver afirmado não ter vindo abolir a lei e sim cumprí-la e "até' que o céu e a terra passem, não cairá uma sá virgula ou til da lei;" tal ensinamento também é confirmado por Paulo em sua epístola aos Romanos afirmando: "Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei." (Romanos 3:31). Portanto, como os 10 mandamentos da lei de Deus continuam em pleno vigor, é fácil dar-se conta que a observância do sábado também continua, haja vista este mandamento não tratar-se de nenhum costume ou cerimônia e sim um memorial da criação, e reconhecimento de Deus como único soberano e Criador do universo, sendo este dia um dia de deleite a adoração dAquele que nos amou primeiro. Como falado pelo profeta Isaías a todos os homens: "Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal." (Isaías 56:2)."

Há também outros nos quais o autor demonstra sua opinião baseada apenas nela e não em fatos concretos, tais quais:

"Sob a influencia do paganismo e talvez para se diferenciarem dos judeus, alguns cristãos diminuíram a importância do sábado como data de celebração do culto"

"Os Valdenses foram alguns dos outros grupos perseguidos pelo romanismo no Piedmonte, na Italia por sua insistencia em manter uma fe' livre de idolatria, centrada na justificacao pela fe' no sacrificios de Cristo e na fiel guarda do sabado."

Sendo essa última claramente baseada em escritos com alta influência de uma religião e não em fatos históricos comprovados. Não há fonte indicada para esse trecho, entre outros.

Além disso, trechos citados com fonte não estão corretos. O trecho de Inácio de Antioquia não é de sua carta aos Filadelfos, e sim da Carta aos Magnésios, no capítulo 9. (Disponível em: http://www.e-cristianismo.com.br/apostolicos/58-inacio-de-antioquia-epistola-aos-de-magnesia . Consulta em 02/04/2014, 22:02.)

Fora isso, há diversas citações de como o Sábado é entendido pelos adventistas. Sugiro que, caso deseje-se isso, crie-se um novo artigo denominado: O Sábado no Adventismo. O artigo referente ao Sábado deveria conter informações mais imparciais, e não defendendo uma visão denominacional. Caso deseje-se fazer isso, que haja tópicos referentes a como cada denominação cristã ou outras religiões vêem a questão, com as devidas fontes, sendo importante que haja tal distinção de fatos históricos comprovados.

Obrigado.