Discussão:São Paulo/Arquivo/5

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Olá. Precisamos do movimento dos aeroportos privatizado em 2012. Guarulhos Brasilia Viracopos Para montar a lista dos aeroportos mais movimentado do brasil e não da infraero e daesp. Pois do jeito que esta sendo feito(mensal 2013) somente os aeroporto administrado pela Infraero e daesp leva o usuario ao erro. maiores aeroportos do brasil wikipedia google alterei para versão de 2012. Sendo assim Sampa sair prejudicada.

A densidade (hab/km2) não deveria ser 7400+ ? No momento, o valor é apenas 166. Na versão em Inglês, a densidade é 7,216.3/km2.

Só gostaria de dizer que a bandeira colocada como de São Paulo,na realidade é a bandeira do ESTADO de São Paulo.A Bandeira do município de São Paulo é outra como está neste site com o nome "BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO".Seria interessante essa correção

189.69.112.134 (discussão) 23h22min de 25 de janeiro de 2013 (UTC)

A bandeira está correta sim,o engano foi meu 189.69.112.134 (discussão) 23h24min de 25 de janeiro de 2013 (UTC)

Wikivoyage e o guia da cidade de São Paulo[editar código-fonte]

Aproveito a oportunidade para convidar interessados a editar a página do guia Wikivoyage da cidade de São Paulo: http://pt.wikivoyage.org/wiki/São_Paulo.

JAMALmsg 19h04min de 3 de fevereiro de 2013 (UTC)

IDH por distrito[editar código-fonte]

Retirei o seguinte parágrafo

No fator renda estabelecido pelo IDH, 11 dos 96 distritos apresentam a maior classificação (1,000), enquanto 14 estão no grupo dos níveis médios, abaixo de 0,700. Em longevidade os distritos de Pinheiros, Moema e Perdizes lideram a lista e os piores colocados foram Marsilac, Parelheiros e Lajeado.(supostas fontes: SÃO PAULO tem IDH elevadoIDH: 90% dos moradores de SP vivem mal)

pois as fontes indicadas não corroboram quaisquer das informações fornecidas, uma vez que nenhuma das fontes informa o componente de IDH de qualquer distrito. O do site BellaPauliceia (que estava com link errado, para belapauliceia, com só um "L") apenas lista os distritos por IDH (como o anexo da Wikipédia), sem detalhar componentes, além de fazer comparações indevidas de IDH municipal com IDH de países. O da Época informa alguns índices de IDH e dá valores de renda, mas não fala especifica IDH-Renda nem IDH-longevidade para cada distrito. Além disso, lembro que os dados são de 2000 - e caso o parágrafo seja retornado, com fontes que o sustentem, é interessante que isso fique claro. Eamaral (discussão) 14h33min de 4 de novembro de 2013 (UTC)

Equívoco na seção Clima[editar código-fonte]

Segundo a classificação climática de Köppen-Geiger, São Paulo tem um clima subtropical úmido e isso é consenso em todos as pesquisas. Acho válido mudar para o artigo ser mais factual. Todos os artigos da Wikipedia descrevem São Paulo como cidade subtropical. Como nessas fontes afirmam: (http://www.scielo.br/pdf/brag/v66n4/22.pdf http://www.estacao.iag.usp.br/seasons/index.php), o clima tropical de altitude é isolado em pequenas partes de São Paulo, enquanto a região metropolitana inteira predomina o clima subtropical. (São Paulo se encontra próximo do Trópico de Capricórnio, isso significa que está na "divisa" entre o clima tropical e sub-tropical, por conta do seu relevo em relação ao oceano, possui um clima com características sub-tropicais, por ser mesclado) O "sr" Marcos Elias de Oliveira Júnior, que é do Rio Grande do Norte e não pode ser chamado de "senhor" por ainda ser menor de idade, parece que tem algum complexo pessoal com o clima de São Paulo. Sua atitude em usar fontes que não corroboram com o consenso mundial e geográfico sobre o clima de São Paulo é uma forma de banalizar o artigo. (aliás, a fonte que ele usa para justificar o clima tropical de altitude abrange parte do estado de São Paulo, e não especificamente a cidade de São Paulo que é outra metodologia)comentário não assinado de ‎177.140.79.245 (discussão • contrib) Chronus (discussão) 02h03min de 2 de maio de 2014 (UTC)

Sobre a mensagem, venho esclarecer os seguintes pontos: havia alterado o clima de São Paulo com base nessa e fonte, que afirma que São Paulo possui verão um pouco mais ameno e com mês mais quente tem temperatura média inferior a 22°C e que, portanto, o clima é tropical de altitude, ao invés de subtropical. Em segundo lugar, o clima subtropical não possui estação seca (precipitação mensal inferior a 60 mm em um mês, como ocorre entre junho e agosto conforme médias climatológicas). Talvez isso seja por conta da localização do Mirante de Santana na zona norte da capital, logo acima do Trópico de Capricórnio, que justifica o tipo climático tropical de altitude e as médias climatológicas. Citação: «...parece que tem algum complexo pessoal com o clima de São Paulo... a fonte que ele usa para justificar o clima tropical de altitude abrange parte do estado de São Paulo, e não especificamente a cidade de São Paulo que é outra metodologia». Veja o mapa de localização da capital no estado e a cor da cidade de São Paulo no mapa da fonte que eu utilizei, que mostra o clima de todos os 645 municípios paulistas, logo achei que a fonte poderia ser um "padrão" para todos essas páginas, tal como ocorre em Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, entre outros, e esse foi mais um motivo em que eu alterei o clima, já que segundo o Köppen a designação "Cfa" (que a fonte informa) refere-se a localidades de clima tropical de altitude. Além disso, qual é a metodologia usada para o clima da cidade em relação ao resto do estado?
Esclarecendo alguns pontos negativos da mensagem, primeiramente: Citação: «O "sr" Marcos Elias de Oliveira Júnior, que é do Rio Grande do Norte...». Sim, e daí? O que você tem a ver com isso? O fato de eu ser um norte-riograndense vai me impedir de editar artigos sobre lugares distantes? Acha que não tem direito de editar o artigo sobre minha cidade e localidades vizinhas, meu estado? Pois saiba que editando os artigos que acabo de me referir, eu não irei revertê-las por conta disso, apenas se a edição for inválida. Citação: «...e não pode ser chamado de "senhor" por ainda ser menor de idade...» Completei dezoito anos agora em janeiro, como posso ser "menor de idade"? E além do mais, só porque é maior de idade, significa que os mais velhos têm mais domínio de conhecimento do que mais novos? Fiquei meio intrigado com esses partes que me referi como "negativas" e achei isso como preconceito. Por fim, para evitar guerras de edição, como quase ocorreu em clima da cidade de São Paulo, coloquei o clima subtropical, com uma fonte mais "global". Agora, só espero que essa questão do clima tenha sido resolvida e não seja mais discutida. Saudações. Marquinhos diga aí 02h14min de 3 de maio de 2014 (UTC)

Uso da ligação externa Tripadvisor[editar código-fonte]

O colega Chronus inseriu neste verbete (e em vários outros) esta ligação externa. Estou questionando se isto não infringe WP:GUIA e possivelmente WP:SPAM. No tópico do LDE, para mim fica claro que não deve ser utilizado este tipo de material, tanto no texto como em LE: 'Citação: 'Guias turísticos. Um artigo sobre Paris deve mencionar pontos turísticos como a Torre Eiffel e o Louvre, mas não o número de telefone nem o endereço do seu hotel favorito.... Peço opiniões de outros colegas.
PauloMSimoes (discussão) 22h30min de 23 de julho de 2015 (UTC)

O texto seguinte foi movido de: Usuário Discussão:Chronus#Ligação externa "Tripadvisor"

Chronus, vejo que você inseriu esta LE em vários verbetes. Desfiz apenas uma, em São Paulo (cidade). Claro que não vou desfazer todas as outras, mas peço que avalie se esta ligação não está infringindo alguns critérios do LDE, como detalhei na remoção da ligação naquele verbete. Abç!
PauloMSimoes (discussão) 21h53min de 23 de julho de 2015 (UTC)

@PauloMSimoes: Paulo, a inserção da ligação externa em questão não infringe WP:GUIA, visto que não estou inserindo qualquer material turístico no corpo do artigo. O TripAdvisor é amplamente conhecido por usar a opinião dos próprios usuários para avaliar pontos turísticos e a estrutura que oferecem. Por este conceito ser semelhante (até certo ponto) ao da própria Wikipédia e levando-se em conta que a empresa é amplamente conhecida e frenquentemente mencionada pela imprensa como fonte confiável, não vejo motivos muito concretos para não podermos indicar o site na seção ligações externas de alguns verbetes. Se mesmo assim você ainda se opõe, sugiro que reverta todas as minhas edições. Chronus (discussão) 22h11min de 23 de julho de 2015 (UTC)
Não concordo, pois acho que a regra se aplica tanto aos textos como às ligações. Aliás, tanto você como eu, já revertemos este tipo de ligações em uma infinidade de artigos. O tópico de WP:GUIA para mim é claro: 'Citação: 'Guias turísticos. Um artigo sobre Paris deve mencionar pontos turísticos como a Torre Eiffel e o Louvre, mas não o número de telefone nem o endereço do seu hotel favorito. Não vou reverter, apenas vou levar para a PD, e ver se outros colegas opinam.
PauloMSimoes (discussão) 22h31min de 23 de julho de 2015 (UTC)
@PauloMSimoes: Leia o começo da frase de WP:GUIA, diz "um artigo". Eu coloquei algum telefone/endereço de hotel no artigo?! Se você quer criticar as ligação externas, ao menos use os regulamentos específicos para ligações externas para tentar justificar as suas edições. Não faça interpretações deturpadas das regras para embasar suas atitudes. Chronus (discussão) 22h48min de 23 de julho de 2015 (UTC)

O texto acima foi movido de: Usuário Discussão:Chronus#Ligação externa "Tripadvisor"

Mas quem faria uma lista ou tabela no artigo com seus hotéis favoritos com nºs de telefone e endereços? É claro que a regra se aplica também a LE's! Não estou deturpando nada, estou sendo coerente com minha conduta ao longo de muitas e muitas edições, combatendo este tipo de material que é inserido nos artigos.
PauloMSimoes (discussão) 00h04min de 24 de julho de 2015 (UTC)
Você não tem que ser coerente com a sua conduta, tem que ser coerente com as regras do projeto! Se quer criticar ligações externas, ao menos se dê ao trabalho de embasar sua argumentação na política correta, não em uma interpretação errada de regras bastante claras. Chronus (discussão) 00h18min de 24 de julho de 2015 (UTC)
Discordo da inserção desse site nos links externos dos artigos. O TripAdvisor é um misto de rede social e catálogo de serviços de turismo. É até ultrajante compará-lo à Wikipédia. É mencionado na imprensa unicamente porque essas listas que eles lançam com frequência sobre os "melhores X de lugar Y" geram enorme quantidade de views para os portais, assim como uma cadeia de websites turísticos de menor envergadura que também emitem rankings e da mesma forma viram "notícia". É dito em WP:RESTRITAS que não se deve linkar Citação: Qualquer website que confunda o leitor através do uso de informação factualmente imprecisa ou não verificável. Ora, estamos falando de uma plataforma feita essencialmente para se emitir opinião. Nakinndiscussão 00h29min de 24 de julho de 2015 (UTC)
Não houve comparação com a Wikipédia. Eu quis dizer que o grau de interatividade com os usuários é semelhante, visto que se trata de uma avaliação construída coletivamente. Mas é óbvio que são coisas diferentes. Além disso, por ser uma empresa consolidada e citada pela imprensa com frequência como referência para classificações turísticas, não achei que seria problemático adicionar o portal de cada capital nas ligações externas. E considerar o TripAdvisor um "website que confunde o leitor através do uso de informação factualmente imprecisa ou não verificável", ao meu ver, é subjetivo. Enfim, vou desfazer minhas edições. Chronus (discussão) 01h04min de 24 de julho de 2015 (UTC)

1554 no Brasil[editar código-fonte]

Porque este artigo está nessa categoria? Nakinndiscussão 02h51min de 6 de agosto de 2015 (UTC)

Não deveria? Em 1554, foi a fundação do povoado de São Paulo de Piratininga, núcleo precursor da megalópole.
PauloMSimoes (discussão) 03h16min de 6 de agosto de 2015 (UTC)
Sei não. Só consigo lembrar deste artigo de município categorizado assim. Isso não deveria estar em artigos sobre um evento acontecido nesse ano? Nakinndiscussão 03h31min de 6 de agosto de 2015 (UTC)
Não entendi o argumento, desculpe.
PauloMSimoes (discussão) 10h52min de 6 de agosto de 2015 (UTC)
Não tô argumentando nada. Tô perguntando. Não seria adequado categorizar assim um artigo sobre esse evento de fundação em vez do artigo sobre o município? Por exemplo, como acontece em Revolução Constitucionalista de 1932, que está em "1932 no Brasil". Nakinndiscussão 13h46min de 6 de agosto de 2015 (UTC)

"Nova York dos trópicos"[editar código-fonte]

Retirei o "apelido" "Nova York dos trópicos" do verbete que fora inserido por Chronus (DctribAElogsBMF) em 14 de setembro deste ano. É de um ridículo sem fim achar que isso é um apelido de São Paulo, nunca foi e nunca será. É só uma comparação bocó e olhe lá. No Google há pouco mais de 250 resultados, boa parte deles replica a própria Wikipédia e essa informação descabida. Alguns resultados fazem a comparação com o Rio de Janeiro e outros até mesmo com outras cidades do Brasil. Sou paulistano e esse tipo de comparação forçada, que ninguém em sã consciência faz, não tem lugar num verbete enciclopédico. Dantadd (α—ω) 02h20min de 4 de dezembro de 2015 (UTC)

Quando começou esta polêmica, eu fui pesquisar e já havia encontrado esta fonte do início de 2008. Minha sugestão é que o Chronus coloque esta ou outra fonte referenciando pois este apelido é pouco conhecido.
Interessante é que São Paulo é 40% maior que Nova Iorque em população e 30% maior em área. Portanto seria muito justo que NY tivesse também o apelido de "São Paulo do hemisfério norte".

PauloMSimoes (discussão) 09h01min de 4 de dezembro de 2015 (UTC)
Retirando tudo que escrevi, por justiça. Não havia lido o texto todo. A fonte, de fato, não afirma que seja um apelido, mas atribui uma possível característica comparativa no futuro: Citação: Podemos ser a Nova York dos trópicos, se esse processo de crescimento for bem administrado. Mas é aí que o minhocão entorta.. Realmente, não sei se existe uma fonte fiável que confirme o apelido.
PauloMSimoes (discussão) 09h35min de 4 de dezembro de 2015 (UTC)

Fotografia Na Aba "Segurança Pública da Cidade"[editar código-fonte]

A fotografia em destaque se refere a cadetes da Academia de Policia Militar do Barro Branco, onde se formam os oficiais da PMSP. No caso a descrição diz que forma soldados, um equivoco pois se formam Aspirantes a Oficial. Destarte, a carreira da PM é dividida pelo quadro de oficiais e praças, APMBB forma oficiais , EsSd forma soldados/ praças.comentário não assinado de Lucz1k (discussão • contrib) -- Chronus (discussão) 02h13min de 10 de março de 2017 (UTC) (UTC)