Discussão:Saddam Hussein

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Parcialidade Revoltante[editar código-fonte]

  • A foto inicial do artigo deveria ser, à exemplo de outros estadistas, uma foto oficial. O artigo parece apenas escarnecer do grande líder carismático que foi Saddam. Está claro e óbvio que foi escrito por Xiitas ou pessoas tendenciosas.
  • O texto diz: "político e ex-estadista iraquiano", ditador não! Essa wikipédia decididamente não parece ser um lugar sério! Revoltante.

No Brasil acho que contamos a primeira guerra do golfo como sendo a do Kuwait. Contudo, não usamos muito a numeração. --E2m 23:27, 14 Dez 2004 (UTC)

Acho que mesmo em inglês também há quem comece a contar na de 1991. Mas a guerra do Irão é considerada "a primeira guerra do golfo" nas wikipédias inglesa, alemã, espanhola. A francesa dá conta das duas. Depende dos autores. Talvez fosse bom fazer essa nota no artigo. --Joaotg 23:37, 14 Dez 2004 (UTC)

Artigo claramente tendencioso.

Até aí, o artigo americano também; mas eles tentaram.

Na parte "Conseqüências futuras" está expressa apenas a opinião de alguém. Esse texto deveria ser revisto, pois apresenta demasiada parcialidade.

  • Pqp, e estadista é o que??? 201.22.95.28 19:10, 6 Novembro 2006 (UTC)

Parcialidade[editar código-fonte]

"Mas revelava sua personalidade truculenta e tirana até mesmo quando tentava fazer o bem:"

"...e, cúmulo da paranóia..."

"...rendeu-se pacificamente após uma patética negociação onde pretendia subornar seus captores..."

Este artigo é intoleravelmente parcial, além de estar escrito de uma forma um pouco atabalhoada. Se ninguém se importa vou colocar a tag. Já agora, de onde é que vem esta informação?: "Saddam Hussein dedicou-se também à literatura, o primeiro romance, Zabibah e o Rei de 2001, foi um sucesso de vendas e foi igualmente transposto para um musical no Iraque. Mais tarde edita A Fortaleza Inexpugnável." Fontes, alguém? Belard 18:16, 21 Junho 2006 (UTC)

Outra pérola: "Sua esposa, Sajida, era originalmente sua prima, tendo sido diversas vezes traída por Saddam, que não escondia sua preferência por loiras, chegando a coagir os maridos e parentes de suas amantes, dando-lhes cargos e benefícios em troca de consentimento. Uday era conhecido pela devassidão: beberrão, mulherengo e sádico, era conhecido por espancar jogadores da Seleção Iraquiana de Futebol toda vez que esta era derrotada; também foi acusado de estuprar diversas mulheres. Qusay era mais discreto e trabalhador, embora tão sanguinário quanto o irmão e o pai." Belard 18:21, 21 Junho 2006 (UTC)

  • Interessante como o texto em inglês está bem melhor, o texto em português é digno do prêmio Revista Veja.

Foto de Saddam Hussein numa carta de baralho..[editar código-fonte]

Texto muito tendencioso. A foto no baralho de extremo mau gosto. Por favor isso é uma enciclopédia virtual, não um mural tendencialista de informações.

O que acham de substituir isso As emissoras de televisão árabe noticiaram que Saddam Hussein foi enforcado às 6h da manhã do dia 30 de dezembro de 2006, horário de Bagdá. Por isso:

No dia 30 de dezembro de 2006, segundo agências de notícias e oficiais, Saddam Hussein foi executado às 5:57 da manhã em horário de Bagdá (UTC +3).

Citando a fonte da wikipedia de língua inglesa, http://www.timesonline.co.uk/article/0,,3-2523732,00.html. --200.158.229.202 03:29, 30 Dezembro 2006 (UTC)

SADDAM DIED

Um pouco mais de capricho ...[editar código-fonte]

Independentemente do conteúdo do artigo, falta um pouquinho mais de capricho neste artigo, como colocar algumas predefinições como "presidente" e "caixa de sucessão"!

Farei uma pesquisa nas outras wikipédias e dexiarei este artigo com uma formatação melhor, afinal, por mais saguinário que tenha sido o sujeito, o artigo sobre ele deve ter o mesmo capricho dos demais artigos de chefes de estado aqui na wikipédia! CASPEREARK 06:11, 30 Dezembro 2006 (UTC)

  • Como prometido eu adicionei as prédefinições "politico" e a caixa de sucessão, utilizei como parametro o artigo sobre o mesmo na wikipédia americana e espanhola e mais os dados que já estavam no artigo. CASPEREARK 00:01, 31 Dezembro 2006 (UTC)

o homem da vivencia[editar código-fonte]

achei injusto essa morte afinal o cara soube muitas vezes o que é enfrentar governos de alto escalão como EUA uma covardia enquanto ele ia pra forca bush devia esta comemorano a desgaraça de uma cara que o unico crime era de proteger seu País de outras mãos

Perplexidade[editar código-fonte]

Esse artigo carece de revisões emergenciais. A seção de biografia de Saddam está uma calamidade. É extremamente tendenciosa, inverossímel e fantasiosa (só faltou dizer que ele é neto de uma odalisca com um camelo). Uma vergonha para o projeto (e, lamentavelmente, num verbete que deve ser acessado todos os dias por estudantes). Não admiro Saddam - aliás, acho-o deplorável - mas precisamos de mais rigor na inclusão de fatos. Talvez até mesmo em razão da temperatura desse debate no ambiente internacional, o artigo de Saddam na en.wikipedia está muito mais factual e neutro. Acho que devemos pesquisá-lo e traduzir, ao invés de inventar - ou melhor, deixar que inventem - essas baboseiras.Mathieu Struck 16:23, 28 Março 2007 (UTC)

Mais Parcialidade[editar código-fonte]

Ainda há muita parcialidade e imprecisões sobre fatos da vida de Saddam como coisas do tipo "ele gostava disso, ele fazia aquilo" e sem mostrar fontes e muitas vezes baseadas em coisas que são objeto de discussão pelas suas diferentes vertentes.

Fiz uma revisão no artigo, porém ainda está longe de possuir qualidade. A seção "Julgamento" é de uma parcialidade gritante. Lord MotaFala Faço 13h54min de 3 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]

Aponte aqui o que você considerou parcial. Coltsfan Talk to Me 18h01min de 3 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]

Proponho que revisem a parte "Julgamento". Os argumentos e, sobretudo, as interpretações, são parciais e primárias. Distam muito do modelo que esperamos da wikipédia.comentário não assinado de 187.64.173.91 (discussão • contrib) 16h41min de 13 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]

Concordo. Quando tiver um tempo livre vou fazer uma "limpeza" ali. Lord MotaFala Faço 19h17min de 13 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]
Concordo. Mas atenção aos princípios da imparcialidade. Sendo feito sob esta ótica, uma total reestruturação da seção seria muito bem-vinda. Coltsfan Talk to Me 19h21min de 13 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]

Culto à personalidade[editar código-fonte]

Editaram alterando "comunista de Stalin" para "ditatorial de Stalin". A alteração não procede, pois no comunismo se adota a "ditadura do proletariado". Historicamente é aceito como Comunista o período de Stalin. Então Saddam, que possuía uma vasta biblioteca sobre comunismo, inspirou-se em ideiais comunistas aceitos na época. A afeição pela tirania veio depois de muitos anos no poder, reforçada pela guerra travada com países vizinhos. Vou desfazer a edição. Senso crítico (discussão) 23h47min de 28 de julho de 2012 (UTC)[responder]

Em primeiro lugar, alterações desse sentido tem que ser feitos mediante consenso e em segundo lugar, onde que Saddam Hussein era comunista? Ele mandou banir partidos comunistas, prendeu comunistas. As orientações politicas dele era do Ba'ath, que é socialista! E socialismo e comunismo não são a mesma coisa. E em terceiro e último lugar, "ditatorial" não esta no sentido perjorativo da palavra. Esta nas enquadrada nas definições de "ditador". É semântica. E não busque fazer alterações deste tipo sem consenso, certo? Boas contribuições! Coltsfan Talk to Me 00h07min de 29 de julho de 2012 (UTC)[responder]
O culto à personalidade é uma característica das ditaduras, dizer que essa é uma características comunista é anticomunismo descarado, muitos comunistas se opõe ao culto à personalidade.--Raimundo57br (discussão) 11h54min de 30 de julho de 2012 (UTC)[responder]


A questão é que como o tópico foi feito em cima de "suposição de causa" para culto de personalidade, que podem ser múltiplas. Não há uma fonte indicando a "tese" do artigo, mas a mais conhecida aqui no ocidente tem sido essa em que atribuem sua devoção por Stalin. Eu particularmente não sou afeito aceitar essa versão ocidental que atribui admiração pelo comunismo. Como fontes sobre dados do Iraque e Saddam sempre chegaram por vias duvidosas, algumas vezes falsas como a da existência de "armas químicas de destruição em massa" que até hoje não foram encontradas e autorizou uma guerra. Poderíamos atribuir questões culturais da região da época em que a grande maioria dos líderes eram plenipotenciarios, absolutistas ou fundamentalistas. Divagando sem fontes pode-se atribuir esse traço por "desvio psíquico", ou seja, como não há informação isenta vinda daquela região muito se pode fantasiar. O que se pode dizer como fato conhecido e provado é que ele usou todos os meios para perpetuar sua imagem e onipresença pelo país. Neste ponto concordo com o Raimundo57br atribuir perfil autoritário por ser "esquerda", de "direita" ou por ter admirado Stalin quando jovem, é erro grosseiro. Acho que este tópico precisa ser revisto. Ou se aceita essa versão mais conhecida no ocidente, sem fontes no artigo, ou é preciso retirar a "causa", apenas mencionar o "exibicionismo" conhecido de todos e fato provado. Não quero alterar sem consenso e consulta com os editores deste artigo. Senso crítico (discussão) 14h22min de 30 de julho de 2012 (UTC)[responder]

O culto à personalidade não é uma característica apenas de ditaduras. Em democracias esse culto é disfarçado de mero populismo. E as "visões ocidentais" com você chama é a única coisa concreta que temos sobre Saddam ja que a única outra fonte eram a imprensa iraquiana controlada por ele, que na verdade era uma máquina de propaganda. A imprensa ocidental, ainda que tendênciosa, tem infinitamente mais confiabilidade, verificabilidade e credibilidade que imprensas de países com cultura de terem tendências a ter uma imprensa politizada.

Seja como for eu removi o "admirador de Stalin" porque não encontrei uma fonte sequer respaldando tal afirmação. Coltsfan Talk to Me 14h43min de 30 de julho de 2012 (UTC)[responder]

Apenas para constar: encontrei duas matérias da Revista Veja sobre o culto à personalidade e o regime ditatorial de Saddam no Iraque [1] e [2]; em ambas as matérias é mencionado que Saddam é "admirador de Stalin". E isto parece confirmar a teoria... Lord MotaFala Faço 00h53min de 31 de julho de 2012 (UTC)[responder]

Bem, já que há uma fonte agora, eu vou reinseri a informação com a fonte apropriada. Se alguem discordar, por favor, diga! Coltsfan Talk to Me 00h59min de 31 de julho de 2012 (UTC)[responder]