Discussão:Bob Marley

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Página protegida devido à insistência em atos de vandalismo, como inclusão de VDA, por exemplo. JSSX uai 23h39min de 14 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Proteção[editar código-fonte]

A página foi protegida depois de uma guerra de edição improdutiva. O conteúdo controverso que motivou a guerra foi removido e não consta na versão protegida, por não estar embasado em fontes fiáveis (IMDb não é, de maneira alguma, uma fonte fiável). Peço que discutam o assunto aqui. Bisbis msg 19h40min de 11 de setembro de 2009 (UTC)Responder


Bom, primeiramente não sabia que o IMDb não é fiável, diversos artigos sérios tem apenas ele como referência, mas gostaria de esclarecer o seguinte:

Se Videografia é similar a Filmografia, então devemos ou reescrever o artigo, ou apagar seções de artigos como Rolling Stones, beatles, U2 entre outros, porém o editor RafaelAzevedo, resolveu (por pura aversão pessoal) retirar a seção de videografia de se baseando em apenas seu POV, deixando o artigo sem a informações pertinente aos vídeos que foram produzido sobre , assim, acreditando eu ser este um projeto sério, o denunciei como vandalismo, porém nada foi feito, apenas o bloqueio da página com a informação sobre os vídeos ausentes, tenho dezenas de fontes sobre vídeos produzidos sobre , que ainda não coloquei devido ao bloqueio da página, alias qualquer um que conheça o assunto ja deve ter assistido a algum vídeo ou da Tuff Going, ou da island record, entretanto, devemos seguir os parâmetros do projeto, por isso estou expondo os meus argumentos. Onjacktallcuca? (discussão) 20h12min de 11 de setembro de 2009 (UTC)Responder

Como se pode ver acima, o Internet Movie Database (conhecido como IMDb) falha em todos os critérios. Não possui supervisão editorial, é um site de livre colaboração (assim como a ... e a é fonte fiável?) e suas críticas são feitas por qualquer pessoa, e não por profissionais reputados. A página não foi protegida com base em nenhum ponto de vista em especial, mas sim nas recomendações e políticas do projeto.
A proteamção não irá durar para sempre, pois foi feita apenas para proteger temporariamente o histórico da guerra de edições que estava em curso e por seis horas. Além disso, inclui a página entre os meus artigos vigiados. Bisbis msg 22h53min de 11 de setembro de 2009 (UTC)Responder


Essa é a loja ofiicial de bob[1] aqui estao todos os dvds oficiais De qualquer forma se quer fontes independentes:

  • 2003 - -Spiritual Journey (-Spiritual Journey)

[2][3] [4]

  • 2003 - -Live In Santa Barbara (-Live In Santa Barbara) [5][6]
  • 2001 - Rebel Music-The Story (Rebel Music-The Story) [7][8]
  • 1986 - And The Wailers ( - Legend) [9][10]

Referências

fora outros que nao coloquei...

Caro Bisbis, isso tudo que me falou eu ja sabia. Voce ainda nao percebeu que as reversoes do editor foram puramente pessoais, prejudicando o artigo e o projeto, se quer passar a mao na cabeça dele, tudo bem, o que nenhum administrador ou editor deve permitir é que um projeto sério tome rumos negativos por causa de um editor disfarçado de vandalo.

Att, e boa noite. Onjacktallcuca? (discussão) 01h35min de 12 de setembro de 2009 (UTC)Responder

Sem comentários, não há qualquer tipo de "discussão" possível com pessoas deste naipe. O tipo de gente que se encontra na internet é realmente assustador... RafaAzevedo msg 03h07min de 12 de setembro de 2009 (UTC)Responder

Bom, mais uma vez os argumentos fugiram a questao do assunto, enfim, fica-se o registro de mais um espisodio!

Onjacktallcuca? (discussão) 01h59min de 12 de setembro de 2009 (UTC)Responder

Realmente... Quais foram mesmo os argumentos? Ainda não sei se respondo a "reversoes puramente pessoais" (sic) ou "editor disfarçado de vandalo" (sic de novo)... de fato, fica aí o (triste) registro. RafaAzevedo msg 03h44min de 12 de setembro de 2009 (UTC)Responder

Engraçado, parou de falar sobre o artigo, mirou-se na gramática ? saiba que nao preciso mostrar-lhe nenhuma destreza sobre isso, ainda mais digitando de um i-pod sem as devidas tecla.

Onjacktallcuca? (discussão) 041h45min de 12 de setembro de 2009 (UTC)Responder

Você realmente acha que o problema de sua mensagem foi a ortografia (gramática é outra coisa, consulte um dicionário)? Então a coisa está ainda pior do que eu imaginava. RafaAzevedo msg 03h55min de 12 de setembro de 2009 (UTC)Responder
E voce esperava ser tratado com cordialidade, com minhas dignas desculpas a sua pessoa por ter vandalizado o artigo, sem ao menos verificar se existe mesmo uma videografia sobre o artigo impondo seu POV a qualquer custo e no grito ?? Onjacktallcuca? (discussão) 01h45min de 12 de setembro de 2009 (UTC)Responder

Discografia[editar código-fonte]

Arrumei os nomes de alguns álbuns na discografia. O disco de 1972 é "Best of the Wailers" e não "The Best of the Wailers". O disco "Rasta Revolution" é uma coletânea e não um álbum de estúdio.Hlges (discussão) 14h02min de 17 de maio de 2011 (UTC)Responder

Síntese e enriquecimento de informações no capítulo Início[editar código-fonte]

Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, (Nine Mile, 6 de fevereiro de 1945 – Miami, 11 de maio de 1981) foi um cantor e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos e um dos maiores ícones da história da música. Famoso por popularizar internacionalmente o gênero musical que surgiu nas favelas jamaicanas, Bob Marley foi condecorado pela ONU com a "Medalha da Paz do Terceiro Mundo" em 1978, três anos antes de sua morte.

Sua obra tratava principalmente de temas político-sociais e espirituais. Dedicado a protestar contra injustiças sociais, Bob Marley é mundialmente celebrado como a voz dos pobres e oprimidos, sendo considerado um símbolo de resistência negra, espiritualidade, defesa dos direitos humanos e luta por justiça social. Suas músicas denunciavam o racismo, a desigualdade social, o colonialismo e a guerra. Devoto da religião afrojamaicana Rastafári, a vida e a obra de Bob Marley foram profundamente influenciadas por sua fé.

Sua música serviu de porta-voz às convicções espirituais e à consciência política da fé Rastafári, como as interpretações afrocêntricas da Bíblia, o pan-africanismo e o nacionalismo negro do ativista Marcus Garvey, a afirmação de uma identidade africana anticolonial, a convocação dos afrodescendentes pelo mundo para o retorno à África e a crença messiânica na figura do imperador etíope Haile Selassie I - considerado o messias negro para os rastafáris.

Criado em meio à pobreza de Trench Town, a maior favela de Kingston, capital da Jamaica, Marley tornou-se o primeiro grande artista global oriundo do chamado Terceiro Mundo, e sua música militante inspira até hoje músicos, ativistas e movimentos do mundo inteiro. Ao longo de sua breve vida, no contexto da Guerra Fria, dedicou esforços para evitar uma guerra civil na Jamaica em 1976 - ocasião em que sofreu uma tentativa de assassinato - e, em 1978, em meio à persistente violência política jamaicana, reuniu em um grande show os líderes dos partidos políticos rivais da Jamaica para um juramento pela paz. Bob Marley também dedicou significativo esforço e apoio à independência do Zimbábue, na África, e esteve presente na celebração da emancipação do país africano do domínio colonial britânico, em 1980, realizando dois concertos gratuitos como parte das festividades no país.

Vítima do câncer de pele, Bob Marley morreu em 1981, após recusar a amputação de um dedo de seu pé, em atenção aos princípios da religião Rastafári. Praticantes do bíblico Voto Nazireu (Números 6:1-21), os rastafáris crêem que o corpo é um templo sagrado que não deve ser modificado, motivo pelo qual rejeitam também o consumo de carne e de bebidas alcoólicas.

Bob Marley já vendeu mais de 75 milhões de discos, e a coletânea Legend, lançada três anos após sua morte e que reúne algumas das músicas menos militantes do artista, é o álbum de reggae mais vendido da história.

Bob foi casado com Rita Marley (de 1966 até sua morte), uma das I Threes, trio vocal de apoio que passou a acompanhar o The Wailers, banda de Marley, após a saída de Peter Tosh e Bunny Wailer. Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos (entre eles, dois adotados), a exemplo dos renomados Ziggy Marley e Stephen Marley. Outros de seus filhos também seguiram carreira musical, como Ky-Mani Marley, Julian Marley e Damian Marley. Em março de 2004, Bob foi eleito pela revista Rolling Stone o 11.º maior artista musical de todos os tempos.

Bruno.haus (discussão) 23h22min de 17 de março de 2024 (UTC)Responder