Discussão:Dracena

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ex-artigo bom Dracena é um artigo anteriormente considerado bom. Por favor veja as ligações nos marcos alcançados para a página original de nomeação (para artigos mais antigos, pode não haver arquivo) e veja por que foi removido dos artigos destacados.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
28 de maio de 2011 Candidato a artigo destacado Não promovido
10 de maio de 2012 Candidato a artigo bom Não promovido
27 de fevereiro de 2015 Candidato a artigo bom Promovido
9 de janeiro de 2021 Revalidação de artigo bom Despromovido
Estatuto atual: Ex-artigo bom

Viabilidade da desambiguação[editar código-fonte]

Gostaria de contestar essa página de desambiguação.

"Dracena" é uma coisa, "Dracaena" é outra, bem diferente. Não gosto de nos comparar com outras wikis, mas, essa distinção é tamanha que seguer existe algo como "Dracena (desambiguação)" na wiki.en, havendo, sim "Dracaena", uma página de desambiguação que inclusive remete ao artigo sobre a cidade.

Também não gosto de usar o Google como argumento, mas uma rápida consulta mostra que a cidade é muito mais citada que os diversos tipos de plantas. As plantas são mais comumente citadas como Dracaena, e o termo "Dracena", refere-se, na maior parte das vezes, à cidade de São Paulo.

A audacidade é um dos princípios fundamentais da wikipédia, mas o respeito também. Por isso, gostaria de iniciar uma discussão sobre o tema. Reverter ou não as edições não é algo que gostaria de fazer agora, pois não gosto de usar do meu poder de administrador para tomar decisões unilaterais.

O que eu gosto de usar? As páginas de discussões da wikipédia.

Flávio, o Maddox (msg!contrib) 00h56min de 5 de Novembro de 2007 (UTC)


Há algum tempo venho observando que a {{desambiguação}} vem se desvirtuando, pois só deveria ser usada para palavras homógrafas. Têm-se criado desambiguações para palavras "parecidas", o que, em vez de ajudar, prejudica a pesquisa do consulente, que é remetido à desambig sem ter oportunidade de verificar outras opções. Yanguas msg 18h55min de 5 de Novembro de 2007 (UTC)

Sobre esta desambiguação, concordo em termos. É comum, sim, referir-se a alguma espécie de Dracaena pelo nome vulgar (Dracena). Por outro lado, acho que Dracena deveria remeter a um artigo principal, e que seja a cidade, se for o mais consultado, e lá inserir a {minidesambig} para a página de desambiguação. Como bem disse o Yanguas, isso só burocratiza a Wikipedia. É como se Marechal Deodoro remetesse a uma desambiguação, em vez de cair logo nalgum verbete. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 01h51min de 19 de Novembro de 2007 (UTC)

Aliás, considerando-se o exemplo de Marechal Deodoro, se o único caso de Dracena for a cidade e a família de plantas, então que se faça logo a {minidesambig} para Dracaena duma vez. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 01h54min de 19 de Novembro de 2007 (UTC)