Discussão:Luzia (fóssil)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 12 de fevereiro de 2020 de Rui Gabriel Correia no tópico Onde mesmo?

Onde mesmo?[editar código-fonte]

Olá Chronus, o criador deste artigo, André Koehne, anda meio ausente, então, gostaria de chamar a sua atenção, na qualidade de editor ultimamente mais activo na página.

O artigo diz que o fóssil Luzia foi encontrado na Lapa Vermelha, uma gruta no município de Pedro Leopoldo. Já na página Lapa Vermelha diz que Lapa Vermelha é um sítio arqueológico localizado na região de Lagoa Santa, no município de Lagoa Santa. Diz ainda que o crânio de Luzia foi encontrado na Lapa Vermelha IV, no município de Confins, e inclui este mapa, o que contraria o que diz este outro que diz (Fig. 1) "Lapa Vermelha IV (Lagoa Santa area)".

O artigo Pedro Leopoldo reitera aqui que "Muito embora a maior parte das fontes dizem que o crânio foi encontrado na "região de Lagoa Santa", e o nome tenha sido dado em referência à outra cidade próxima, Santa Luzia, o fóssil foi mesmo encontrado em Pedro Leopoldo, no sítio arqueológico da Lapa Vermelha IV". Por sua vez, no artigo Lagoa Santa diz "A ossada de uma mulher encontrada na gruta de Lapa Vermelha IV, em Lagoa Santa, ganhou o apelido de Luzia".

Esta cartilha fala em "Lapa Vermelha IV (Pedro Leopoldo)" e aqui também fala em "Lapa Vermelha de Pedro Leopoldo", onde foi descoberto o crânio.

Portanto uma coisa é certa — todas as fontes concordam que foi na Lapa Vermelha. Falta agora desvendar por que as fontes dizem ora Pedro Leopoldo, ora Lagoa Santa. Neste outro mapa, a única gruta (ou complexo de grutas) está bem na área limítrofe entre os dois municípios.

Vou também pôr de parte qualquer confusão com a lagoa do mesmo nome, pois essa encontra-se bem centralizada no município a que deu o nome, como pode confirmar aqui.

Resta então aceitar que quaisquer referências a "região" em textos que falam sobre "região de Lagoa Santa" referem-se a espaços geográficos que não correspondem a divisões politico-administrativas. Sob esta hipótese, cabe então cogitar a possibilidade de se estar a falar da Área de Proteção Ambiental Carste de Lagoa Santa.

Se não e, temos aqui uma grande salgalhada.

Rui Gabriel Correia (discussão) 15h09min de 12 de fevereiro de 2020 (UTC)Responder