Duelo de escritores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Duelo de escritores foi um projeto pioneiro de competição literária que ocorria regularmente via internet. O projeto começou em 2007, com um grupo de jovens autores do estado brasileiro de Santa Catarina.[1]

No início, faziam parte do projeto os jornalistas Fábio Ricardo, Marina Melz e Thiago Floriano, o publicitário Rodrigo Oliveira e o biólogo Félix Rosumek.[2] Assim que que o projeto completou dois anos de atividades, Félix e Thiago saíram do grupo, sendo substituídos por Marcelo Labes e Rafael Waltrick. Os textos originais dos dois primeiros anos foram mantidos no endereço inicial, do Blogspot, assim como os publicados entre 2008 e 2009 foram alocados em um novo endereço, no Wordpress.

Com o passar do tempo, o Duelo de Escritores migrou para domínio e servidores próprios, saindo dos provedores gratuitos de blogs. Posteriormente foi aberto à participação do público, recebendo dezenas de escritores de todo o país e inclusive de outros países para participarem das competições literárias.

Regras da competição[editar | editar código-fonte]

Regras iniciais[3][editar | editar código-fonte]

O tema da rodada era publicado nos dias terminados em 1 (1º, 11 e 21). Os escritores tinham até os dias terminados em 6 (6, 16 e 26) para escrever os textos e postá-los no site. Leitores e duelistas votam nos melhores textos até os dias terminados em 0 (10, 20 e 30). O autor do texto mais votado escolhia o tema seguinte.

Regras posteriores[editar | editar código-fonte]

As rodadas passaram a ser realizadas em quinzenas. No dia 1º, eram postados os temas a serem seguidos. Os escritores tinham até o dia 10 para escrever os textos e enviá-los para o e-mail participe@duelodeescritores.com. Leitores e duelistas votavam nos melhores textos até o dia 15. No dia 16 se iniciava uma nova rodada, com os textos sendo publicados até o dia 26, quando começava a votação, que se encerrava no dia 30.

Duelistas[editar | editar código-fonte]

Escritores fundadores[editar | editar código-fonte]

Escritores que já passaram pelo Duelo[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.