Ela Wiecko

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ela Wiecko
Nascimento 14 de setembro de 1948 (68 anos)
Curitiba
Nacionalidade  Brasileira
Alma mater Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ocupação Procuradora da República

Ela Wiecko Volkmer de Castilho (Curitiba, 14 de setembro de 1948) é uma jurista brasileira.[1]

Bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná e doutora em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1996.

Ingressou no Ministério Público Federal em 1973, por concurso público. Com atuação em questões de direitos humanos desde 1985, quando foi designada para o Setor de Direitos Humanos na Procuradoria da República no Estado de Santa Catarina.

Torna-se subprocuradora-geral da República em 1992 e desde 2001 seu nome constava da lista tríplice para o cargo de procurador-geral da República, elaborada por votação pela Associação Nacional dos Procuradores da República.

Foi Vice-Procuradora-Geral da República. Pediu exoneração do cargo em 30 de agosto de 2016 após a divulgação de um vídeo no qual ela participa de uma manifestação contra o então presidente em exercício, Michel Temer.[2] Ao renunciar, externou a sua indignação pois alertou que o Vice Presidente está sendo denunciado pelo MPF e nada está sendo feito a respeito. Trazendo um alerta de que, caso o senhor Temer seja transformado em presidente na data de 31/08/16, terá imunidade processual, ficando impune. Foi a primeira ouvidora-geral do Ministério Público Federal[1].

Magistério[editar | editar código-fonte]

Desde 1980 é professora concursada na Universidade Federal do Paraná. Lecionou também na Universidade Federal de Santa Catarina e na Universidade de Brasília.

Referências

  1. a b «Ela Wiecko Volkmer de Castilho». Procuradoria Geral da República 
  2. «Primeira Edição». www.primeiraedicao.com.br. Consultado em 30 de agosto de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]