Escaldes-Engordany

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Escaldes-Engordany
  paróquia  
Vista de Escaldes-Engordany; à esquerda avista-se a torre-pináculo do Centro Termolúdico Caldea
Vista de Escaldes-Engordany; à esquerda avista-se a torre-pináculo do Centro Termolúdico Caldea
Selo de Escaldes-Engordany
Selo
Localização da paróquia de Escaldes-Engordany em Andorra
Localização da paróquia de Escaldes-Engordany em Andorra
Escaldes-Engordany está localizado em: Andorra
Escaldes-Engordany
Localização da capital de Escaldes-Engordany em Andorra
Coordenadas 42° 30' 32" N 1° 32' 27" E
País  Andorra
Criação da paróquia 1978
Capital Escaldes-Engordany
Administração
- cónsul mayor Trini Marín
- cónsul menor Marc Calvet
Área
- Total 30 km²
Altitude 1 050 m
População (2016)
 - Total 14 521
    • Densidade 484 hab./km²
Gentílico escaldenc/a
Código postal AD700
Website www.e-e.ad

Escaldes-Engordany ou les Escaldes i Engordany é uma paróquia do principado de Andorra. Com 30 km² de área e 14 395 habitantes em 2011, é a paróquia andorrana mais populosa a seguir a Andorra-a-Velha, com a qual forma uma área urbana contínua. Situa-se no centro do país, na confluência dos rios Valira do Norte e Valira Oriental. Até 1978 era parte da paróquia de Andorra-a-Velha. A sua capital, homónima, resultou da união em 1726 de duas localidades distintas e anteriormente bem diferenciadas — Les Escaldes e Engordany.

O nome deve-se às numerosas fontes de água quente existentes na área e que são usadas em termas desde o período romano. Ainda hoje muitos dos numerosos hotéis da paróquia oferecem serviços termais e é em Escaldes-Engordany que se situa o Centro Termolúdico Caldea, um grande centro termal e lúdico.

História[editar | editar código-fonte]

Há muito poucos dados da área anteriores à Idade Média, embora se saiba que diversos locais estratégicos dos Valls de Andorra fossem habitados. Um desses locais foi Antuix de Engordany. Sabe-se também que Engordany era havitado no século II ou II a.C.

Há mais muitos mais dados sobre o período medieval, graças à documentação do Mosteiro de São Saturnino de Tabérnolas, onde há textos que falam de pequenos núcleos habitados: Engordany, Els Vilars d'Engordany, el Fener y Engolaster, comunidades fortemente tradicionais, que se caracterizavam pela posse comunal da terra e cujos habitantes viviam de recoleção, pecuária e agricultura. Em alguns documentos do século XII é citado um grupo de "bons homens", provavelmente os chefas de cada casa, que se reuniam quando era necessário tomar uma decisão importante para a comunidade: os prohombres, personagens dotados de algum tipo de significado social, económico e sobretudo moral entre os vizinhos.

Entre os séculos XIV e XV, a situação de conflito e pressão senhorial sobre as comunidades da zona pode ter contribuído para a aparição de grupos de artesãos cada vez mais desvinculados do trabalho agrícola e pecuário, que se dedicaram a atividades até então consideradas complementares. Na zona de Engordany sobressaíram os fabricantes de tecidos de lã.

A existência de águas termais, necessárias para lavar e tingir a lã, possibilitou o surgimento de uma indústria têxtil rudimentar na aldeia de Caldes. O desenvolvimento desta indústria levou à criação em 1604 da Confraria dos Paraires [a] e Tecelões de São Pedro Mártir e Santo Ivo (em catalão: Confraria de Paraires i Teixidors de Sant Pere Màrtir i Sant Ivó[b]

Património[editar | editar código-fonte]

  • Igreja de Sant Miquel d'Engolasters

Notas[editar | editar código-fonte]

[a] ^ Os paraires eram as pessoas que se dedicavam a preparar a lã para posteriormente ser tecida.
[b] ^ A igreja de Escaldesé dedicada a São Pedro Mártir.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Escaldes-Engordany
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia de Andorra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.