Lennie Briscoe: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 33: Linha 33:


Jerry Orbach interpretou o advogado de defesa Frank Lehrmann, no episódio "The Wages of Love", da segunda temporada da série, antes de assumir o papel de Briscoe.
Jerry Orbach interpretou o advogado de defesa Frank Lehrmann, no episódio "The Wages of Love", da segunda temporada da série, antes de assumir o papel de Briscoe.

==Vida pessoal ==
Nascido em 2 de janeiro de 1940,<ref>''Law & Order'', ep. "Virus", exibido originalmente em 21 de abril de 1993.</ref> Briscoe é um veterano de dois [[casamento]]s fracassados e tem duas filhas, Cathy e Julia, e um sobrinho, o detetive Ken Briscoe (interpretado pelo filho de Orbach, [[Chris Orbach|Chris]]). Sua família é um tanto [[Disfunção|disfuncional]], no entanto; [[Alcoolismo|alcoólatra]] (fica [[Sobriedade|sóbrio]] apenas na [[meia-idade]]), Briscoe esteve bastante ausente das vidas de suas filhas, com quem mantém relações distantes e acidentadas na vida adulta. Lenny sente-se culpado, especialmente quando Cathy, uma viciada em [[metanfetamina]], é assassinada por um [[Tráfico de drogas|traficante de drogas]], após ter testemunhado contra ele no tribunal.<ref name="ReferenceA">''Law & Order'', ep. "Damaged", exibido originalmente em 6 de maio de 1998.</ref> Briscoe só encontra algum consolo quando o traficante morre de [[overdose]] de [[heroína]].<ref>''Law & Order'', ep. "Hate", exibido originalmente em 6 de janeiro de 1999.</ref>

No episódio "Aftershock", de 1996, após testemunhar uma [[execução]] de um criminoso cujo caso ele ajudou a investigar, Briscoe volta a beber, com consequências desastrosas; a [[promotor]]a [[Claire Kincaid]] ([[Jill Hennessy]]) é atingida e morta por um [[motorista bêbado]], ao levá-lo de volta para casa após apanhá-lo num [[bar]].<ref>''Law & Order'', ep. "Aftershock", exibido originalmente em 22 de maio de 1996.</ref> A experiência mexe profundamente com ele, que permanece sóbrio pelo resto da vida.

Briscoe foi criado como [[Catolicismo|católico]], porém é [[Judaísmo|judeu]] por parte de pai, e ocasionalmente frequenta serviços religiosos judaicos como uma cortesia à sua primeira esposa.<ref>''Law & Order'', ep. "Blood Libel", exibido originalmente em 3 de janeiro de 1996.</ref> Seu pai sofreu do [[Mal de Alzheimer]].<ref>''Law & Order'', ep. "Golden Years", exibido originalmente em 5 de janeiro de 1994.</ref> Embora não seja judeu de acordo com a definição tradicional, Briscoe foi por vezes alvo do [[antissemitismo]] de criminosos e até mesmo de alguns de seus colegas de profissão. Desenvolveu uma amizade com um dos poucos policiais judeus durante sua temporada na série, [[John Munch|John Munch]] ([[Richard Belzer]]), apesar do ressentimento inicial de Munch ao descobrir que Briscoe teve um caso com uma de suas ex-mulheres.


==Histórico de trabalho==
==Histórico de trabalho==

Revisão das 11h48min de 16 de dezembro de 2009

Lennie Briscoe
Personagem de Law & Order; Law & Order: Trial by Jury
Ficheiro:Jorbach.jpg
Jerry Orbach como Lennie Brisco, 2002.
Primeira aparição Law & Order:
25 de novembro, 1992
("Point of View", 3ª temporada)
Trial by Jury:
3 de março, 2005
("The Abominable Showman", 1ª temporada)
Última aparição Law & Order:
19 de maio, 2004
("C.O.D.", 14ª temporada)
Trial by Jury:
4 de março, 2005
("Forty-One Shots", 1ª temporada)
Precedido por Phil Cerreta (Law & Order)
Sucedido por Joe Fontana (Law & Order)
Chris Ravell (Trial by Jury)
Intéprete(s) Jerry Orbach
Número de episódios 273 (Law & Order)
2 (Trial by Jury)
Informações
Nome completo Leonard W. Briscoe
Apelido(s) Lennie
Ocupação Policial do NYPD
Rank Detetive
Divisão Homicídios (Law & Order)
Promotoria de justiça (Trial by Jury)

Leonard W. "Lennie" Briscoe é um personagem fictício da série de televisão policial americana Law & Order, da NBC. Briscoe, que apareceu no programa durante doze temporadas (de 1992 a 2004), foi criado por Walon Green e Rene Balcer, e interpretado por Jerry Orbach. Também apareceu em todos os três spin-offs da série Law & Order, e fez parte do elenco inicial de Law & Order: Trial by Jury.

Briscoe foi eleito o 30º maior personagem de televisão de todos os tempos pela Bravo TV.[1]

No universo Law & Order

Lennie Briscoe é introduzido na série no episódio "Point of View", como o novo detetive sênior no Departamento de Homicídios do 27º Esquadrão de Detetives do Departamento de Polícia de Nova York.[2] Seu chefe, durante a sua primeira temporada no programa, é o capitão Don Cragen (Dann Florek); um ano mais tarde, a tenente Anita Van Buren (S. Epatha Merkerson) assume o comando do esquadrão. Anteriormente, Briscoe trabalhava como detetive no 116º Esquadrão de Detetives, no bairro do Queens.[3]

Briscoe entra para o esquadrão depois que o parceiro do detetive Mike Logan (Chris Noth), o sargento Phil Cerreta (Paul Sorvino), é baleado por um negociante de armas no mercado negro, e recebe uma função burocrática.

Logan é transferido para o Departamento de Disputas Domésticas, em Staten Island, no episódio "Pride", de 1995, após golpear um político que acabara de evadir uma acusação de assassinato[4] (baseado no caso Dan White), e é substituído por Rey Curtis (Benjamin Bratt).[5] Quatro anos mais tarde, Curtis obtém uma aposentadoria precoce para cuidar de sua esposa, que sofre de esclerose múltipla,[6] e é substituído por Ed Green (Jesse L. Martin), em 1999.[7]

Jerry Orbach interpretou o advogado de defesa Frank Lehrmann, no episódio "The Wages of Love", da segunda temporada da série, antes de assumir o papel de Briscoe.

Vida pessoal

Nascido em 2 de janeiro de 1940,[8] Briscoe é um veterano de dois casamentos fracassados e tem duas filhas, Cathy e Julia, e um sobrinho, o detetive Ken Briscoe (interpretado pelo filho de Orbach, Chris). Sua família é um tanto disfuncional, no entanto; alcoólatra (fica sóbrio apenas na meia-idade), Briscoe esteve bastante ausente das vidas de suas filhas, com quem mantém relações distantes e acidentadas na vida adulta. Lenny sente-se culpado, especialmente quando Cathy, uma viciada em metanfetamina, é assassinada por um traficante de drogas, após ter testemunhado contra ele no tribunal.[9] Briscoe só encontra algum consolo quando o traficante morre de overdose de heroína.[10]

No episódio "Aftershock", de 1996, após testemunhar uma execução de um criminoso cujo caso ele ajudou a investigar, Briscoe volta a beber, com consequências desastrosas; a promotora Claire Kincaid (Jill Hennessy) é atingida e morta por um motorista bêbado, ao levá-lo de volta para casa após apanhá-lo num bar.[11] A experiência mexe profundamente com ele, que permanece sóbrio pelo resto da vida.

Briscoe foi criado como católico, porém é judeu por parte de pai, e ocasionalmente frequenta serviços religiosos judaicos como uma cortesia à sua primeira esposa.[12] Seu pai sofreu do Mal de Alzheimer.[13] Embora não seja judeu de acordo com a definição tradicional, Briscoe foi por vezes alvo do antissemitismo de criminosos e até mesmo de alguns de seus colegas de profissão. Desenvolveu uma amizade com um dos poucos policiais judeus durante sua temporada na série, John Munch (Richard Belzer), apesar do ressentimento inicial de Munch ao descobrir que Briscoe teve um caso com uma de suas ex-mulheres.

Histórico de trabalho

Detetive sênior Detetive júnior Supervisor Divisão Duração
Lennie Briscoe Mike Logan Don Cragen Homicídios 19921993
Lennie Briscoe Mike Logan Anita Van Buren Homicídios 19931995
Lennie Briscoe Rey Curtis Anita Van Buren Homicídios 19951999
Lennie Briscoe Ed Green Anita Van Buren Homicídios 19992004
Lennie Briscoe Hector Salazar Arthur Branch Promotoria 2005

Referências

  1. «The 100 Greatest TV Characters». Bravo TV. Consultado em 18 de outubro de 2006 
  2. Law & Order, ep. "Point of View", exibido originalmente em 25 de novembro de 1992.
  3. Law & Order, ep. "Corruption", exibido originalmente em 30 de outubro de 1996.
  4. Law & Order, ep. "Pride", exibido originalmente em 24 de maio de 1995.
  5. Law & Order, ep. "Bitter Fruit", exibido originalmente em 20 de setembro de 1995.
  6. Law & Order, ep. "Refuge (2)", exibido originalmente em 26 de maio de 1999.
  7. Law & Order, ep. "Gunshow", exibido originalmente em 22 de setembro de 1999
  8. Law & Order, ep. "Virus", exibido originalmente em 21 de abril de 1993.
  9. Law & Order, ep. "Damaged", exibido originalmente em 6 de maio de 1998.
  10. Law & Order, ep. "Hate", exibido originalmente em 6 de janeiro de 1999.
  11. Law & Order, ep. "Aftershock", exibido originalmente em 22 de maio de 1996.
  12. Law & Order, ep. "Blood Libel", exibido originalmente em 3 de janeiro de 1996.
  13. Law & Order, ep. "Golden Years", exibido originalmente em 5 de janeiro de 1994.

Predefinição:Law & Order: Trial by Jury

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.