Serra de Montejunto: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Iznogud (discussão | contribs)
m
Pequena gralha no texto: falta de espaço após ponto final.
Linha 14: Linha 14:
|Melhor rota=
|Melhor rota=
}}
}}
A '''Serra de Montejunto''' é uma serra de Portugal. É o miradouro natural mais alto da [[Estremadura]], elevando-se a 666 m de altitude. Esta estrutura geológica, com 15 km de comprimento e 7 km de largura, é rica em [[algar]]es, grutas, lagoas residuais, [[necrópole]]s e fósseis pré-históricos.Situa-se no norte do [[distrito de Lisboa]], entre os concelhos do [[Cadaval]], a norte, e [[Alenquer (Portugal)|Alenquer]], a sul.
A '''Serra de Montejunto''' é uma serra de Portugal. É o miradouro natural mais alto da [[Estremadura]], elevando-se a 666 m de altitude. Esta estrutura geológica, com 15 km de comprimento e 7 km de largura, é rica em [[algar]]es, grutas, lagoas residuais, [[necrópole]]s e fósseis pré-históricos. Situa-se no norte do [[distrito de Lisboa]], entre os concelhos do [[Cadaval]], a norte, e [[Alenquer (Portugal)|Alenquer]], a sul.
Apenas 65 km a separam de Lisboa, distância que facilmente se percorre utilizando as auto-estradas [[A1 (autoestrada)|A1]], usando a saída de [[Aveiras de Cima]], ou a [[A8 (autoestrada)|A8]], saídas de [[Campelos]] ou de [[Bombarral]], em direcção ao Cadaval.
Apenas 65 km a separam de Lisboa, distância que facilmente se percorre utilizando as auto-estradas [[A1 (autoestrada)|A1]], usando a saída de [[Aveiras de Cima]], ou a [[A8 (autoestrada)|A8]], saídas de [[Campelos]] ou de [[Bombarral]], em direcção ao Cadaval.



Revisão das 12h03min de 29 de janeiro de 2011

Serra de Montejunto
Serra de Montejunto
Serra de Montejunto
Coordenadas 39° 10′ 30″ N, 9° 03′ 00″ O
Altitude 666 m (2.185 pés)
Localização Portugal Portugal
Cordilheira Sistema Montejunto-Estrela

A Serra de Montejunto é uma serra de Portugal. É o miradouro natural mais alto da Estremadura, elevando-se a 666 m de altitude. Esta estrutura geológica, com 15 km de comprimento e 7 km de largura, é rica em algares, grutas, lagoas residuais, necrópoles e fósseis pré-históricos. Situa-se no norte do distrito de Lisboa, entre os concelhos do Cadaval, a norte, e Alenquer, a sul. Apenas 65 km a separam de Lisboa, distância que facilmente se percorre utilizando as auto-estradas A1, usando a saída de Aveiras de Cima, ou a A8, saídas de Campelos ou de Bombarral, em direcção ao Cadaval.

Em Montejunto existem as ruínas de dois conventos: um mais antigo dominicano, do século XII, e outro que não chegou a ser concluído. Os monges do primeiro, aproveitando as condições climáticas da serra, construíram tanques onde recolhiam gelo que depois enviavam para Lisboa. É por este motivo que Montejunto é também conhecida por serra da Neve. Esta indústria perdurou até 1885. A pouca distância das ruínas do convento, ficam as Ermidas da Senhora das Neves, do século XIII e de São João, revestidas de azulejos.

Situada na sequência do alinhamento montanhoso do maciço calcário da Estremadura, a Serra de Montejunto oferece um curioso contraste paisagístico e climatérico. A oeste, envoltas pelo azul do mar encontram-se as ilhas das Berlengas e a noroeste, o Sítio da Nazaré, a sul o "cinza" das cristas da Serra de Sintra e para sudeste os campos verdes das Lezírias do Tejo e dos "Olivais de Santarém". Quanto a estruturas de construção humana é possível avistar, em dias de boa visibilidade, os pilares da Ponte 25 de Abril. No sopé da serra encontra-se a vila da Abrigada e a base aérea da Ota.

É agradável visitar o Miradouro da Cruz Salvé Rainha, onde os monóculos e leitores de paisagem permitem conhecer melhor a Serra.

Subindo ao cume da Serra desfruta-se da imensidão e beleza desta "varanda da Estremadura", área protegida de âmbito regional.

Ligações externas