Internet no Brasil: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 8: Linha 8:
COMA PAO DE QUEIJO HAHUIAHEUHAUEHUAE
COMA PAO DE QUEIJO HAHUIAHEUHAUEHUAE


Em [[1988]], o [[Laboratório Nacional de Computação Científica]] (LNCC) conseguiu se conectar a Universidade de Maryland, acessando a [[Bitnet]] (''Because It's Time Network''), uma rede que permitia a troca de mensagens. No mesmo ano, em [[São Paulo]] a [[Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo]] (FAPESP) se conectou ao ''[[Fermi National Accelerator Laboratory]]'' (Fermilab) em [[Chicago]], também por meio da Bitnet.
Em [[1988]], o [[Laboratório Nacional de Computação Científica]] (LNCC) conseguiu se conectar a Universidade de Maryland, acessando a [[Bitnet]] (''Because It's Time Network''), uma rede que permitia a troca de mensagens.TRROLLLL
No mesmo ano, em [[São Paulo]] a [[Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo]] (FAPESP) se conectou ao ''[[Fermi National Accelerator Laboratory]]'' (Fermilab) em [[Chicago]], também por meio da Bitnet.


Em [[1989]], a [[Universidade Federal do Rio de Janeiro]] também se conectou à Bitnet através de uma universidade americana, tornando-se a terceira instituição a ter acesso a essa [[tecnologia]]. Nesse ano, foi criada, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a [[Rede Nacional de Pesquisa]] (RNP), que durante a [[década de 1990]] foi a responsável por fornecer acesso a internet a aproximadamente 600 instituições, ou seja, por volta de 65 mil usuários.
Em [[1989]], a [[Universidade Federal do Rio de Janeiro]] também se conectou à Bitnet através de uma universidade americana, tornando-se a terceira instituição a ter acesso a essa [[tecnologia]]. Nesse ano, foi criada, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a [[Rede Nacional de Pesquisa]] (RNP), que durante a [[década de 1990]] foi a responsável por fornecer acesso a internet a aproximadamente 600 instituições, ou seja, por volta de 65 mil usuários.

Revisão das 10h22min de 7 de maio de 2013

A internet no Brasil se desenvolveu junto ao meio acadêmico e científico, e no seu início, o acesso era restrito a professores e funcionários de universidades e instituições de pesquisa. Somente no ano de 1995 a internet deixou de ser privilégio das universidades e da iniciativa privada para se tornar de acesso público. Desde então o número de provedores que oferecem o serviço e número de usuários que utilizam este recurso aumentam a cada ano.

Primeiros passos

No ano de 1987, foi realizada uma reunião na Universidade de São Paulo, na qual estavam presentes representantes do governo e da Embratel, com o objetivo de criar uma rede que visava interligar a comunidade acadêmica e científica do Brasil com outros países com a finalidade de trocar informações. COMA PAO DE QUEIJO HAHUIAHEUHAUEHUAE

Em 1988, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) conseguiu se conectar a Universidade de Maryland, acessando a Bitnet (Because It's Time Network), uma rede que permitia a troca de mensagens.TRROLLLL

No mesmo ano, em São Paulo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) se conectou ao Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab) em Chicago, também por meio da Bitnet.

Em 1989, a Universidade Federal do Rio de Janeiro também se conectou à Bitnet através de uma universidade americana, tornando-se a terceira instituição a ter acesso a essa tecnologia. Nesse ano, foi criada, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que durante a década de 1990 foi a responsável por fornecer acesso a internet a aproximadamente 600 instituições, ou seja, por volta de 65 mil usuários.

A internet brasileira na década de 1990

No ano de 1991, o acesso a rede de informações, já denominada internet, já era utilizada também por órgãos do governo e instituições educacionais de pesquisa. Nessa época a internet era utilizada para transferências de arquivos, debates e acesso a base de dados nacionais e internacionais. Em 1992, ocorreu a implantação de uma rede que cobria grande parte do país. Inicialmente interligava onze estados, uma rede de equipamentos e linhas de comunicação que compunham o que se pode chamar de central da RNP.

Nos anos seguintes seguiu o processo de divulgação dos benefícios da internet entre os estudantes e empresas privadas. Em 1994, alunos da USP criaram inúmeras páginas na Web, estima-se que mais da metade existentes no país haviam sido elaborados pelos mesmos. Somente em 1995, foi realizada a primeira transmissão a longa distância entre os estados, realizada por São Paulo e Rio Grande do Sul, e finalmente neste mesmo ano foi liberada a operação comercial no Brasil, mas ainda assim sem alcançar grande desenvolvimento. No mesmo ano, foi criado o Comitê Gestor da Internet no Brasil, com a atribuição de coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.

Fatos que marcaram a história da internet no Brasil

Ibase

O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) trata-se de uma instituição autônoma que tinha como um dos seu objetivos levar informação à sociedade civil, incluindo o acesso a rede de computadores.

Pioneiros no assunto, na década de 1980, o Ibase ligou-se a uma instituição internacional a qual visava a troca de informações entre ONG’s por meio de correio eletrônico.

Em 1989, o Ibase juntamente com o Institute for Global Communications, dos Estados Unidos e outras agências internacionais, colocaram em funcionamento o Alternex, que era um serviço de troca de mensagens e conferências eletrônicas, inovador no país.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.