Arma branca: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
HVL (discussão | contribs)
m Foram revertidas as edições de 2001:8A0:F586:8F01:9433:9069:710E:730B para a última revisão de 201.51.89.34, de 22h52min de 3 de...
Linha 26: Linha 26:
As '''''perfurocortocontundentes''''' podem [[corte|cortar]], perfurar e fraturar o alvo. Exemplos desse tipo de arma branca são o [[facão]] de selva, a [[katana]], o [[montante]], a [[cimitarra]] e a [[kusarigama]].
As '''''perfurocortocontundentes''''' podem [[corte|cortar]], perfurar e fraturar o alvo. Exemplos desse tipo de arma branca são o [[facão]] de selva, a [[katana]], o [[montante]], a [[cimitarra]] e a [[kusarigama]].


{{clear}}
As armas sem nenhuma destas qualidades não são consideradas armas brancas.
<gallery>
<gallery>
Ficheiro:Thiers Issard Fox and Rooster open (white background).jpg | [[Navalha]] de barbeiro, arma branca cortante.
Ficheiro:Thiers Issard Fox and Rooster open (white background).jpg | [[Navalha]] de barbeiro, arma branca cortante.

Revisão das 13h26min de 24 de dezembro de 2015


Designa-se arma branca um objeto que possa ser utilizado agressivamente, para defesa ou ataque, mas cuja utilização normal é outra, geralmente para trabalho. Machados, facas e martelos são armas brancas; já outras armas como pistolas e rifles, por exemplo, não se incluem nessa categoria, pois são armas de fogo e a sua finalidade primária é ferir um oponente.

Noutra definição, arma branca é todo objeto criado para ferir alguém. Independentemente de levar a morte ou não. Exs.: espada; soco inglês; chuço; punhal; nunchaco; etc. Nesta definição, objetos como faca, facão, foice, tesoura, etc., não são armas brancas em virtude de seu fim não ser ferir a alguém, mas funções diversas, como cortar carnes, legumes, madeira, panos, etc. Agora, se estes objetos forem utilizados para ferir a alguém, serão chamados de "instrumentos do/de crime".

Espécies

Os sete tipos de armas brancas.

As armas brancas se classificam em sete espécies: cortantes, perfurantes, perfurocortantes, contundentes, cortocontundentes, perfurocontundentes e perfurocortocontundentes.

As armas brancas cortantes são os instrumentos que se caracterizam por uma borda delgada, denominada gume ou corte, afiada o bastante para seccionar tecidos por meio de uma pressão deslizante, que provocará maior talho à medida que a lâmina se desloca. Os exemplos clássicos são a gilete e a navalha de barbeiro.

As perfurantes são os instrumentos terminados em ponta aguda, de secção circular ou poligonal. Servem para perfurar, não produzindo corte. A chave de fenda, um Formão e a agulha são os melhores exemplos.

As contundentes atuam pela pressão de choque, tirando partido do momento linear causado pela sua massa ao serem brandidas. O taco de beisebol, o martelo, a soqueira e o rolo de massa e panela são exemplos.

As perfurocortantes são os objetos constituídos por uma lâmina que apresenta uma ponta e um ou mais gumes. São utilizadas para perfurar e cortar. Exemplos ilustrativos são a faca, a adaga e a garrafa (quebrada).

As cortocontundentes são as peças que atuam cortando, mas que por conta também de sua massa, acabam igualmente exercendo um efeito contundente ou esmagador sobre os tecidos atingidos. A guilhotina, o machado, o cutelo e a foice são bons exemplos para ilustrar a definição.

As perfurocontundentes provocam perfuração, e dada a sua massa, podem fraturar o alvo. Exemplos disso são a picareta, a forquilha, a lança e o arpão.

As perfurocortocontundentes podem cortar, perfurar e fraturar o alvo. Exemplos desse tipo de arma branca são o facão de selva, a katana, o montante, a cimitarra e a kusarigama.

No Brasil

No Brasil, há restrição sobre a posse e o uso de armas brancas, especificamente as espadas e espadins das Forças Armadas e Auxiliares, consideradas privativas destas, segundo o regulamento de produtos controlados do Exército (R-105). Além disso, vigora o dispositivo do artigo 19 da Lei das Contravenções Penais (essa é uma interpretação errônea do referido artigo, pois não existe licença para portar faca, machado e coisas do gênero), já que a Lei 10.826/2003, Estatuto do desarmamento, que revogou o referido artigo, apenas o fez em relação às armas de fogo.

Ver também