Europa meridional: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
m Foram revertidas as edições de 170.238.120.7 para a última revisão de 2A01:E34:EC2E:A450:AD0D:29B9:A35:EE13, de 14h01min de 22 de...
Linha 18: Linha 18:
* Relativamente forte presença da [[agricultura]] (em comparação com a quase ausência no [[norte da Europa]]), mas que não é tão comum no norte da [[Espanha]] e que é quase inexistente no centro e no norte da [[Itália]].
* Relativamente forte presença da [[agricultura]] (em comparação com a quase ausência no [[norte da Europa]]), mas que não é tão comum no norte da [[Espanha]] e que é quase inexistente no centro e no norte da [[Itália]].
* Forte presença do [[turismo]].
* Forte presença do [[turismo]].
* Baixos níveis de [[desenvolvimento económico]] e de renda ''per capita'' em alguns países (em comparação com a generalidade dos outros países da [[Europa]], em particular da [[Europa Ocidental]] e [[Norte da Europa|Nórdica]]), com exceção das regiões [[norte|setentrionais]] de [[Espanha]] e de [[Itália]] e litoral centro e norte de [[Portugal]].qué não são feias
* Baixos níveis de [[desenvolvimento económico]] e de renda ''per capita'' em alguns países (em comparação com a generalidade dos outros países da [[Europa]], em particular da [[Europa Ocidental]] e [[Norte da Europa|Nórdica]]), com exceção das regiões [[norte|setentrionais]] de [[Espanha]] e de [[Itália]] e litoral centro e norte de [[Portugal]].


== Ver também ==
== Ver também ==

Revisão das 02h52min de 19 de junho de 2017

Divisão contemporânea da Europa por regiões de acordo com as Nações Unidas (a definição da ONU para Europa Ocidental estão marcadas em azul claro):
  Europa meridional

A Europa Meridional, também chamada de Europa mediterrânea, compreende os países situados no sul ou extremo ocidente do continente, como Portugal (que tem influências de clima oceânico) e pelos países banhados pelo Mar Mediterrâneo: Espanha, Itália, Grécia e Turquia, além de vários pequenos países - Vaticano, San Marino, Mônaco, República de Malta e Andorra. Também se incluem aqui o Arquipélago dos Açores, o Arquipélago da Madeira e as Ilhas Canárias.

Essa região da Europa apresenta as seguintes características:

  • Berço de muitas das grandes invenções ocidentais.
  • Berço da civilidade e intelectualidade ocidental.
  • Berço de muito da cultura, da música clássica, das artes e da filosofia ocidentais.
  • Berço de numerosas regras morais da civilização ocidental.
  • Clima principalmente subtropical ou mediterrânico com verões quentes e invernos suaves

Como características económicas da região verifica-se:

Ver também


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.