Coraline (filme): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m v2.0b - Corrigido usando WP:PCW (Link igual ao texto do link)
Linha 72: Linha 72:
== Outras mídias ==
== Outras mídias ==
* A série animada ''[[Os Simpsons]]'', no quarto episódio de sua [[The Simpsons (29.ª temporada)|vigésima nona temporada]], designado como ''[[Treehouse of Horror XXVIII#Coralisa|Treehouse of Horror XXVIII]]'', realizou uma paródia de ''Coraline'', sob o subtítulo de '''Coralisa''', no qual Lisa, após demonstrar estar insatisfeita com sua família, é levada pelo gato [[Bola de Neve (Os Simpsons)|Bola de Neve]] até um túnel em seu quarto, que, após ser percorrido, apresenta a sua "outra família", cujos membros possuem botões substituindo seus respectivos olhos. Previamente, é exibida uma cena introdutória em que uma boneca de Lisa está sendo feita, semelhante ao da obra parodiada, em que a "Outra Mãe", Beldam, faz a boneca de Coraline.
* A série animada ''[[Os Simpsons]]'', no quarto episódio de sua [[The Simpsons (29.ª temporada)|vigésima nona temporada]], designado como ''[[Treehouse of Horror XXVIII#Coralisa|Treehouse of Horror XXVIII]]'', realizou uma paródia de ''Coraline'', sob o subtítulo de '''Coralisa''', no qual Lisa, após demonstrar estar insatisfeita com sua família, é levada pelo gato [[Bola de Neve (Os Simpsons)|Bola de Neve]] até um túnel em seu quarto, que, após ser percorrido, apresenta a sua "outra família", cujos membros possuem botões substituindo seus respectivos olhos. Previamente, é exibida uma cena introdutória em que uma boneca de Lisa está sendo feita, semelhante ao da obra parodiada, em que a "Outra Mãe", Beldam, faz a boneca de Coraline.
* Na série animada [[Mad (revista)|Mad (revista) ,]] no especial de halloween, apresenta uma paródia chamada "Doraline", onde a personagem [[Dora the Explorer]] é levada ao outro mundo para "trocar" seu olhos por bussolas, semelhante a obra original, mas que usa bussolas invés de botões.
* Na série animada [[Mad (revista)]] , no especial de halloween, apresenta uma paródia chamada "Doraline", onde a personagem [[Dora the Explorer]] é levada ao outro mundo para "trocar" seu olhos por bussolas, semelhante a obra original, mas que usa bussolas invés de botões.


{{Referências}}
{{Referências}}

Revisão das 18h08min de 17 de dezembro de 2018

Coraline
Coraline e a Porta Secreta (PRT)
Coraline e o Mundo Secreto (BRA)
Coraline (filme)
Pôster de divulgação
 Estados Unidos
2009 •  cor •  100 min 
Género aventura, fantasia, terror
Direção Henry Selick
Roteiro Henry Selick
Baseado em Coraline de Neil Gaiman
Elenco Dakota Fanning
Teri Hatcher
Jennifer Saunders
Dawn French
Keith David
John Hodgman
Robert Bailey Jr.
Ian McShane
Companhia(s) produtora(s) Laika
Distribuição Universal Studios
Lançamento Estados Unidos 6 de Fevereiro de 2009
Brasil 13 de Fevereiro de 2009
Portugal 19 de Fevereiro de 2009
Idioma inglês
Orçamento US$ 60 milhões[1]
Receita US$ 124 596 398[1]

Coraline é um filme em stop-motion baseado no livro de mesmo nome, do autor britânico Neil Gaiman. O filme chegou a faturar mais de 16 milhões de dólares, apenas no fim de semana de estreia.[2]e indicado ao Oscar de melhor filme de animação.

Sinopse

Predefinição:Revelações sobre o enredo Antes de começar o conto, Coraline e seus pais se mudam para um novo apartamento perto de uma floresta. Seus pais estão sempre ocupados com o trabalho e por isso lhe dão pouca atenção. Sentindo-se isolada, Coraline sai para explorar. Ela se depara com os habitantes da nova casa para onde se mudou: duas senhoras aposentadas e um senhor que treina ratos. Enquanto explora a casa, Coraline acaba encontrando uma porta trancada cuja entrada fora bloqueada por tijolos. No dia seguinte, ela pega a chave dessa porta e a abre encontrando uma passagem que leva a um outro apartamento, duplicando o dela. Esse outro mundo que se abre é habitado por sua Outra Mãe e seu Outro Pai, que são uma réplica muito parecida de seus pais verdadeiros, exceto pela presença de botões no lugar de olhos. Esses Outros Pais parecem de início mais interessantes, divertidos e atenciosos que seus pais verdadeiros. No final do dia, Coraline tem que voltar para sua casa, no entanto, sua Outra Mãe lhe oferece a chance de ficar para sempre com ela nesse novo mundo. A única condição seria que Coraline costurasse no lugar de seus olhos, botões, assim como seus Outros Pais. Coraline decide que prefere ir para sua verdadeira casa e isso desaponta sua Outra Mãe.

Quando volta para seu apartamento no mundo real, Coraline descobre que seus pais sumiram. Ao ver que seus pais não voltam no dia seguinte, Coraline, descobre que foram sequestrados pela Outra Mãe e resolve voltar ao outro mundo para resgatá-los. Ao retornar ao outro mundo, Coraline se depara de novo com a Outra Mãe a quem recusa dar amor e a aceitar seus presentes. Furiosa com essas atitudes, a Outra Mãe revela sua real aparência, que mais parece uma mistura de sua mãe com uma aranha gigante e mãos com agulhas ao invés de dedos. Ela prende Coraline num armário atrás do espelho como punição. Lá, ela encontra as almas de três outras crianças de diferentes eras, as quais também foram aprisionadas pela Outra Mãe e morreram comidas por ela. Quando consegue sair do quarto, Coraline desafia sua Outra Mãe a jogar um jogo onde teria que achar as almas das outras crianças e seus verdadeiros pais. Coraline consegue achar as almas das outras crianças e os pais que estavam aprisionados em um globo de neve. Ao tentar escapar, ela entra em confronto com a Outra Mãe e, conseguindo abrir a porta da passagem, ela arranca a mão da Outra Mãe ao fechar a porta atrás de si deixando a mão no meio do caminho entre os dois mundos. Coraline então finalmente volta para seu mundo, onde encontra seus pais verdadeiros sãos e salvos.

No dia seguinte, Coraline descobre que sua tarefa ainda não foi completada. A mão da Outra Mãe, que consegue atravessar para o mundo de Coraline, tenta roubar a chave da porta para que a Outra Mãe possa obter sua vingança. Porém, a mão da outra mãe tenta pegar a pequena chave de volta mas a esperta Coraline consegue destruir a mão maligna e jogar a chave no poço.

Elenco

Personagem Estados Unidos Estados Unidos Brasil Brasil
Coraline Jones Dakota Fanning Lina Mendes
Mel Jones (Mãe e Outra Mãe da Coraline / Beldam) Teri Hatcher Mônica Rossi
Charlie Jones (Pai e Outro Pai da Coraline) John Hodgman Eduardo Borgerth
Wyborne Lovat e Outro Wyborne (Wybie e Outro Wybie) Robert Bailey Jr. Gustavo Nader
Gato Keith David Mauro Ramos
Sr. Bobinsky Ian McShane Isaac Bardavid
April Spink Jennifer Saunders Juraciara Diácovo (idosa)
Andréa Murucci (jovem, na apresentação de teatro)
Miriam Forcible Dawn French Geisa Vidal (idosa)
Carla Pompilio (jovem, na apresentação de teatro)[3]
Menino Fantasma George Selik Matheus Perissé

Recepção da crítica

Coraline teve aclamação por parte da crítica especializada. Com o Tomatometer de 90% em base de 234 críticas, o Rotten Tomatoes chegou ao consenso: "Com a sua animação viva em stop motion combinada com história imaginativa de Neil Gaiman, Coraline é um filme visualmente deslumbrante e maravilhosamente divertido". Por parte da audiência do site tem 72% de aprovação.[4]

Prêmios

  • Oscar 2010 (Indicado)

Video game

Ver artigo principal: Coraline (jogo)

No dia 27 de janeiro de 2010 foi lançado o jogo eletrônico baseado no filme.

Outras mídias

  • A série animada Os Simpsons, no quarto episódio de sua vigésima nona temporada, designado como Treehouse of Horror XXVIII, realizou uma paródia de Coraline, sob o subtítulo de Coralisa, no qual Lisa, após demonstrar estar insatisfeita com sua família, é levada pelo gato Bola de Neve até um túnel em seu quarto, que, após ser percorrido, apresenta a sua "outra família", cujos membros possuem botões substituindo seus respectivos olhos. Previamente, é exibida uma cena introdutória em que uma boneca de Lisa está sendo feita, semelhante ao da obra parodiada, em que a "Outra Mãe", Beldam, faz a boneca de Coraline.
  • Na série animada Mad (revista) , no especial de halloween, apresenta uma paródia chamada "Doraline", onde a personagem Dora the Explorer é levada ao outro mundo para "trocar" seu olhos por bussolas, semelhante a obra original, mas que usa bussolas invés de botões.

Referências

  1. a b «Coraline». Box Office Mojo. Consultado em 11 de agosto de 2009 
  2. «Moviegoers into 'Into You'». The Hollywood Reporter. 8 de fevereiro de 2009 
  3. «Coraline». Inter Filmes. Consultado em 1 de fevereiro de 2014 
  4. «Coraline» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 1 de fevereiro de 2014 

Ligações externas