Mars Pathfinder: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Desfeita a edição 54286118 de 2804:14D:4C90:16D6:8021:D681:54BF:1278
Etiqueta: Desfazer
Linha 1: Linha 1:
{{Sem-fontes|data=setembro de 2012}}
ner no solo de [[Marte (planeta)|Marte]] ]]
[[Ficheiro:Pathfinder01.jpg|thumb|350px|Robô Sojourner no solo de [[Marte (planeta)|Marte]] ]]
'''Mars Pathfinder''' foi uma missão espacial norte-americana lançada em meados de [[1996]] que tinha como objetivo principal enviar um robô para a superfície de [[Marte (planeta)|Marte]] a fim de estudar melhor o [[planeta]].
'''Mars Pathfinder''' foi uma missão espacial norte-americana lançada em meados de [[1996]] que tinha como objetivo principal enviar um robô para a superfície de [[Marte (planeta)|Marte]] a fim de estudar melhor o [[planeta]].



Revisão das 01h59min de 14 de fevereiro de 2019

Robô Sojourner no solo de Marte

Mars Pathfinder foi uma missão espacial norte-americana lançada em meados de 1996 que tinha como objetivo principal enviar um robô para a superfície de Marte a fim de estudar melhor o planeta.

A Pathfinder (nave-mãe e módulo de pouso) usou um método inovador para entrar diretamente na atmosfera de Marte auxiliado por um pára-quedas supersônico, que reduziu sua velocidade de descida, e um conjunto de 24 airbags laterais para amaciar o impacto com o solo.

O pouso foi em 4 de julho de 1997 na planície de Ares Vallis, no hemisfério norte de Marte. O local exato do pouso foi batizado de "Memorial Carl Sagan", em homenagem ao grande cientista e divulgador Carl Sagan (1934 - 1996).

O robô explorador Sojourner passeou pela superfície de Marte recolhendo informações durante mais de um mês terrestre, no total foram obtidas 16.500 fotos a partir do módulo de pouso e 550 imagens do Sojourner.

A missão Mars Pathfinder é a segunda missão do programa de exploração espacial da NASA denominado de Programa Discovery, que é um programa científico o qual estabeleceu metas para o desenvolvimento de missões de baixo custo para a pesquisa espacial. No filme Perdido em Marte de 2015, o personagem vivido por Matt Damon usa a sonda para estabelecer comunicação com a Terra.

Panoramas de Marte feitos pela Pathfinder

Ver também

Ligações externas