Ralph Bakshi: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
Linha 31: Linha 31:
|assinatura =
|assinatura =
}}
}}
'''Ralph Bakshi''' ([[29 de outubro]] de [[1938]]) é um [[animador]] americano. Ele é bem conhecido por ter feito a primeira adaptação do livro ''[[The Lord of the Rings (1978)|O Senhor dos Anéis]]'' como desenho animado, muitos anos antes do filme famoso, bem como ''[[Cool World]]'' (conhecido no Brasil como "O mundo proibido"), filme que mistura personagens animados e atores reais. Em 1972 realizou a animação para adultos chamada ''[[Fritz the Cat]]'' (baseada no personagem de [[Robert Crumb]]) e criou novas séries de TV para [[Supermouse]].
'''Ralph Bakshi''' ([[29 de outubro]] de [[1938]]) é um [[animador]] americano. Ele é bem conhecido por ter feito a primeira adaptação do livro ''[[The Lord of the Rings (1978)|O Senhor dos Anéis]]'' como desenho animado, muitos anos antes do filme famoso, bem como ''[[Cool World]]'' (conhecido no Brasil como "O mundo proibido"), filme que mistura personagens animados e atores reais. Em 1972 realizou a primeira animação para adultos chamada ''[[Fritz the Cat]]'' (baseada no personagem de [[Robert Crumb]]) e criou novas séries de TV para [[Supermouse]].


== Origem ==
== Origem ==

Revisão das 14h01min de 28 de abril de 2020

Ralph Bakshi
Ralph Bakshi
Nome completo Ralph Bakshi
Nascimento 29 de outubro de 1938 (85 anos)
Haifa, Palestina Britânica
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Atividade 1957–presente
Cônjuge Liz Bakshi
Elisabeth Bassett Bakshi
Página oficial

Ralph Bakshi (29 de outubro de 1938) é um animador americano. Ele é bem conhecido por ter feito a primeira adaptação do livro O Senhor dos Anéis como desenho animado, muitos anos antes do filme famoso, bem como Cool World (conhecido no Brasil como "O mundo proibido"), filme que mistura personagens animados e atores reais. Em 1972 realizou a primeira animação para adultos chamada Fritz the Cat (baseada no personagem de Robert Crumb) e criou novas séries de TV para Supermouse.

Origem

Ralph Bakshi nasceu em outubro de 1938. Ele cresceu no Brooklyn e foi para a "High School of Industrial Art". Depois de graduado foi trabalhar no "Terry Toons Animation Studio" em New Rochelle, colorindo acetatos. Logo chegou ao cargo de animador, animando alguns dos principais personagens, como Super Mouse (Mighty Mouse), Faísca e Fumaça (Heckle and Jeckle), entre outros. Aos 25 anos se tornou Diretor Criativo dos estúdios CBS, onde criou e escreveu "The Might Heroes".

Carreira

Em 1967 a "Paramount Cartoon Studios" o chamou para produzir e dirigir filmes de longa metragens como "Marvin Digs", "Mini Squirts", "Super Basher and Bop", "Fiendish Five". Dali foi para "Fritz, the Cat", que foi escrito e dirigido por ele em 1971. A partir daí Bakshi dirigiu vários longa-metragens como "Heavy Traffic" (1973), "Street Fight" (1975) e "Wizards" (1977). Em 1978 Ralph Bakshi dirigiu "Lord of the Rings", uma história adaptada do épico clássico de J.R.R. Tolkien. Usando técnicas de rotoscopia, que era um método usado por Disney e Max Fleischer para animar personagens ultra-realistas. Em 1981 ele lança "American Pop", onde aborda a evolução da música popular americana incluindo músicas de George Gershwin, Dave Brunbeck, Herbie Hancock, Bob Dylan, The Doors, Velvet Underground, Jimi Hendrix, entre outros. Seguiram-se "Hey Good Lookin" (1981) e "Fire and Ice" (1983), feito em parceria com Frank Frazetta, renomado ilustrador de cenas fantásticas, que conta a história de um herói da selva que salva uma linda princesa das garras das criaturas do gelo. "Cool World" de 1991, que mistura animação com live-action, no qual trabalharam Kim Basinger e Brad Pitt. Através de sátiras e comentários políticos Ralph Bakshi abriu caminho para a animação com temas adultos.

Filmografia

Longas-metragens

Televisão

Homenagem em Ren & Stimpy Adult Party Cartoon

Em 2003, John K. lançou um episódio intitulado "Fire dogs 2". Nele, ele usa o nome do cartunista para um personagem bombeiro, onde lá está escrito "The World's greatest Cartoonist". John K. chegou a trabalhar com Ralph Bakshi ainda nos anos 80 no desenho Mighty Mouse e os dois chegaram a dar entrevistas.

Ligações externas