Estação Cité

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cité
Estação Cité
Fachada da estação.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 4
Código 0114
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 10 de dezembro de 1910
Localização
Localização 2, Place Louis Lépine
Próxima estação
Sentido Porte de Clignancourt
Sentido Bagneux - Lucie Aubrac
Cité

Cité é uma estação da Linha 4 do Metrô de Paris, localizada no 4º arrondissement de Paris.

Localização[editar | editar código-fonte]

A Estação Cité encontra-se debaixo da Île de la Cité, uma das duas ilhas do Sena dentro dos limites históricos de Paris. Em relação ao resto da cidade, encontra-se dentro do 4.º arrondissement, perto do quilômetro zero, o centro geográfico e histórico oficial de Paris. É a única estação na Île de la Cité, que se situa perto de muitos monumentos famosos, sendo a mais famosa a Catedral de Notre Dame. Para o oeste estão a Sainte-Chapelle e o Palácio da Justiça, enquanto que a Catedral de Notre-Dame e o Hôtel-Dieu estão a leste.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi inaugurada em 10 de dezembro de 1910 como parte da seção de conexão da linha sob o Sena entre Châtelet e Raspail.[1]

A estação foi renovada em 1991, e sua iluminação é verde.

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acesso[editar | editar código-fonte]

O acesso à estação Cité é fornecido por uma entrada singular no nº 2 da Place Louis Lépine, a praça principal, no centro da ilha.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Cité é uma estação de configuração padrão com duas plataformas separados pelas vias do metrô sob uma abóbada elíptica particularmente alta de 12.5 metros.[2] Ele está situada a uma profundidade de 20 metros para permitir que a linha passe sob o rio Sena. Ela é constituída de três caixões de aço de 16.5 metros de largura e tem recebido concreto entre as paredes internas e externas.[2] As plataformas são de 118 metros de comprimento e os acessos são feitos nas extremidades graças a caixões metálicos circulares que recebem as escadas e os elevadores[2] Apenas o caixão sul possui elevadores: o caixão norte possui apenas uma escada de emergência e não é usada em serviço normal. O metal desses caixões é aparente e pintado na cor prateada. A decoração das plataformas é do estilo "Ouï-dire" de cor verde: os quadros publicitários são verdes e cilíndricos e os bancos "assis-debout" são verdes. As telhas em cerâmica brancas são planas e recobrem os pés-direitos e a abóbada metálica. O nome da estação é inscrito em letras maiúsculas em placas esmaltadas. A iluminação é um caso único porque é constituída de globos luminosos instalados em grupos de 3 fixados em um poste que também suportam o nome da estação.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 21, 24, 27, 38, 47, 85, 96 e pela linha turística OpenTour da rede de ônibus RATP e, à noite, pelas linhas N12, N13, N14, N15, N21 e N22 da rede Noctilien.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. data.ratp.fr. «Entrants annuels provenant de l'extérieur de la station (voie publique, correspondances bus, réseau SNCF, etc.)». Consultado em 8 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 18 de julho de 2014 
  2. a b c Clive Lamming, Métro insolite, Parigramme, 2001, p. 115 ISBN 2-84096-190-3.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Cité