Estação Mairie d'Issy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mairie d'Issy
Estação Mairie d'Issy
Plataformas da estação.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metropolitano de Paris
Linhas Linha 12
Código 2803
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 24 de março de 1934
Localização
Localização Avenue Victor-Cresson
Próxima estação
Sentido Mairie d'Aubervilliers
Sentido Mairie d'Issy
-
Mairie d'Issy

Mairie d'Issy é uma estação da linha 12 do Metrô de Paris, localizada na comuna de Issy-les-Moulineaux. Ela tem a particularidade de combinar vários estilos de decoração: o estilo Nord-Sud, o estilo CMP e o estilo de Ouï-dire.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi aberta em 24 de março de 1934, como extremidade da extensão da linha 12 além do terminal de Porte de Versailles, feita alguns anos após a absorção do original da empresa "Nord-Sud" (que pertence a linha foi designada pela letra "A") por sua empresa rival, a Compagnie du chemin de fer métropolitain de Paris (CMP). A estação tem, desde a sua colocação em funcionamento, o terminal do sudoeste da linha. A mudança da direção do movimento dos trens é feita por uma válvula de manobra.

Em meados da década de 1990, a estação foi parcialmente renovada no estilo "Ouï-dire".

Em 2011, 4 194 027 passageiros entraram nesta estação.[1] Ela viu entrar 4 322 511 passageiros em 2013, o que o classifica na 111ª posição das estações de metrô por sua frequência.[2]

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acesso[editar | editar código-fonte]

Acesso da estação.

Embora tenham sido abertos pelo CMP, durante a renovação dos corredores durante a década de 2000, os corredores da estação são carregados com frisos em cerâmica verde da Nord-Sud.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Dois trens na estação, em setembro de 2009.

Mairie d'Issy é uma estação de configuração padrão: ela tem duas plataformas laterais separadas por duas vias do metrô e a abóbada é elíptica. As plataformas são decoradas em um estilo particular que mistura o estilo original CMP da estação e o estilo Ouï-dire do fim da década de 1980. O estilo original é representado por telhas em cerâmica branca biseladas que cobrem os pés-direitos, a abóbada e o tímpano, os quadros publicidade que são em faiança de cor de mel e o nome da estação que também é em faiança. O estilo Ouï-dire é representado pela faixa de iluminação amarela e os bancos individuais de cor dourada e as barras de sentar-estar prateadas. Esse casamento do estilo Ouï-dire com o estilo original constitui um caso único na rede, as outras estações renovadas no estilo Ouï-dire têm todas recebido telhas planas, um nome em placas e quadros publicitários cilíndricos.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

No exterior, um terminal de ônibus, servido por várias linhas de ônibus, faz de Mairie d'Issy um local de transferência importante do sudoeste de Paris. Ela é servida pelas linhas 123, 169, 190, 290, 323 e o serviço urbano, TUVIM da rede de ônibus RATP e, à noite, pela linha N13 da rede Noctilien.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

A estação de metrô está localizado nas imediações da prefeitura de Issy-les-Moulineaux, do Museu francês das cartas de jogar e de muitos comércios situados na avenue Victor-Cresson e na avenue de la République.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr. Consultado em 29 de outubro de 2013.
  2. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
Oeste ou norte Leste ou Sul
Linha 12
término
Corentin Celton
sentido Mairie d'Aubervilliers
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Mairie d'Issy