Estação Porte de la Chapelle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Porte de la Chapelle
Saint-Denis
Uma das plataformas da estação.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 12
Código 2006
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 23 de agosto de 1916
Próxima estação
Sentido Front Populaire Paris Metro 12.svg Sentido Mairie d'Issy
Front Populaire Marx Dormoy
Porte de la Chapelle
Saint-Denis

Porte de la Chapelle é uma estação da linha 12 do Metrô de Paris, situada no 18.º arrondissement de Paris. Desde a sua inauguração em 1916 até a abertura da extensão da linha 12 em Front Populaire no final de 2012, ela foi o terminal norte.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi aberta em 23 de agosto de 1916 como o terminal norte da Linha A (atual linha 12) da Société du chemin de fer électrique souterrain Nord-Sud de Paris (conhecida como Nord-Sud).

Ela se tornou uma estação de passagem desde 18 de dezembro de 2012, data da abertura da extensão para a estação Front Populaire. Obras de reconstrução e de renovação dos corredores, realizadas no âmbito desta extensão e da chegada do tramway T3b à Porte de la Chapelle, em serviço desde 15 de dezembro de 2012, também foram realizadas.

Em 2011, 3 431 552 passageiros foram contados nesta estação[1]. Ela viu entrar 2 905 144 passageiros em 2013, o que a coloca na 186ª posição das estações de metrô por sua frequência em 302[2][3].

Origem do subtítulo[editar | editar código-fonte]

A estação tem como subtítulo Saint-Denis, o que pode ser explicado por várias razões:

  • o nome completo da Porte de la Chapelle é Porte de la Chapelle-Saint-Denis;
  • a antiga comuna de La Chapelle, uma comuna antiga que foi, em 1860, absorvida em grande parte por Paris, e secundariamente por Saint-Denis; esta comuna era às vezes chamada La Chapelle Saint-Denis;
  • a estação de La Chapelle-Saint-Denis, uma antiga estação da linha da Petite Ceinture, era situada não muito longe da parada do bonde da linha T3b;
  • até o fechamento da linha da Petite Ceinture em 1934, era possível realizar uma correspondência com a estação de metrô e com a estação de Nord-Ceinture servida pela linha de Paris-Nord a Lille[4];
  • a cidade de Saint-Denis, comuna limítrofe, é servida à distância por esta estação.

Este subtítulo é retirado das faianças das típicas plataformas da Nord-Sud, mas não está no entanto presente nos mapas.

Serviços aos passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

Acesso da estação.

Os acessos originais estão implantados no lado norte da Porte de la Chapelle. Um acesso adicional ao lado sul na rue de la Chapelle foi aberto em 29 de novembro de 2013[5]. Os elevadores, permitindo melhorar a acessibilidade da estação para pessoas com mobilidade reduzida, deveriam ter sido iniciados no início de 2018, após a abertura da segunda fase da extensão da linha 12 (ela mesma adiada para o final de 2019[6]) para Mairie d'Aubervilliers[7]. O novo elevador seria adiado até 2020.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Porte de la Chapelle é uma estação de configuração particular: ela possui três vias que enquadram duas plataformas sob uma abóbada elíptica devido ao seu antigo status de terminal, a via central servindo como garagem. A decoração em faiança é do estilo Nord-Sud original com quadros publicitários e os entornos do nome da estação de cor verde (tinta utilizada para os terminais e as estações de correspondência), desenhos geométricos verdes nos pés-direitos e na abóbada, bem como o nome inscrito em cerâmica branca em um fundo azul de tamanho pequeno acima dos quadros de publicidade e tamanho muito grande entre esses quadros. As telhas de cerâmica brancas biseladas recobrem os pés-direitos e a abóbada. As plataformas em ilhota não têm assentos e a iluminação é fornecida por tubos independentes e suspensos.

A estação é junto com Solférino uma das duas únicas da linha a manter preservado seu estilo "Nord-Sud" original em suas plataformas, sem jamais ter sido renovada.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelo tramway T3b, pelas linhas 38, 153, 252, 302 e 350 da rede de ônibus RATP e, à noite, pelas linhas N43 e N143 do Noctilien.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.), no site data.ratp.fr (consultado em 10 de dezembro de 2012).
  2. Tráfego anual de entradas por estação (2013), no site data.ratp.fr (consultado em 31 de agosto de 2014).
  3. O número de 302 estações não inclui a estação fictícia Funicular de Montmartre. Esta última é de fato considerada como uma estação de metrô (e dois pontos de parada) pela RATP e anexada estatisticamente à linha 2, razão pela qual a RATP anuncia 303 estações e não 302.
  4. «Station La Chapelle-Saint-Denis». petiteceinture.org .
  5. PDFlink sem parâmetros PDF «Un nouvel accès à la station Porte de la Chapelle» (PDF). la12enchemin.fr .
  6. «Aubervilliers : au cœur du chantier des deux dernières stations de la ligne 12» .
  7. «Ligne 12 : prolongement Mairie d'Aubervilliers / La Courneuve». DRIEA .

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Estação Porte de la Chapelle