Estação Madeleine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Madeleine
Estação Madeleine
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metropolitano de Paris
Linhas Linhas 8, 12 e 14
Código 10-03 e MAD
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 6
Informações históricas
Inauguração 5 de novembro de 1910
13 de julho de 1913
15 de novembro de 1998
Localização
Localização Place de la Madeleine
Próxima estação
Sentido Balard
Sentido Pointe du Lac
Madeleine
Sentido Mairie d'Aubervilliers
Sentido Mairie d'Issy
Madeleine
Sentido Mairie de Saint-Ouen
Sentido Olympiades
Madeleine

Madeleine é uma estação das linhas 8, 12 e 14 do Metrô de Paris, localizada no 8.º arrondissement de Paris.

É uma das seis estações de metrô a levar o nome de uma mulher, Maria de Magdala, ou Maria Madalena, as outras cinco mulheres sendo Marguerite de Rochechouart, Louise Michel, Marie Curie, Marguerite de Boucicaut e Amélie Lagache.

História[editar | editar código-fonte]

Uma entrada da estação em 1918.

Além da santa cristã, Maria de Magdala conhecida como Maria Madalena, seu nome lembra o pequeno burgo que foi desenvolvido no século VI, a oeste da capital, em torno de um feudo do bispo de Paris. Ele foi chamado rapidamente La Ville-l’Évêque e sua capela foi dedicada a santa Madalena no século XIII.

A estação foi inaugurada em 5 de novembro de 1910. Ela foi então servida pela linha A da Société du Chemin de Fer Électrique Souterrain Nord-Sud de Paris (Nord-Sud), que vai se tornar a ligne 12 durante a absorção da empresa pela Compagnie du chemin de fer métropolitain de Paris (CMP), em 1931. A ligne 8, então propriedade da CMP, atende a estação a partir de 13 de julho de 1913. Finalmente, foi a Régie Autonome des Transports Parisiens (RATP) que fez chegar a ligne 14 em 15 de outubro de 1998 durante a criação desta linha, cuja estação foi o terminal noroeste até a sua extensão para Saint-Lazare em 2003.

Em 2011, 7 412 746 viajantes que entraram nesta estação.[1] Ela viu entrar 7 475 264 passageiros em 2013, o que a colocou na 34ª posição das estações de metrô por sua frequência.[2]

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Linha 8[editar | editar código-fonte]

As plataformas da linha 8 são de configuração padrão: duas plataformas laterais, elas são separadas pelas vias situadas ao centro e a abóbada é elíptica. Elas estão organizadas no estilo "Andreu-Motte" e têm rampas luminosas amarelas, bancos e saídas dos corredores bloco amarelo e assentos "Motte" amarelos. No entanto, as saídas dos corredores para a correspondência com a linha 14 têm telhas lisas brancas. Estes desenvolvimentos são casados com as mesmas telhas lisas brancas. O nome da estação é inscrito em placas esmaltadas em fonte Parisine e os quadros publicitários são metálicos.

Linha 12[editar | editar código-fonte]

Como as da linha 8, as plataformas da linha 12 também são de configuração padrão: duas plataformas laterais, elas são separadas pelas vias situadas ao centro. A abóbada é semi-elíptica, forma específica para as antigas estações do Nord-Sud. Elas também são decorados em estilo "Andreu-Motte": eles possuem rampas luminosas vermelhas, banquetas em telhas vermelhas planas e assentos "Motte" vermelhos. As saídas dos corredores são em telhas vermelhas planas, exceto para a correspondência com a linha 14, que têm telhas brancas de mármore características dos corredores da linha 14. Como para a linha 8, esses recursos são casados com as telhas brancas em toda a abóbada e os pés-direitos. O nome da estação é inscrito em placas esmaltadas em fonte Parisine e os quadros publicitários são metálicos.

Linha 14[editar | editar código-fonte]

As plataformas de 14 de linha são infelizmente conhecidas pelo mau cheiro que prevalece devido à emanação de sulfeto de hidrogênio devido à má vedação da estação.[3] Três obras de arte estão localizados nos corredores ou nas plataformas criadas para a linha 14: "La Prière" e "Ryaba la Poule" são encontradas no corredor de correspondência com a linha 12 enquanto que "Tissignalisation n°14" adorna a abóbada das plataformas.

"La Prière"[4] é uma escultura criada por Constantin Brâncuși.[5] Esta obra, reprodução da obra de 1907, está em exposição na estação desde dezembro de 2001 e apresenta uma mulher que reza. Oferecido para a França pelo presidente da fundação franco-romena internacional, o escultor Remus Botar Botarro, para celebrar o 125º aniversário do nascimento de Constantin Brâncuşi (1876-2001), esta cópia idêntica foi fabricada na fundição de arte Noack em Berlim, em 2000, depois de um processo de moldagem de borracha silicônica.[6]

"Tudo participa dele. O buraco de sombras dos olhos, a ausência de determinados traços, seu caráter anônimo, a remoção dos detalhes desnecessários (as orelhas, os dedos), o movimento lento e grave a cabeça, da mão, dos ombros, a amputação do antebraço esquerdo, que teria gerado o ritmo quase ritual da composição, a assimetria das pernas, uma sendo mais avançada do que os outros, a modelagem atormentada, amarga, fragmentada e especialmente a intensidade espiritual, deste invisível que o artista torna visível pela forma animada. Ao espaço emocional da escultura, Brâncuşi adicionou uma nova dimensão: a do tempo, expressa pelo ritmo contínuo e pelo caminhar para o humano. Uma humanidade vista na reverência e fé, uma humanidade animada pela caridade e a nostalgia do céu." (De acordo com Ionel Jianu – "La sculpture Moderne en France").

"Ryaba la Poule" é um trabalho do artista russo Ivan Lubennikov. Instalada em 2009, é um vitral de 40 m2, composto de 20 painéis incrustados de elementos de vidros[7] colocados no mezanino de acesso às plataformas, na saída do corredor de correspondência com a linha 12. Em troca desta obra, os transportes francilianos ofereceram para o Metrô de Moscou uma edícula Guimard, instalada na entrada da estação Kievskaia da linha Koltsevaia.[8]

"Tissignalisation n°14" é uma obra do artista francês Jacques Tissinier. Criada ao mesmo tempo que a estação, ela está instalada na abóbada. É uma instalação implementando mil discos enclausurados em aço esmaltado colorido. Cada disco mede 16 cm de diâmetro e representa uma folha de papiro estilizada colorida de vermelho, branco, azul e laranja.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr. Consultado em 21 de junho de 2013.
  2. Tráfego anual entrando por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
  3. «Ce métro à l'odeur morose». metro-pole.net. 24 de março de 2003. Consultado em 9 de março de 2017 ; este documento é um arquivo.
  4. Photos de l'œuvre, visibles sur le site d'un blogueur, artigo de 30 de março de 2010 (em baixo da página), consultado em 9 de março de 2017.
  5. Nascido em 19 de fevereiro de 1876 na Romênia e morto em 16 de março de 1957 à Paris, Brâncuşi foi um dos escultores mais influentes do início do século XX. Ele é considerado como tendo levado a abstração escultural a um estágio nunca alcançado na tradição modernista.
  6. Les archives 1993-2003 FFRI. Documentário da Société des auteurs dans les arts graphiques et plastiques (ADAGP).
  7. «Des stations qui regorgent de trésors» (PDF). Dossier de presse. ratp.fr. 30 de setembro de 2011. p. 7. Consultado em 9 de março de 2017. Arquivado do original (PDF) em 27 de maio de 2012. RYABA LA POULE, œuvre d’art d’Ivan Loubennikov .
  8. «Une vaste fresque russe inaugurée à la station de métro Madeleine à Paris». Le Parisien. 26 de março de 2009. Consultado em 9 de março de 2017 
Oeste ou norte Leste ou Sul
Concorde
sentido Balard
Linha 8 Opéra
sentido Pointe du Lac
Saint-Lazare
sentido Mairie d'Aubervilliers
Linha 12 Concorde
sentido Mairie d'Issy
Saint-Lazare
sentido Mairie de Saint-Ouen
Linha 14 Pyramides
sentido Olympiades
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Madeleine