Linha 14 do Metropolitano de Paris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Linha 14 do Metropolitano de Paris é uma das linhas do Metrô de Paris. A linha vai de Saint-Lazare a Olympiades.

História[editar | editar código-fonte]

A Linha 14 foi inaugurada em 1998. Originalmente ela ia de Madeleine a Bibliothèque François Mitterrand. Em 2003 ela se estendeu para Saint-Lazare e em 2007 ela se estendeu para Olympiades. É conhecida pelo acrônimo Meteor (Métro Est-Ouest Rapide).

A Linha 14 é, junto com a Linha 1, uma das linhas automáticas do metrô.

Estações[editar | editar código-fonte]

Plano da linha.

Extensão[editar | editar código-fonte]

A Linha 14 tem projetos de extensão para Mairie de Saint-Ouen e Maison-Blanche. A Linha 14 se prolongaria a Saint-Denis Pleyel em La Plaine Saint-Denis, para interligar o Aéroport Charles de Gaulle através da Linha 17, a Aéroport d'Orly no Aeroporto de Paris-Orly.

A Linha 14 formará o Grand Paris Express, formulada pelo Sindicato Paris Métropole, também conhecido como Grand Paris (Grande Paris). A Rede formará um trajeto em forma de oito, com um trajeto radial, que são atualmente a Linha 14 e a Linha 17, um trajeto circular, chamado de Linha Vermelha, que são atualmente a Linha 15 e a Linha 16, e um trajeto perimetral, chamado de Linha Verde, que é atualmente a Linha 18. A Linha 14 irá de Saint-Denis Pleyel a Orly. A Linha Vermelha irá de Le Bourget a La Défense, e a Linha Verde irá de Roissy a Orly, como a Linha Azul, passando por Le Bourget, Saint-Denis, La Défense, Versailles, Saclay e Massy.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Metropolitanos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.