Estação Rennes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rennes
Estação Rennes
Um trem MF 67 sai da estação, em direção a Porte de la Chapelle, em novembro de 2008.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 12
Código 0211
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 5 de novembro de 1910
Localização
Localização Boulevard Raspail x Rua de Rennes
Próxima estação
Sentido Mairie d'Aubervilliers
Sentido Mairie d'Issy
Rennes

Rennes é uma estação da linha 12 do Metrô de Paris, localizada no 6.º arrondissement de Paris.

Localização[editar | editar código-fonte]

Ela está situada sob o boulevard Raspail, na interseção com a rue de Rennes.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi aberta em 1910 na linha A (atual linha 12) da Société du chemin de fer électrique souterrain Nord-Sud de Paris (dita Nord-Sud).

Ela foi fechada em 1939 como parte do plano do governo prevendo um serviço reduzido na rede de metrô, o que deixou, por razões de economia, apenas 85 abertas. A maioria reabriu após o conflito, mas oito delas permaneceram fechadas, incluindo Rennes, porque eram pouco frequentadas, e se tornam "estações fantasmas" onde os trens não faziam mais parada. A estação foi finalmente reaberta em 20 de maio de 1968, após 29 anos de fechamento, mas às custas do horário de funcionamento, sempre como medida de economia: fechando às 20 horas na semana, e durante todo o dia aos domingos e feriados. Nesta ocasião, as telhas dos pés-direitos, em péssimo estado de condição dada a falta de manutenção, foram revestidos com um revestimento pintado de branco. Essa peculiaridade desapareceu durante a renovação das plataformas na década de 2000. A pedido dos moradores locais, na segunda-feira 6 de setembro de 2004, seus horários foram alinhados com os de outras estações.[1] Somente a estação Liège na linha 13 manteve os horários de funcionamento específicos, até dezembro de 2006.

Em 2011, 1 307 167 passageiros entraram nesta estação.[2] Ela viu 1 297 127 passageiros em 2013, o que a coloca na 284ª posição das estações de metrô por sua frequência em 302.[3][4]

Serviços aos passageiros[editar | editar código-fonte]

Acesso[editar | editar código-fonte]

A estação tem um acesso e uma saída dando para o terrapleno central do boulevard Raspail, ao norte do cruzamento com a rue de Rennes. Suas entourages são do estilo característico da sociedade do Nord-Sud.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Rennes é uma estação de configuração padrão: ela possui duas plataformas laterais separadas pelas vias de metrô e a abóbada é semi-elíptica, forma específica das antigas estações do Nord-Sud. A decoração é do estilo usado pela maioria das estações de metrô: as faixas de iluminação são brancas e arredondadas no estilo "Gaudin" da renovação do metrô da década de 2000, e as telhas brancas chanfradas recobrem os pés-direitos, a abóbada, os tímpanos e as saídas dos corredores. Os quadros publicitários são em cerâmicas brancas e o nome da estação é em fonte Parisine em placas esmaltadas. Os assentos são de estilo "Akiko" de cor laranja. A estação é uma das poucas na linha que não reencontrou seu estilo "Nord-Sud" original em sua renovação como parte do programa "Renouveau du métro" da RATP, apenas as instruções registradas em faiança sobre os tímpanos sendo renovadas.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 68, 89, 94, 95 e 96 da rede de ônibus RATP e, à noite, pelas linhas N01, N02, N12 e N13 da rede de ônibus Noctilien.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. STIF - Comunicado de imprensa de 3 de setembro de 2004: Station Rennes – Extension des horaires et des jours d’ouverture.
  2. Entradas anuais provenientes de fora da estação (vias públicas, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr. Consultado em 5 de novembro de 2012.
  3. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
  4. O número de 302 estações não inclui a estação fictícia Funicular de Montmartre. Esta última é de fato considerada como uma estação de metrô (e dois pontos de parada) pela RATP e anexada estatisticamente à linha 2, razão pela qual a RATP anuncia 303 estações e não 302 em 2013.
Oeste ou norte Leste ou Sul
Sèvres - Babylone
sentido Mairie d'Aubervilliers
Linha 12 Notre-Dame-des-Champs
sentido Mairie d'Issy
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Rennes