Estação Saint-Georges

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saint-Georges
Estação Saint-Georges
Um MF 67 na plataforma em direção a Mairie d'Issy.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 12
Código 3110
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 19 de julho de 1900
Próxima estação
Sentido Mairie d'Aubervilliers
Sentido Mairie d'Issy
Saint-Georges

Saint-Georges é uma estação da linha 12 do Metrô de Paris, localizada no 9.º arrondissement de Paris.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi aberta em 8 de abril de 1911. Ela deve o seu nome à place Saint-Georges e à rue Saint-Georges cuja extremidade norte leva para a dita praça.

Ela foi renovada no início da década de 2000 em um estilo livremente inspirado no estilo Nord-Sud.

Em 2011, 1 254 251 passageiros entraram nesta estação.[1] Ela viu entrar a 1 279 016 passageiros em 2013, o que a coloca na 285ª posição das estações de metro por sua frequência em 302.[2][3]

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

Vue de l'entrée de la station avec un plan du métro que deux personnes consultent.
O acesso particular da estação, na place Saint-Georges.

Por falta de espaço, a entrada da estação se faz por uma escada em curva tomada no pátio de um dos imóveis da place Saint-Georges, relativamente pequena. Ele leva sobre a sala dos bilhetes que se encontra diretamente ao nível das plataformas: é uma das raras salas de estações de metrô onde se pode ver às vezes a luz exterior do dia e os trens passar.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Nome da estação, nas plataformas.

A estação possui duas plataformas laterais separadas por duas vias do metrô, elas mesmas separadas por um pé-direito formando duas semi-estações. As plataformas são decoradas em um estilo livremente inspirado no estilo Nord-Sud original. As pequenas telhas biseladas recobrem os pés-direitos, a abóbada e os tímpanos, como no original. Por outro lado, os quadros publicitários e os quadros do nome da estação são em faiança Nord-Sud de cores verde (habitualmente reservada às estações em correspondências, no lugar do marrom). O nome, se ele ainda é inscrito em faianças em branco sobre fundo azul, é de tamanho reduzido (equivalente às placas esmaltadas das outras estações). Ela é a única estação a ter adotado este estilo particular. Os bancos de estilo "Motte" são verdes e a faixa de iluminação é branca e arredondada no estilo "Gaudin" da renovação do metrô da década de 2000.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 67 e 74 da rede de ônibus RATP.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr. Consultado em 5 de novembro de 2012.
  2. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
  3. O número de 302 estações não inclui a estação fictícia Funicular de Montmartre. Esta última é de fato considerada como uma estação de metrô (e dois pontos de parada) pela RATP e anexada estatisticamente à linha 2, razão pela qual a RATP anuncia 303 estações e não 302 em 2013.
Oeste ou norte Leste ou Sul
Pigalle
sentido Mairie d'Aubervilliers
Linha 12 Notre-Dame-de-Lorette
sentido Mairie d'Issy
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Saint-Georges