Estrias Glaciais de Witmarsum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Estrias Glaciais de Witmarsum
Painel explicativo das Estrias Glaciais de Witmarsum.
Localização Palmeira, Paraná
Dados
Criação Períodos Carbonífero e Permiano
Coordenadas 25° 25' 21" S 49° 49' 19.50" O

As Estrias Glaciais de Witmarsum situam-se na Colônia Witmarsum, município de Palmeira, estado do Paraná, Brasil, à cerca de 5,4 km da BR-376, entre as cidades de Curitiba e Ponta Grossa e próximo ao Parque Estadual de Vila Velha. Este afloramento é um registro marcante da grande glaciação que ocorreu do Carbonífero inferior ao Permiano inferior, entre 360 e 270 milhões de anos atrás, quando toda porção sul do antigo supercontinente Gondwana ficou coberto por espessas camadas de gelo. Esta glaciação é conhecida como Glaciação Karoo.

Afloramento mostrando as estrias glaciais de Witmarsum

Trata-se de um pavimento polido com estrias e sulcos de extensão métrica, orientados na direção norte-sul, preservado no topo de uma camada de arenitos. O provável sentido de movimento das geleiras era de sul para norte. Acima do pavimento aflora um diamictito, rocha originada da erosão e deposição causada pelo movimento da geleira sobre o substrato e portadora de clastos facetados e eventualmente estriados. O diamictito pertence ao Grupo Itararé da Bacia do Paraná. O afloramento foi tombado pela Secretaria da Cultura do Paraná, sendo todo sinalizado. É um dos sítios geológicos brasileiros, definido pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos [1][2].

Pavimento estriado de Witmarsum, Paraná, Brasil. Estrias formadas por geleiras da Glaciação Karro.

Referências

  1. Mineropar (2003). «Estrias glaciais de Witmarsum». Consultado em 31 de agosto de 2014 
  2. Guimarães, G.B.; Melo, M.S.; Piekarz, G.F. (2007). «Sítio geológico Estrias glaciais de Witmarsum.». Consultado em 31 de agosto de 2014 

Bibliografia complementar[editar | editar código-fonte]

  1. SALAMUNI R., BIGARELLA J. J. e FUCK R. A. (1966) Sobre a ocorrência de estrias glaciais no segundo planalto do Paraná. Boletim Paranaense de Geografia, 18/20: 127-131.
  2. BIGARELLA J. J., SALAMUNI R. e FUCK R. A. (1967) Striated surfaces and related features, developed by the Gondwana ice sheets (State of Paraná, Brazil). Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology. 3: 265-276.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Portal A Wikipédia possui o portal: