Estribo (osso)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outro significado de Estribo, veja Estribo.
Estribo
Gray918.png
Recursos externos
Gray's subject #231 1045
MeSH A09.246.397.247.806

Estribo (nome que substituiu o termo estapédio) é o menor osso que faz parte do conjunto de ossos que formam a cadeia auditiva primária, a qual é responsável pela recepção auditiva dos mamíferos. O estribo é ligado à bigorna pela menor articulação do corpo humano

Temos na sequência o estribo, que tem esse nome por parecer-se com um estribo. A seguir vêm a bigorna e o martelo, que, em conjunto, recebem as vibrações do tímpano e as encaminha para o cérebro via o nervo auditivo. Essa área aonde estão localizados os três ossículos é denominada ouvido médio; a área posterior ao trio é a ouvido interno e a anterior ao tímpano é o ouvido externo.

O estribo é o menor osso do corpo humano,[1] medindo apenas 0,25 cm e, uma vez rompido, não é possível sua reconstituição natural, pois cria-se no local um tipo de calosidade que dificulta a audição da pessoa. Daí que sua perda faz necessária uma delicada operação cirúrgica para recolocar o estribo ou mesmo colocar-se uma prótese à base de policarbonato, por este ser um material neutro para o organismo.

No ouvido interno localiza-se uma área onde fica uma estrutura em forma de caracol denominada cóclea e, dentro dessa, um líquido.

Referências

  1. «O zumbido incomoda muita gente». Consultado em 01/06/2011. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.