Federação Internacional de Xadrez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Federação Internacional de Xadrez
Federação Internacional de Xadrez
Logotipo oficial da Federação Internacional

Localização da sede da FIDE na Suíça
Lema ""Gens una sumus"
(em Latim: Somos uma Pessoa)"
Tipo Federação oficial filiada
Fundação 20 de julho de 1924 (99 anos)
Sede Lausana, Suíça
Membros 190 federações
Filiação Comitê Olímpico Internacional
Presidente Arkady Dvorkovich
Sítio oficial www.fide.com

A Federação Internacional de Xadrez, mais conhecida pelo acrônimo em francês, FIDE (Fédération internationale des échecs), foi fundada em 20 de Julho de 1924, em Paris. É uma organização internacional, com sede na Suíça, que conecta as várias federações nacionais de xadrez e atua como órgão dirigente das competições internacionais do esporte.

A FIDE é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como a responsável pela organização do Xadrez e dos campeonatos internacionais em níveis continentais. Em 1999, a FIDE foi reconhecida pelo COI como uma Federação esportiva internacional. Atualmente a FIDE conta com 190 federações nacionais filiadas.

A FIDE não se volta somente ao xadrez profissional, também promove o xadrez escolar, fazendo deste esporte intelectual um instrumento educacional.

História[editar | editar código-fonte]

A partir do torneio de São Petersburgo, em 1914, cresceram as iniciativas para a criação de uma entidade reguladora para o esporte, que culminou com a criação da FIDE em 1924. O primeiro evento organizado pela entidade foi as Olimpíadas de Xadrez, vencida pela equipe húngara, e o Campeonato Mundial Feminino de Xadrez, vencido por Vera Menchik, realizados em Londres, em 1927.

Os congressos da FIDE de 1925 e 1926 já manifestavam o interesse de organizar também o primeiro campeonato mundial masculino, porém o fundo de premiação de dez mil dólares exigido pelo então campeão José Raúl Capablanca foi considerado impraticável pela entidade. A FIDE então decidiu criar um título em paralelo, chamado de "Campeão da FIDE", em 1928. Nessa disputa Efim Bogoljubow venceu Max Euwe (5º jogador a ganhar o título de Campeão do Mundo), entretanto este título foi praticamente esquecido após a derrota de Bogoljubow no mundial de 1929 contra Alexander Alekhine. Alekhine havia derrotado Capablanca no campeonato mundial de 1927. Alekhine concordava em disputar o título sob organização da FIDE, exigindo as mesmas condições do match realizado em 1927.

Após a Segunda Guerra Mundial, a FIDE reiniciou suas atividades com a organização do mundial de 1946. Entretanto Alexander Alekhine faleceu antes da competição deixando o título de campeão vago. A FIDE passa então a organizar também a competição masculina num sistema de torneios zonais, interzonais e de candidatos.

No congresso de 1947 foram decididos os participantes de um torneio que apontaria o novo campeão mundial, pela primeira vez contando com o apoio da recém filiada federação soviética. Os seguintes jogadores foram escolhidos: Paul Keres, Reuben Fine, Mikhail Botvinnik, Samuel Reshevsky, Vasily Smyslov e Max Euwe para a disputa de um torneio a ser realizado no ano seguinte.

Mikhail Botvinnik venceu o torneio, dando início a uma era de domínio soviético de campeões mundiais que depois teve Vasily Smyslov, Mikhail Tal, Tigran Petrosian, Boris Spassky, Anatoly Karpov e Garry Kasparov. Este domínio foi apenas interrompido entre 1972 e 1975 quando o prodígio estadunidense Bobby Fischer se tornou campeão mundial ao derrotar Boris Spassky no campeonato mundial de 1972. Logo após Fischer se tornar campeão, abandonou o xadrez profissional, recusando-se a enfrentar o desafiante Anatoly Karpov no ano de 1975.

No mundial feminino, o domínio soviético também foi duradouro. Após a morte de Vera Menchik em 1944, a FIDE organizou um mundial em 1950, vencido por Lyudmila Rudenko. Seguidas por suas compatriotas russas Elizaveta Bykova, Olga Rubtsova, Nona Gaprindashvili e Maia Chiburdanidze que foram as campeãs seguintes num domínio que durou até 1990.

Presidentes[editar | editar código-fonte]

  • 1924–1949 Países Baixos Alexander Rueb
  • 1949–1970 Suécia Folke Rogard
  • 1970–1978 Países Baixos Max Euwe
  • 1978–1982 Islândia Friðrik Ólafsson
  • 1982–1995 Filipinas Florencio Campomanes
  • 1995–2018 Rússia Kirsan Ilyumzhinov
  • 2018–presente Rússia Arkady Dvorkovich

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.