Forte da Praia da Consolação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Forte da Praia da Consolação
Apresentação
Tipo
Fundação
Estatuto patrimonial
Monumento Nacional (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

O Forte da Praia da Consolação localiza-se na freguesia de Atouguia da Baleia, município de Peniche, distrito de Leiria, sub-região do Oeste, em Portugal.[1]

Forte da Praia da Consolação

O Forte da Praia da Consolação está classificado como Monumento Nacional desde 1978.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Foi erguido no contexto da Guerra da Restauração da independência de Portugal, por iniciativa de D. Jerónimo de Ataíde, 6.º Conde de Atouguia e senhor de Peniche, no ano de 1641, para reforço da defesa da enseada sul de Peniche, cruzando fogos com a Praça-forte de Peniche. A obra ficou terminada em 1645, tendo sofrido obras de ampliação em 1665.

No contexto da Guerra Peninsular, em 1800, a leste desta fortificação, foi erguida uma bateria com 15 canhoneiras para novo reforço da defesa da enseada.

Encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1978. O forte é cedido pelo Estado à Câmara Municipal de Peniche em agosto de 2017 com fins museológicos, "um dedicado ao património geológico do concelho" e outro "ao património histórico militar da região de Peniche, no qual esta fortificação se integra". [3]

Características[editar | editar código-fonte]

Fosso

Fortificação marítima, em posição dominante sobre um pequeno promontório, apresenta planta estrelada, com quatro baluartes triangulares e cinco plataformas onde ficavam dispostas as bocas de fogo.

Exteriormente é rodeada por um fosso, ultrapassado uma ponte. O portão de armas, encimado por uma lápide com uma inscrição epigráfica alusiva à fundação e edificação do forte e pelo escudo nacional coroado, é de arco de volta perfeita, com moldura de aparelho rusticado ladeado por duas pilastras.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Ficha na base de dados SIPA
  2. Ficha na base de dados da DGPC
  3. Notíca da agência Lusa, 7 de Agosto de 2017
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Forte da Praia da Consolação

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.