Frances Bay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Frances Goffman Bay, née Goffman (Mannville, Alberta, 1 de janeiro de 1918 - 15 de setembro de 2011) foi uma atriz canadense.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Bay nasceu em Mannville, Alberta e cresceu em Dauphin, Manitoba. Seu irmão mais novo foi o notável sociólogo Erving Goffman. Antes da Segunda Guerra Mundial, atuou profissionalmente em Winnipeg e passou a guerra apresentando o programa da Canadian Broadcasting Corporation,"Everybody's Program", destinado a marinheiros enviados para a guerra.

Em 1934, ela se casou com o empresário Charles (Chuck) Bay e mudou-se com ele para Nova Iorque (onde estudou com Uta Hagen), Boston e Los Angeles. [1] Charles e Frances tiveram um filho, Josh, que morreu aos 23 anos de idade.

Em 1978, aos sessenta anos, Bay fez a sua estreia oficial por trás da câmera, no filme dirigido por Goldie Hawn e Chevy Chase, Foul Play. Um ano depois, interpreta Mrs. Hamilton no especial de natal para televisão Christmastime with Mister Rogers. Entre suas outras realizações estão, The Karate Kid, Big Top Pee-wee e Twins, In the Mouth of Madness e Arachnophobia.

Na televisão, participou interpretando pequenos papéis em vários episódios das séries Hart to Hart e The Dukes of Hazzard.

Sua primeira grande aparição televisiva foi no papel da avó da personagem "Fonzie", na série Happy Days.[2]

Em 1983 ela também desempenhou o papel de avó da Chapeuzinho Vermelho em Faerie Tale Theatre para o canal Showtime.

Em 1986 começou a trabalhar com David Lynch atuando em filmes como Veludo Azul, Wild at Heart, Twin Peaks e Twin Peaks: Fire Walk with Me.

Mais recentemente, ela apareceu em um episódio de Charmed como uma versão mais antiga da personagem Phoebe Halliwell. Participou até o fim de sua vida do seriado The Middle.

Logo após a morte do marido em 2002, ela foi atingida por um carro em Glendale, Califórnia, e como resultado, teve parte de sua perna direita amputada, mas o incidente não a impede de continuar na profissão de atriz.[3]

Em 6 de setembro de 2008, graças à uma petição assinada por 10.000 pessoas, seu nome foi incluído na Calçada da Fama do Canadá. O comitê de seleção tem recebido cartas de artistas como Adam Sandler, Jerry Seinfeld, David Lynch, Henry Winkler, Monty Hall e muitos outros.[4] [5]

Notas e referências

  1. Michael Posner, "Seinfeld's marble rye lady honoured." Toronto Globe and Mail, Sept 6, 2008: R4.
  2. Bay quoted by Michael Posner, "Seinfeld's marble rye lady honoured." Toronto Globe and Mail, Sept 6, 2008: R4.
  3. PASSAGES: Courteney Defends Pee-Wee:People.com. www.people.com. Página visitada em 23 de maio de 2010.
  4. Steve Nash, kd lang among new Walk of Fame inductees - CTV News. www.ctv.ca. Página visitada em 23 de maio de 2010.
  5. Michael Posner, "Seinfeld's marble rye lady honoured." Toronto Globe and Mail, Sept 6, 2008: R4.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.