Frederic Edward Clements

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Frederic Edward Clements (Lincoln, Nebraska, 16 de setembro de 1874Santa Bárbara, Califórnia, 26 de julho de 1945) foi um botânico estadunidense.

Seus estudos sobre ecologia vegetal foram fundadores da ecologia de comunidades.[1]

Clements foi um dos ecólogos mais influentes do mundo. Durante os períodos de dez anos na Universidade de Nebraska e na Universidade de Minnesota, desenvolveu e refinou a teoria de que ele é mais conhecido: sucessão ecológica. A noção de que os sistemas comunitários pode passar por um conjunto dinâmico e ordenado (e de quase orgânica) das fases principais de um conjunto estável de espécies conhecidas como o ponto culminante foi a primeira tentativa de um entendimento universal dentro da ecologia, e provou uma irresistível força unificadora entre os seus trabalhadores ainda que um número crescente de estudos demonstrou várias limitações à teoria. Clements deixou a academia em 1917 para integrar os quadros da Instituição Carnegie de Washington como um associado de pesquisa, a partir deste ponto em diante ele se mudou para uma direção cada vez mais neo-lamarckiana, incluindo a tentativa de demonstrar que as características adquiridas poderiam ser transmitidas aos descendentes. Este trabalho isolado lo do mainstream (e acabou unsubstantiable), mas deu um destino para os trabalhadores envolvidos na síntese neo-darwinista. A Biographical Dictionary of americanos e canadenses naturalistas e ambientalistas (1997), p. 157, enumera sucintamente maiores contribuições de Clements como "o desenvolvimento do quadro teórico formal de ecologia vegetal, criação de sistema de nomenclatura ecológica, a introdução de métodos quantitativos para o estudo da vegetação", e "extensa pesquisa de campo em ecologia vegetal."[carece de fontes?]

Publicações[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Frederic Edward Clements


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.