Arthur George Tansley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arthur George Tansley
Arthur George Tansley
Nascimento 15 de agosto de 1871
Londres
Morte 25 de novembro de 1955 (84 anos)
Cambridgeshire
Residência Inglaterra
Sepultamento Cambridge City Cemetery
Cidadania Reino Unido
Alma mater
  • Highgate School
Ocupação botânico, professor universitário, ecologista
Prêmios
Empregador(a) Universidade de Londres, Universidade de Oxford
Obras destacadas New Phytologist

Sir Arthur George Tansley (15 de agosto de 187125 de novembro de 1955) foi um botânico inglês, pioneiro na ecologia vegetal.[1]

Foi um pioneiro da ecologia na Grã-Bretanha, influenciado fortemente pelo trabalho do botânico dinamarquês Eugenius Warming. Uma das suas maiores contribuições foi o conceito de ecossistema em biologia. Foi um membro fundador da primeira sociedade profissional de ecologistas, que organizou mais tarde a sociedade ecológica britânica, e serviu como seu primeiro presidente e editor, fundando do jornal da ecologia. Tansley também serviu como o primeiro presidente da British Nature Conservancy. Além disso também foi eleito um membro da Sociedade Real em 1915, e recebeu o título de "Sir" em 1950. As primeiras publicações de Tansley concentraram-se na paleobotânica, especialmente na evolução das samambaias. Tansley fundou o jornal de botânica New Phytologist em 1902.

Em 1911, Tansley, em conjunto com o Comitê Britânico de Vegetação, organizou a primeira Excursão Fitogeográfica Internacional (IPE). As conexões feitas entre Tansley e os ecologistas americanos Henry Chandler Cowles e Frederic Clements ajudaram a construir uma ligação filosófica e metodológica entre a ecologia vegetal britânica e americana.

William S. Cooper considerava que as publicações mais influentes de Tansley sintetizavam estudos individuais em um todo. Em 1935, Tansley publicou "O uso e abuso de termos vegetais e conceitos", no qual ele introduziu o conceito de ecossistema. Na década de 1930, o pensamento ecológico era dominado pelo trabalho do Doutor Frederic Clements, que pensava em comunidades ecológicas como organismos, e associações como superorganismos. Tansley concebeu o conceito de ecossistema para chamar a atenção dos leitores para a importância das transferências de materiais entre os organismos e seu ambiente, em relação aos ecossistemas como as unidades básicas da natureza.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.