Friends (10.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Friends (10.ª temporada)
Friends (10.ª temporada)
Capa do box de DVDs da temporada.
Informações
País de origem  Estados Unidos
N.º de episódios 18
Transmissão
Emissora
original
NBC
Exibição
original
25 de setembro de 2003 – 6 de maio de 2004
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
9.ª temporada
(2002–2003)
Lista de episódios de Friends

A décima e última temporada de Friends, uma série de comédia de situação americana criada por David Crane e Marta Kauffman, estreou na National Broadcasting Company (NBC) em 25 de setembro de 2003 com o episódio "The One After Joey and Rachel Kiss". A série foi produzida pela Bright, Kauffman, Crane Productions em associação com a Warner Bros. Television. A temporada teve 18 episódios e foi concluída com "The Last One" em 6 de maio de 2004.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principais Temas da Temporada[editar | editar código-fonte]

  • Amor entre Joey e Rachel(sobretudo no início da temporada)
  • Amor entre Ross e Charlie(sobretudo no início da temporada)
  • Chandler e Monica descobrem que são estéreis e ainda querendo ser pais, resolvem tentar adotar.
  • Phoebe noiva de Mike e os preparativos para o casamento
  • Monica e Chandler se mudando para o interior(sobretudo no final da temporada)

Episódios[editar | editar código-fonte]

N.º na
série
N.º na
temp.
Título original
(Título em português) [1]
Dirigido porEscrito porExibição originalCód. de
produção
Audiência nos EUA
(milhões) [2]
2191 "The One After Joey and Rachel Kiss"
"Aquele depois do Beijo do Joey e da Rachel"
Kevin S. BrightAndrew Reich e Ted Cohen25 de setembro de 2003 (2003-09-25)17625124,54
Ainda em Barbados, após a palestra discurso de Ross, os amigos lidam com uma variedade de dilemas. Ross beijou sua colega, Charlie Wheeler, apesar de ela ainda estar oficialmente namorando Joey, que se vê atraído por Rachel e afim de dar o troco em Ross e Charlie, encontrou Rachel e os dois também acabaram se beijando, mas agonizam pensando em como contar isso para Ross. O ex-namorado de Phoebe, Mike, seguiu Phoebe até a ilha para lhe propor casamento, apesar de ele ter um relacionamento com outra pessoa. E Monica está com um cabelo enorme, devido à umidade local. O problema de Chandler é que ele mal consegue se conter para não tirar sarro de sua esposa. 
2202 "The One Where Ross is Fine"
"Aquele em que o Ross Está Legal"
Ben WeissSherry Bilsing-Graham e Ellen Plummer2 de outubro de 2003 (2003-10-02)17625222,38
Após Ross acidentalmente ver Rachel e Joey se beijando na porta do apartamento deles, um clima de tensão e silêncio entre eles logo é substituído por uma reação nada esperada de Ross, que alega estar muito bem diante de tudo isso(apesar de estar em choque e Joey e Rachel estranharem a reação dele). A convite de Ross, Rachel, Joey e Charlie comparecem a um desconfortável jantar entre casais no apartamento deste, temendo que ele esteja perturbado com o que viu, quando encontram um Ross incomum, muito tolerante ao vinho, às canções e à diversão. Enquanto isso, Chandler comete um ato imperdoável quando ele e Monica visitam um casal que adotou um belo menino. E a ex-barriga de aluguel, Phoebe, é visitada por seu irmão, Frank Jr. , que está desesperado porque não consegue mais lidar com seus preciosos trigêmeos. 
2213 "The One with Ross's Tan"
"Aquele com o Bronzeado do Ross"
Gary HalvorsonBrian Buckner9 de outubro de 2003 (2003-10-09)17625321,87
Um agradável Joey está seguro como sempre enquanto se prepara para transar com Rachel pela primeira vez. Mas, rapidamente, ele se torna incrivelmente desastrado e Rachel também se sente intranquila. Eles imaginam como Chandler e Monica fizeram esta transição, de amigos para amantes, tão facilmente. Enquanto isso, a chata amiga de Monica e Phoebe, Amanda, as visita, abrindo uma fenda na amizade das duas. E Ross vai para um salão de bronzeamento artificial, mas falha ao seguir simples instruções adequadamente. 
2224 "The One with the Cake"
"Aquele com o Bolo"
Gary HalvorsonRobert Carlock23 de outubro de 2003 (2003-10-23)17625418,77
No primeiro aniversário de Emma, Rachel convence Monica e Chandler a atrasar a tão esperada viagem deles para Vermont, para comparecerem à festa. Mas complicações surgem quando a aniversariante dorme – e um bolo de aniversário um tanto erótico chega. Enquanto isso, quando Ross se compromete a ajudar Rachel a resolver a situação, Joey fica encarregado de manter todos os convidados presos no apartamento até que eles retornem com o bolo correto. 
2235 "The One Where Rachel's Sister Babysits"
"Aquele que a Irmã da Rachel Fica de Babá"
Roger ChristiansenDana Klein Borkow30 de outubro de 2003 (2003-10-30)17625519,37
Rachel sente que sua irritante e egoísta irmã mais velha Amy, finalmente está prestes a imprimir uma grande mudança em sua forma de agir. Com o intuito de ajudar Amy a tornar-se mais responsável, Rachel passa por cima dos veementes protestos de Ross e permite que a irmã tome conta de Emma. Em breve ela se arrependerá da decisão. Enquanto isso, Phoebe desavisadamente frustra o “aniversário” surpresa de Mike. Ainda, Monica e Chandler ficam preocupados quando Joey gasta seu vocabulário a favor deles em uma carta de recomendação para a agência de adoção. 
2246 "The One with Ross's Grant"
"Aquele com a Bolsa de Estudos do Ross"
Ben WeissSebastian Jones6 de novembro de 2003 (2003-11-06)17625620,38
Ross chega até o doutor Benjamin Hobart, um conceituado paleontólogo e pesquisador, para obter a verba necessária para sua pesquisa. Infelizmente, Hobart também é um ex-namorado de Charlie, ainda obcecado por ela. Hobart oferece a verba para Ross desde que ele termine seu relacionamento com Charlie. Enquanto isso, Phoebe tenta presentear as extremamente relutantes Monica e Rachel com uma pintura hedionda que ela mesma fez. Ainda, Joey fica ofendido quando pega Chandler mentindo sobre ter assistido a uma bizarra fita de vídeo com seus testes. 
2257 "The One with the Home Study"
"Aquele com o Balanço"
Kevin S. BrightMark Kunerth13 de novembro de 2003 (2003-11-13)17625720,21
Monica e Chandler estão nervosos ao se prepararem para visitar Laura, a pessoa que decidirá se eles seriam bons pais adotivos. Infelizmente, Laura põe o casal em pânico quando confessa que uma vez teve um caso com um sujeito chamado Joey, que curiosamente vive naquele mesmo prédio e nunca retornou suas ligações. Enquanto isso, Phoebe e Mike optam por ter uma cerimônia de casamento simples e doar o dinheiro que pouparão para a caridade – somente para exigir tudo de volta mais tarde. E Ross tenta ajudar Rachel a superar seu medo de balanço, para que Emma possa curtir um pouco mais o parquinho. 
2268 "The One with the Late Thanksgiving"
"Aquele com o Ação de Graças Atrasado"
Gary HalvorsonShana Goldberg-Meehan20 de novembro de 2003 (2003-11-20)17625920,66
Monica prepara um fabuloso banquete de Ação de Graças para os amigos, mas ela fica furiosa quando todos chegam atrasados ao encontro. Inicialmente, Ross e Joey tentaram ir a um jogo de hóquei e Phoebe e Rachel secretamente levaram Emma para um concurso de beleza de bebês. Problemas maiores ainda surgem quando Monica se recusa a deixar que seus famintos convidados entrem no apartamento. 
2279 "The One with the Birth Mother"
"Aquele com a Mãe Biológica"
David SchwimmerScott Silveri8 de janeiro de 2004 (2004-01-08)17625825,49
Monica e Chandler, nervosos e empolgados, viajam para Ohio para encontrar uma jovem grávida, Erica Simmons, que considera permitir que eles adotem seu bebê após o nascimento. Monica e Chandler gostam de Erica e ela gosta deles. O único problema é que, devido uma confusão feita pela agência de adoção, Erica pensa que Monica é uma religiosa e Chandler, um médico – e, com medo de estragar a oportunidade, os dois hesitam em corrigi-la. Enquanto isso, Joey sai com uma amiga de Phoebe, mas a deixa bastante irritada com seus hábitos alimentares territoriais. E, depois de sucumbir aos encantos de uma sexy e persuasiva vendedora, Ross acaba renovando seu guarda-roupas com peças bem singulares. 
22810 "The One Where Chandler Gets Caught"
"Aquele em que o Chandler é Pego"
Gary HalvorsonDoty Abrams15 de janeiro de 2004 (2004-01-15)17626826,68
Quando Phoebe e Rachel veem Chandler entrando em um carro com uma bela mulher durante o horário de almoço, eles o seguem até o subúrbio e o veem entrando em uma casa grande juntamente com ela. Temendo que Chandler esteja traindo Monica, elas decidem lhe contar o que viram – e descobrem que aquela mulher, na verdade, é uma corretora imobiliária. O casal secretamente está procurando casas à venda e quebrando a cabeça para descobrir contar aos seus melhores amigos que eles estão deixando a cidade. Na montagem, clipes de episódios prévios destacam muitas das boas experiências que os amigos compartilharam no apartamento de Monica e Chandler. 
22911 "The One Where the Stripper Cries"
"Aquele em que o Stripper Chora"
Kevin S. BrightDavid Crane e Marta Kauffman5 de fevereiro de 2004 (2004-02-05)17626024,91
Joey participa de um programa que testa os conhecimentos das celebridades – chamado "A Pirâmide de US$ 100.000” –, apresentado por seu verdadeiro anfitrião, Donny Osmond , mas seu duvidoso QI custa o prêmio em dinheiro ao seu parceiro. Enquanto isso, Monica e Rachel contratam um desajeitado stripper, Roy, sem tê-lo visto antes, para a despedida de solteira de Phoebe. Ainda, Chandler e Ross comparecem a uma reunião da turma da faculdade e encontram uma mulher atraente, que ambos prometeram não namorar enquanto estudavam. 
23012 "The One with Phoebe's Wedding"
"Aquele com o Casamento de Phoebe"
Kevin S. BrightRobert Carlock e Dana Klein Borkow12 de fevereiro de 2004 (2004-02-12)17626225,90
Em um episódio que é um verdadeiro marco para a série, a organizadora do casamento de Phoebe, Monica, deixa todo mundo que a cerca louco – até que Phoebe a demite. O dia mais importante da vida de Phoebe se torna um desastre quando os preparativos dão errado e uma nevasca força uma mudança de planos. Enquanto isso, Joey leva o papel de substituto do pai de Phoebe – que está encarcerado – muito a sério. Ainda, Chandler e Ross tentam convencer Rachel a escolher um deles para substituir um padrinho na última hora, em uma cerimônia de casamento que promete ser a menos ortodoxa de todas. 
23113 "The One Where Joey Speaks French"
"Aquele em que Joey Fala Francês"
Gary HalvorsonSherry Bilsing-Graham e Ellen Plummer19 de fevereiro de 2004 (2004-02-19)17626124,27
Monica e Chandler recebem a visita da mãe do bebê deles e descobrem que o pai biológico da criança talvez seja um assassino. Enquanto isso, Ross e Rachel ficam mais próximos após o pai dela sofrer um ataque cardíaco. E Joey pede para Phoebe lhe ensinar a falar francês antes de um importante teste — mas Phoebe logo fica irritada com as baboseiras que acabam saindo da boca de Joey. 
23214 "The One with Princess Consuela"
"Aquele com a Princesa Consuela"
Gary HalvorsonHistória por : Robert Carlock
Roteiro por : Tracy Reilly
26 de fevereiro de 2004 (2004-02-26)17626322,83
Rachel quase engasga com sua refeição quando, secretamente, comparece a uma entrevista de emprego em um restaurante e senta bem perto da mesa onde seu atual chefe está almoçando. Phoebe considera legalmente mudar seu nome de casada para alguma coisa mais exótica. Enquanto isso, Joey se sente abandonado quando Monica e Chandler tentam comprar uma casa, mas é consolado pela filha de 8 anos dos donos da casa, Mackenzie. 
23315 "The One Where Estelle Dies"
"Aquele em que a Estelle Morre"
Gary HalvorsonHistória por : Mark Kunerth
Roteiro por : David Crane e Marta Kauffman
22 de abril de 2004 (2004-04-22)17626422,64
Quando Rachel faz um comunicado inesperado, Ross secretamente arma um esquema para obter o antigo emprego dela de volta. Enquanto isso, Joey está tão assolado por toda a agitação que acontece nas vidas dos seus amigos, que Phoebe evita lhe contar sobre a morte repentina de sua agente. E Monica e Chandler checam outra casa à venda perto da que compraram – para fazerem uma descoberta perturbadora. 
23416 "The One with Rachel's Going Away Party"
"Aquele com a Festa de Despedida da Rachel"
Gary HalvorsonAndrew Reich e Ted Cohen29 de abril de 2004 (2004-04-29)17626524,51
Agora que Rachel se prepara para partir para Paris, a turma organiza uma festa de despedida para ela. Em vez de se despedir de todos ao mesmo tempo, ela chama um por um de lado para uma despedida pessoal. Mas um dos amigos está ofendido quando é excluído do tratamento. Enquanto isso, Monica dá ordens específicas para o empacotamento de suas coisas para a nova vida na casa do subúrbio e ainda mantem olhos bem atentos sobre Erica (a atriz convidada ANNA FARIS), mãe que está prestes a parir o futuro bebê dela e de Chandler. Ainda, enquanto limpa o apartamento, Chandler encontra um item surpreendente, que pertenceu a um dos ocupantes prévios do quarto de hóspedes de Monica. 
235
236
17
18
"The Last One"
"O Último"
Kevin S. BrightMarta Kauffman e David Crane6 de maio de 2004 (2004-05-06)[nota 1]176266
176267
52,46
Ross fez de tudo para impedir que Rachel fosse para Paris, e quando achou que não tinha conseguido, ela voltou e os dois finalmente ficaram juntos. Monica e Chandler tiveram seus filhos, isso mesmo, filhos. A mãe biológica Erika teve um casal de gêmeos, e no início a ideia de ter dois filhos logo de cara apavorou Chandler, porém ele e Monica decidiram ficar com os dois. Além disso, em uma das cenas mais tristes da série, vimos o apartamento em que tudo começou totalmente vazio, e os seis amigos tendo que deixar a chave que cada um tinha em cima do balcão. Porém a série acabou com uma piada, já que todos decidiram tomar um café antes de Chandler e Monica irem para sua nova casa, e Chandler pediu: “Onde?”, em referência ao lugar em que iriam tomar um café. 

Especial[editar | editar código-fonte]

TítuloExibição originalAudiência nos EUA
(milhões)
"The One with All the Other Ones"[a] 6 de maio de 2004 (2004-05-06)36,89[2]
Um flashback sobre a série. 

Audiência[editar | editar código-fonte]

Nº. na
série
Nº na
temporada
Episódio Exibição Rating/Share (18–49) Espectadores (m) Posição
na semana
219 1 "The One After Joey and Rachel Kiss" 25 de setembro de 2003 15.6/25 24.54 #2
220 2 "The One Where Ross is Fine" 2 de outubro de 2003 15.1/24 22.38 #2
221 3 "The One with Ross's Tan" 16 de outubro de 2003 14.0/22 21.87 #2
222 4 "The One with the Cake" 23 de outubro de 2003 12.4/20 18.77 #6
223 5 "The One Where Rachel's Sister Babysits" 30 de outubro de 2003 13.0/21 19.37 #3
224 6 "The One with Ross's Grant" 6 de novembro de 2003 13.4/21 20.38 #3
225 7 "The One with the Home Study" 13 de novembro de 2003 13.2/21 20.21 #4
226 8 "The One with the Late Thanksgiving" 20 de novembro de 2003 13.4/21 20.66 #3
227 9 "The One with the Birth Mother" 8 de janeiro de 2004 15.7/24 25.49 #3
228 10 "The One Where Chandler Gets Caught" 15 de janeiro de 2004 16.6/26 26.68 #3
229 11 "The One Where the Stripper Cries" 5 de fevereiro de 2004 16.0/24 24.91 #4
230 12 "The One with Phoebe's Wedding" 12 de fevereiro de 2004 16.3/25 25.90 #2
231 13 "The One Where Joey Speaks French" 19 de fevereiro de 2004 15.2/24 24.27 #2
232 14 "The One with Princess Consuela" 26 de fevereiro de 2004 14.6/22 22.83 #5
233 15 "The One Where Estelle Dies" 22 de abril de 2004 14.4/24 22.64 #1
234 16 "The One with Rachel's Going Away Party" 29 de abril de 2004 15.5/25 24.51 #2
Especial-2 The One Before the Last One: Ten Years of Friends 6 de maio de 2004 22.0/35 36.89 #2
235 / 236 17 / 18 "The Last One" 29.8/43 52.46 #1

Notas

  1. Esses episódios foram exibidos originalmente como um único episódio de duração dupla, mas às vezes são divididos em dois episódios para sindicação, reapresentações e distribuição em DVD.
  1. O especial foi apresentado em duas partes.

Referências

  1. «DVD Caixa Friends - 1ª A 10ª Temporadas Completas - 40 Discos - Brinde Exclusivo». Saraiva. Consultado em 9 de setembro de 2017 
  2. a b «Friends Nielsen Ratings Archive: Season 10» (em inglês). Newmusicandmore.tripod.com. Consultado em 9 de setembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]