Gāyatrī Mantra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Gayatri (gāyatrī Sânscrito: गायत्री) é a forma feminina de gāyatra, uma palavra sânscrita para uma música ou hino. Pode ser:-

Mantra[editar | editar código-fonte]

O Gayatri Mantra é o mais venerado mantra no Hinduismo. Consiste no prefixo :oṃ bhūr bhuvaḥ svaḥ ॐभूर्भुवस्वः, uma fórmula tirada do Yajurveda, e o verso 3.62.10 do Rig Veda (que é um exemplo da métrica Gayatri). Porque todos os outros três Vedas contêm muito material reorganizado do Rig Veda, o Gayatri mantra é encontrado em todos os quatro Vedas. O deva invocado neste mantra é Savita, e conseqüentemente o mantra também é chamado de Sāvitrī.

Amplamente aclamado na Índia e por hindus, a posição suprema do Gāyatrī Mantra é mais adiante aumentada pela proclamação do Senhor Krishna no seu discurso espiritual, o Bhagavad Gita, que entre os mantras ele é o Gāyatrī. O Gayatri Mantra é proclamado no Gita como a Oração Universal, sem consideração de casta, credo ou sexo. É uma oração com o propósito de proteger qualquer indivíduo, e, quando expressado com imensa devoção e concentração, vai proteger a pessoa. Contudo, uma pronúncia adequada é necessária e espera-se que a pessoa seja um vegetariano rígido.

Texto[editar | editar código-fonte]

Veja sânscrito para detalhes de pronúncia.

ॐ भूर्भुवस्वः ।
तत् सवितुर्वरेण्यं ।
भर्गो देवस्य धीमहि ।
धियो यो नः प्रचोदयात् ॥
Om bhūr bhuvaḥ svaḥ
tát savitúr váreṇyaṃ
bhárgo devásya dhīmahi
dhíyo yó naḥ prachodáyāt[1]

Tradução[editar | editar código-fonte]

"Meditamos na Glória transcendental da DIvindade Suprema, que está dentro do coração da terra, dentro da vida do céu e da alma do Paraíso. Possa Ele estimular e iluminar nossas mentes."[2]
  • Ralph T.H. Griffith (1896):
"Que nós possamos atingir aquela excelente glória de Savitr ara que, assim, ele possa estimular as nossas orações."
  • Kavikratu Tattva Budh
"O Sol Supremo e Todo-Poderoso nos impulsiona com o seu divino brilho para que então nós possamos atingir uma nobre compreensão da realidade."
  • Shri Prem Baba
Em todos os três mundos, terrestre, astral e celestial, que possamos meditar sobre o esplendor daquele sol divino que nos ilumina. Que toda a luz dourada acalente nosso entendimento e nos guie na jornada para a morada sagrada.
  • Gayatri Pariwar
"Ó Deus, Tu és o doador da vida, o removedor da dor e da tristeza, que garante a felicidade; Ó Criador do Universo, possamos nós receber a Tua suprema luz, destruidora dos pecados; possa Tu guiar o nosso intelecto no caminho certo."
  • William Q. Judge
"Desvele, Ó Tu que deste mantimento ao Universo, de quem tudo procede, a quem tudo deve retornar, aquela face do Verdadeiro Sol agora oculto por um vaso de luz dourada, que nós possamos ver a verdade e fazer o nosso dever inteiro na nossa jornada ao teu assento sagrado."
  • Times Music
"Ó, Criador do universo! Meditamos sobre Teu supremo esplendor. Possa Teu radiante poder iluminar o nosso intelecto, destruir os nossos pecados, e nos guiar no caminho certo.
Meditamos na adorável glória do sol refulgente, o Criador. Que Ele ilumine e guie nossa mente e intelecto.

Explicação palavra-por-palavra[editar | editar código-fonte]

A deusa Gayatri[editar | editar código-fonte]

Originalmente a personificação do mantra, a deusa Gayatri é considerada veda mata, a mãe de todos os Vedas e cônjuge do deus Brahma, e também a personificação do onipenetrante Parabrahman, a realidade imutável que está por trás de todos os fenômenos.

Gayatri é geralmente retratada sentada num lótus vermelho, significando riqueza. Ela aparece em qualquer uma dessas formas:

  • Como tendo cinco cabeças, com dez olhos olhando nas oito direções e o céu e a terra, e dez braços segurando todas as armas de Vishnu, simbolizando todas as suas reencarnações.
  • Acompanhada por um cisne, segurando um livro em uma mão, e uma cura na outra, como a deusa da Educação.

O Gayatri Mantra é o tema de abertura do programa de TV Battlestar Galactica.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «The Upanishads "The Gayatri Mantra" | Sri Chinmoy Library». www.srichinmoylibrary.com (em inglês). Consultado em 26 de março de 2018. 
  2. «The Gayatri Mantra | Sri Chinmoy Library». www.srichinmoylibrary.com (em inglês). Consultado em 26 de março de 2018. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]