Personificação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A personificação (português europeu) ou prosopopeia (português brasileiro) (ou prosopeia ou também propeia, no Brasil) é uma figura de estilo que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais,sentimentos ou ações próprias dos seres humanos.[1] [2] [3]

Personificação pode ser descrito como uma figura de linguagem em que um objeto ou ser vivo é personificado, ao atribuir características humanas e qualidades para isso. Em outras palavras, sempre que as emoções, desejos, sensações, gestos físicos e de fala são apresentados no contexto de ser inanimado, a personificação é dito ter ocorrido. Através da técnica, descrevemos coisas inanimadas como humano.[3] [1] [2] É um tipo de metáfora mais específico.

Exemplos de personificação:

"O Gato disse ao Pássaro que tinha uma asa partida."

"O Vento morreu e o Sol também."

"A Cadeira começou a gritar com a Mesa."

"O morro dos ventos uivantes."

"O Sol amanheceu triste e escondido."

"A Bomba atômica é triste, Coisa mais triste não há Quando cai, cai sem vontade." (Vinícius de Morais)

"A lua beijava a face do lago adormecido. "

"O fogo dançava com o vento."

"O vento assobiava na janela, durante a noite."

"O sol brilhava contente na manhã seguinte."

"O carro não aguentava mais, tantos anos de trabalho."

"As árvores acariciaram os pássaros."

Referências

  1. a b «Ironia - Só Portugês». soportugues.com.br. Consultado em 21 de Outubro de 2013. «Consiste em atribuir ações ou qualidades de seres animados a seres inanimados, ou características humanas a seres não humanos.» 
  2. a b «Figuras de pensamento». pciconcursos.com.br. Consultado em 21 de Outubro de 2013. «Ocorre prosopopéia (ou animização ou personificação) quando se atribui movimento, ação, fala, sentimento, enfim, caracteres próprios de seres animados a seres inanimados ou imaginários.» 
  3. a b «Figuras de Linguagem». rachacuca.com.br. Consultado em 21 de Outubro de 2013. «A personificação, também chamada prosopopeia, consiste na atribuição de características humanas, como sentimentos, linguagem humana e ações do homem, a coisas não-humanas.» 
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.