Personificação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A personificação (português europeu) ou prosopopeia (português brasileiro) (ou prosopopeia ou também propéia, no Brasil) é uma figura de linguagem que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais,sentimentos ou ações próprias dos seres humanos.[1][2][3]

Personificação pode ser descrito como uma figura de linguagem em que um objeto ou ser vivo é personificado, ao atribuir características humanas e qualidades para isso. Em outras palavras, sempre que as emoções, desejos, sensações, gestos físicos e de fala são apresentados no contexto de um ser inanimado, a personificação é dito ter ocorrido. Através da técnica, descrevemos coisas inanimadas como humano.[3][1][2] consiste em dar a objetos ou animais sentimentos humanos.

Exemplos de personificação:

"O cachorro dizia a todos seus amigos animais para fazerem silêncio" "O Gato disse ao Pássaro que tinha uma asa partida."

"A Cadeira começou a gritar com a Mesa."

"O morro dos ventos uivantes."

"O Sol amanheceu triste e escondido."

"A Bomba atômica é triste, Coisa mais triste não há Quando cai, cai sem vontade." (Vinícius de Morais)

"A lua beijava a face do lago adormecido. "

"O fogo dançava com o vento."

"O vento assobiava na janela, durante a noite."

"O sol brilhava contente na manhã seguinte."

"O carro não aguentava mais, tantos anos de trabalho."

"As árvores acariciaram os pássaros."

Referências

  1. a b «Ironia - Só Portugês». soportugues.com.br. Consultado em 21 de Outubro de 2013. Consiste em atribuir ações ou qualidades de seres animados a seres inanimados, ou características humanas a seres não humanos. 
  2. a b «Figuras de pensamento». pensar concursos.com.br. Consultado em 21 de Outubro de 2013. Ocorre prosopopéia (ou animização ou personificação) quando se atribui movimento, ação, fala, sentimento, enfim, caracteres próprios de seres animados a seres inanimados ou imaginários. 
  3. a b «Figuras de Linguagem». rachacuca.com.br. Consultado em 21 de Outubro de 2013. A personificação, também chamada prosopopeia, consiste na atribuição de características humanas, como sentimentos, linguagem humana e ações do homem, a coisas não-humanas. 
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.