Mesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Mesa (desambiguação).
Uma mesa de madeira.

Mesas podem ser de jantar, mesas de centro, mesas de cozinha, mesas de jardim, mesas de reunião, mesas de bar, antigas, clássicas, modernas, ou contemporâneas, variando sua forma conforme o uso e utilidade local. E também todos nós usamos no nosso dia a dia e usamos para fazer muitas funções exemplo (fazer almoço, fazer dever de casa, etc).

Naturalmente a forma mais comum (e pela qual a mesa é definida no dicionário) é a retangular, mas a utilização e a conversão às variadas situações faz com que a mesa assuma diversas formas.

A história da mesa é marcada de incontáveis experimentos de formas e materiais, alguns até considerados impossíveis de se utilizar, ou até impensáveis, como o vidro e materiais plásticos.

No século XIX, os móveis, anteriormente recostados nas paredes, começaram a ser colocados na parte central dos ambientes, que era vazia. A utilização das mesas, assim, teve uma modificação. A forma tradicional passou a ser substituída, levando a uma maior diversidade de formas e materiais, caminhando junto à descoberta de novas tecnologias.

Somente nos primeiros anos do século XX encontra-se um desenvolvimento da mesa como elemento decorativo aplicado ao design. Frank Lloyd Wright com a mesa Husser, Charles Mackintosh com a mesa Berlino, Marcel Breuer com a série B10, e Le Corbusier com a mesa LC 6, são apenas alguns exemplos.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mesa


Ícone de esboço Este artigo sobre um objeto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.