Mesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Mesa (desambiguação).
Uma mesa de madeira, parte do acervo do Museu Paulista.

Mesa é uma peça de mobiliário feita a partir de diversos materiais (madeira, plástico, pedra, vidro, etc.) que se constitui de um tampo repousado sob suportes ou pés.[1] A mesa pode ter diversos usos, sendo alguns deles: comer, apoiar, escrever, trabalhar, entre outros. Sendo assim, ela passa a ter nomes específicos de acordo com a função exercida, podem ser mesas de jantar, mesas de centro, mesas de cozinha, mesas de jardim, mesas de reunião, mesas de bar, mesas de cabeceira, mesas de jogo.

Quanto a seu formato, a mesa pode ser: retangular, oval, quadrada, multifacetada, redonda e até de formato orgânico, pois a utilização e a conversão às variadas situações faz com que a mesa assuma diversas formas.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A história da mesa é marcada de incontáveis experimentos de formas e materiais, alguns até considerados impossíveis de se utilizar, ou até impensáveis, como o vidro e materiais plásticos.

No século XIX, os móveis, anteriormente recostados nas paredes, começaram a ser colocados na parte central dos ambientes, que era vazia. A utilização das mesas, assim, teve uma modificação. A forma tradicional passou a ser substituída, levando a uma maior diversidade de formas e materiais, caminhando junto à descoberta de novas tecnologias.

Somente nos primeiros anos do século XX encontra-se um desenvolvimento da mesa como elemento decorativo aplicado ao design. Frank Lloyd Wright com a mesa Husser, Charles Mackintosh com a mesa Berlino, Marcel Breuer com a série B10, e Le Corbusier com a mesa LC 6, são apenas alguns exemplos.

Referências

  1. MOUTINHO, Stella; PRADO, Rúbia Bueno do; LONDRES, Ruth (2011). Dicionário de artes decorativas & decoração de interiores. Rio de Janeiro: Lexikon. p. 281 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mesa
Ícone de esboço Este artigo sobre um objeto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.