Vassoura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Vassoura (desambiguação).
Vassoura
Broom (PSF).jpg
Tipo
escova
ferramenta de limpeza (d)
Características
Material
Genista bristle (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Utilização
Uso
sweeping

Vassoura é um utensílio doméstico de limpeza através da varredura tipo escova, basicamente composto por um cabo reto (de madeira ou metal) com cerdas de piaçava ou plástico presas em sua ponta inferior. Muito utilizada para limpeza de superfícies que são pisadas (como chão e tapetes) e locais de meia altura (como paredes e tetos).

Superstição[editar | editar código-fonte]

A vassoura participa de várias crendices e constitui um dos objetos mais típicos da casa. As superstições indicam que esta pode varrer tudo, inclusive algo abstrato e sentimentos, como felicidade, tranquilidade, bem-estar, saúde, boa sorte, amor.

  • Existe uma superstição tradicional no Brasil, de uma vassoura com o cabo para baixo posicionada atrás da porta, na intenção de motivar uma visita demorada e monótona à ir-se embora rapidamente.
  • Nas mudanças de residência, é indicado que a primeira varredura seja feita com vassoura velha, para continuar o equilíbrio anterior, ou com vassoura nova para iniciar vida nova.
  • A vassoura deve ser queimar, e não lançada ao lixo, para não levar a felicidade da casa. Rasgam-na cuidadosamente antes de queimá-la, para que nenhum fragmento possa tornar-se elemento de feitiçaria, porque a vassoura pode ser um ótimo material contra a família que a possuía, desde que um feiticeiro a consiga apanhar.
  • A vassoura nova começa seu serviço pelos aposentos interiores, e jamais pela calçada ou sala de entrada ou de estar.
  • Deve ser guardada na posição vertical. Encontrando-a deitada, depressa recolocam-na direita, sob pena de atrasar o dono da casa.
  • Não é prudente emprestar-se vassoura já servida, porque carrega a boa sorte.
  • A vassoura feita com determinados arbustos afugenta parasitos e sevandijas importunos.
  • Não se varre a casa durante a noite para não expulsar a tranquilidade ou incomodar as "santas almas" que permanecem nos lugares onde estiveram quando tinham forma corpórea.
  • Nem se varre o lixo para a rua, e sim de fora para dentro, queimando-se ou enterrando-se, nas vilas onde não há serviço municipal recolhedor.
  • Rapaz ou moça cujos pés foram varridos não conseguirão casar-se.

Mito ou Verdade[editar | editar código-fonte]

Talvez pela sua forma, ela se tornou uma poderosa ferramenta contra maldições e práticas de Magia Negra. Se deitada sobre a entrada de uma casa, ela "varre" todos os feitiços que forem jogados na casa ou em alguém que more nela. Se colocada embaixo do travesseiro, ela traz bons sonhos e protege.

Alguns acreditam que as bruxas voam em vassouras. As bruxas europeias foram identificadas com a vassoura por causa das falas populares, faladas pelos perseguidores de Bruxas, que diziam vê-las voando em suas vassouras.

Como é um Instrumento de Purificação, a vassoura é ligada ao Elemento da Água, por isso, é usada em todos os Rituais ligados à Água, assim como Feitiços do Amor e Trabalhos Psíquicos.

Algumas Bruxas colecionam vassouras, e mostram exuberantes variedades em seus materiais, fazendo disso um Hobby muito interessante, chegando até a fabricá-las. Se você deseja fazer uma Vassoura Mágica, deve tentar a antiga fórmula: um corpo de resíduo mineral, galhos de vidoeiros e uma atadura de salgueiro. O resíduo mineral é para a proteção, o vidoeiro purifica, e o salgueiro é sagrado para a Deusa. É claro que um galho de qualquer árvore ou arbusto deve servir para substituir a vassoura.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Retratos de George Washington
{{{caption}}}
Um faxineiro se utilizando de uma vassoura 
{{{caption}}}
Diferentes tipos de vassouras 
{{{caption}}}
vassouras tradicionais antigas no estilo bruxa 
{{{caption}}}
vassoura artesanal russa 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Vassoura