Parque de merendas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
2008-03-18RemshaldenBuochGrillplatz3377-01.jpg

Um parque de merendas ou mesa de piqueniques, ou merendeiro, é um espaço ao ar livre onde se senta a comer, almoçar ou merendar (daí o seu nome). Costumam-se encontrar em lugares amenos e abrigados, áreas de descanso das autovias ou no meio do campo: miradouros, prados, rotas turísticas e de caminhada. Assim mesmo são tradicionais nas cercanias de lugares religiosos objeto de peregrinação ou romarias. Por ser um lugar de reunião e recreio, com frequência vai unido à celebração de festas tradicionais, danças, festas, etc.

Lugares[editar | editar código-fonte]

Um dos muitos lugares onde encontrar diversos merendeiros é a localidade de Autilla del Pino em Palencia, sobre a qual descola uma impressionante fileira de antigas adegas convertidas hoje em dia em merendeiros.

A manutenção dos merendeiros costuma estar a cargo de uma autarquia ou prefeitura (como é o caso dos "merendeiros municipais"), de empresas privadas (campings) ou particulares.

Sinalização espanhola para um merendeiro.

Geralmente não possuem um serviço de mesa atendido. O tradicional é que os comensais levem a sua comida e a disponham eles mesmos sobre a mesa. A presença de um camareiro num merendeiro é possível quando há anexo a um restaurante do tipo chiringuito, em cujo caso a denominação mais correcta é terraço-merendeiro.

As zonas de picnic dos merendeiros costumam estar equipadas com fontes, fornos, churrasqueias e recipientes para os desperdícios e lixo.

  • Também se pode chamar assim, por metonímia, ao conjunto de mobiliário usado nos merendeiros como mesa-assento. Estes "merendeiros-objeto", a fim de suportar os rigores da intempérie, são de madeira tratada, de betão ou, os mais respeitosos com o médio, de pedra travada. Na maioria dos casos, o merendeiro não está protegido, mas sim em lugares de sombra. Nos casos mais luxuosos pode chegar a dispor de pérgolas.[1]


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Good, Albert H. (1999). Parks and Recreation Structures (em inglês). [S.l.]: Princeton Architectural Press. pp. 7–20. ISBN 9781568981710 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Parque de merendas