Game of Thrones (5.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Game of Thrones (5ª temporada)
Pôster promocional
Informações
Elenco
País de origem Estados Unidos
de episódios 10
Exibição
Emissora
original
HBO
Exibição
original
12 de abril de 2015 (2015-04-12) – 14 de junho de 2015 (2015-06-14)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
4ª temporada 6ª temporada
Lista de episódios de Game of Thrones

A quinta temporada de Game of Thrones foi anunciada pela HBO em 8 de abril de 2014, juntamente com a sexta temporada.[1] David Benioff e D. B. Weiss continuam como showrunners e produtores executivos. A quinta temporada estreou em 12 de abril de 2015.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Convidado[editar | editar código-fonte]

Os atores recorrentes listados aqui são os que apareceram na quinta temporada. Eles estão listados pela região em que aparecem pela primeira vez.

Produção[editar | editar código-fonte]

A emissora HBO confirmou a quinta temporada de Game of Thrones em 8 de abril de 2014, juntamente com a sexta temporada. David Benioff e D. B. Weiss continuam como showrunners e produtores executivos, e já temos alguns atores confirmados para o elenco. Dentre eles estão a atriz Faye Marsay que interpretará a Órfã, e o ator Jonathan Pryce que interpretará o Alto Pardal.

Indira Varma, Michiel Huisman e Nathalie Emmanuel, que interpretaram Ellaria Sand, Daario Naharis e Missandei, respectivamente, como personagens recorrentes nas temporadas anteriores da série, foram promovidos para o elenco principal na quinta temporada.

A quinta temporada estreou em 12 de abril de 2015.

Episódios[editar | editar código-fonte]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porExibição originalAudiência
(milhões)
411 "The Wars to Come"
"(As Guerras Que Virão)"
Michael SlovisDavid Benioff & D. B. Weiss12 de abril de 2015 (2015-04-12)8.00[2]
Em um flashback, Cersei quando era adolescente se encontrou com uma bruxa e exigiu saber de seu futuro; a bruxa lhe disse que ela se tornaria rainha, mas que uma mulher mais jovem e mais bonita do que ela um dia roubará seu trono. No presente, Tywin é enterrado e Lancel Lannister retorna, agora um homem devoto religioso e um membro dos "Pardais". Em Pentos, Tyrion concorda em acompanhar Varys a Meereen para apoiar a reivindicação de Daenerys pelo Trono de Ferro. Em Meereen, os insurgentes "Filhos da Harpia" assassinam um Imaculado, forçando Daenerys a lançar medidas mais restritivas sem respeitar as antigas tradições. Missandei fica desconfiada quando percebe que os bordéis recebem visitas dos Imaculados. Os dragões presos de Daenerys a atacam quando ela os verifica. No Vale, Baelish coloca Robin Arryn aos cuidados da Casa Royce e sai com Sansa. Na Muralha, Stannis procura alistar os Selvagens em sua guerra contra Roose. Jon Snow é incapaz de convencer Mance Rayder a aceitar a autoridade de Stannis, onde este último condena Mance ser queimado vivo. Jon Snow termina o sofrimento de Rayder com uma flecha no coração, enquanto ele queima numa fogueira. 
422 "The House of Black and White"
"(A Casa do Preto e Branco)"
Michael SlovisDavid Benioff & D. B. Weiss19 de abril de 2015 (2015-04-19)6.81[3]
Arya chega a Braavos e é aceita na "Casa de Preto e Branco" por H'ghar, que chama a si mesmo e a seus colegas de "ninguém". Jaime diz a Cersei que vai a Dorne para buscar Myrcella, que é prometida ao filho do príncipe Doran, e recruta Bronn para ajudá-lo; Podrick reconhece Baelish e Sansa em uma taverna; Brienne oferece a Sansa sua proteção, mas é rejeitada. Baelish insiste que Brienne fique com eles, mas ela se recusa e foge com Podrick. No entanto, ela decide seguir Sansa secretamente. Stannis oferece legitimidade à Jon Snow e o cargo de Senhor de Winterfell se ele deixar a Patrulha da Noite para ajudá-lo, mas Snow não aceita; Tarly nomeia-o como candidato a Lorde Comandante, e ele é eleito pelo voto de Aemon. Daenerys enfrenta um motim depois que ela decide executar um ex-escravo que assassinou um membro capturado dos Filhos da Harpia antes que ele pudesse ser julgado. Drogon reaparece para ela, mas sai novamente. 
433 "High Sparrow"
"(Alto Pardal)"
Mark MylodDavid Benioff & D. B. Weiss26 de abril de 2015 (2015-04-26)6.71[4]
Margaery, recém-casada com Tommen, manipula-o para planejar enviar Cersei para Rochedo Casterly. Baelish conduz Sansa a Winterfell para consolidar uma aliança com Roose através de seu casamento com Ramsay, por trás das costas dos Lannisters. Brienne decide treinar Podrick. Para se adaptar na Casa do Preto e Branco, Arya joga todos os seus pertences pessoais no rio, com exceção de sua espada Needle, que ela esconde em uma pilha de pedras. No Castelo Negro, Snow nomeia Alliser Thorne como Primeiro Comandante, mas Slynt se recusa a seguir as ordens de Snow e Snow executa Slynt. Lancel encontra o Alto Septão em uma situação comprometedora em um bordel, punindo-o forçando-o a andar pelas ruas completamente nu. O Alto Septão reclama com Cersei, que o aprisiona. Ela conhece o líder religioso Alto Pardal, aprovando as ações dos Pardais. Tyrion e Varys chegam em Volantis e visitam um bordel, onde o primeiro é raptado por Jorah Mormont, com a intenção de levá-lo "à rainha". 
444 "Sons of the Harpy"
"(Os Filhos da Harpia)"
Mark MylodDave Hill3 de maio de 2015 (2015-05-03)6.82[5]
Cersei fornece armas para os pardais, que prendem Loras. Margaery fica enfurecida, mas Tommen se mostra fraco demais para conseguir sua libertação. Melisandre tenta seduzir Snow na tentativa de convencê-lo a ir a Winterfell com Stannis. Em Winterfell, Baelish se prepara para retornar a Porto Real. Antes de sair, ele tenta dissipar as dúvidas de Sansa em relação a Ramsay, dizendo a ela que, mesmo que Stannis não derrote os Boltons e a resgate, ela pode facilmente manipular Ramsay. Bronn e Jaime chegam secretamente em Dorne; eles encontram e matam quatro cavaleiros. As "Cobras da Areia" descobrem que Jaime veio para Dorne em busca de Myrcella; Ellaria convence as meninas guerreiras Cobras da Areia a planejarem vingar a morte de Oberyn sequestrando Myrcella antes que Jaime possa intervir. Mormont planeja se redimir a Daenerys dando-lhe Tyrion como prisioneiro. Em Meereen, Loraq faz outro apelo para que ela reabra os campos de combate; os Filhos da Harpia emboscam uma patrulha de Imaculados dentro da cidadela; Verme Cinzento é gravemente ferido e Selmy é morto. 
455 "Kill the Boy"
"(Mate o Garoto)"
Jeremy PodeswaBryan Cogman10 de maio de 2015 (2015-05-10)6.56[6]
Brienne e Podrick chegam a uma estalagem perto de Winterfell e enviam uma mensagem a Sansa, afirmando que a ajudarão se ela precisar. Sansa descobre sobre a presença de Theon. Ramsay o obriga a pedir desculpas a ela por suas ações. Na Muralha, Tormund aceita uma aliança com a Patrulha da Noite que permitirá aos Selvagens se estabelecerem ao sul da Muralha. Jon Snow concorda em acompanhar os Selvagens até Durolar. O exército de Stannis parte para Winterfell, levando Selyse e Shireen com eles. Em Meereen, Verme Cinzento se recupera, desenvolvendo um relacionamento romântico com Missandei. Daenerys alimenta seus dragões Viserion e Rhaegal com um nobre Meereenese e aprisiona os outros. Mais tarde, ela concorda em reabrir os postos de combate e decide se casar com Loraq para facilitar a paz. No mar, Tyrion e Mormont navegam através das ruínas de Valyria, a cidade natal dos primeiros Targaryen, e enquanto estão vendo Drogon voando, eles são atacados por um grupo de homens de pedra. Eles conseguem escapar, mas Mormont é infectado por uma mordida. 
466 "Unbowed, Unbent, Unbroken"
"(Não Rebaixados, Não Curvados, Não Quebrados)"
Jeremy PodeswaBryan Cogman17 de maio de 2015 (2015-05-17)6.24[7]
H'ghar leva Arya para uma câmara com os rostos de todas as pessoas que morreram na Casa do Preto e Branco. Jaime e Bronn chegam aos Jardins da Água, onde encontram Myrcella e são atacados pelas meninas das Cobras da Areia. A luta é desfeita pelos guardas Dornish, que prendem todos. Enquanto isso, Mormont e Tyrion se deparam com traficantes de escravos, a quem Tyrion consegue convencê-los a levá-los aos confins de Meereen. Baelish informa a Cersei do plano de Roose Bolton de casar Sansa com Ramsay, e a convence a permitir que ele leve os cavaleiros do Vale a Winterfell para derrotar Roose e Stannis, para que seja nomeado protetor do Norte. Olenna chega em Porto Real e avisa Cersei que a prisão de Loras colocou sua aliança em perigo. No inquérito de Loras, Loras e Margaery negam sua homossexualidade. O prostituto Olyvar contradiz seu testemunho, e Margaery é presa por mentir aos deuses. Em Winterfell, Sansa é casada com Ramsay, que a estupra na frente de Theon horrorizado. 
477 "The Gift"
"(O Presente)"
Miguel SapochnikDavid Benioff & D. B. Weiss24 de maio de 2015 (2015-05-24)5.40[8]
Jon Snow acompanha Tormund e alguns Selvagens para Durolar. Aemon morre pouco depois. Gilly é atacado por dois vigilantes e Tarly intervém e é dominado até que o lobo de Jon, Fantasma, chega e força a dupla a sair. Tarly e Gilly consumam seu relacionamento amoroso. Sansa pede a Theon para ajudá-la a escapar de Winterfell, mas ele informa a Ramsay, que esbanja a mulher que trabalha para Brienne. No acampamento do exército de Stannis, Melisandre sugere sacrificar Shireen, mas Stannis recusa a sacrificar sua filha. Mormont e Tyrion são vendidos para libertar Qaggaz. Os dois são levados para um campo de luta local que Daenerys e seu consorte visitam em preparação para os próximos jogos no fosso de Daznak. Mormont derrota os outros escravos e revela sua identidade para ela, e que ele trouxe Tyrion como um "presente" para ela. Em Dorne, Myrcella diz a Jaime que ela quer se casar com Trystane, filho de Doran. A demanda de Olenna pela liberação de Loras e Margaery é declinada pelo Alto Pardal. Mais tarde, o Alto Pardal prende Cersei devido a sua antiga relação incestuosa com Lancel. 
488 "Hardhome"
"(Durolar)"
Miguel SapochnikDavid Benioff & D. B. Weiss31 de maio de 2015 (2015-05-31)7.01[9]
Cersei descobre que seu tio Kevan é apontado para ser a nova Mão do Rei. Ela também é forçada a confessar seu incesto, o que ela não faz. Arya assume a identidade de Lana, uma comerciante de ostras. H'ghar encarrega-a de matar uma mulher. Theon diz a Sansa que ele fingiu as mortes de Brandon e Rickon. Ramsay sugere a Roose que sigam Stannis e peçam vinte homens habilidosos. Em Meereen, Tyrion convence Daenerys a poupar a vida de Mormont e ela o exila novamente e aceita Tyrion em seu conselho. Chegando em Durolar, Snow e Tormund convencem cerca de cinco mil selvagens a se juntarem a eles antes que Durolar seja atacado por um exército de mortos-vivos e Caminhantes Brancos. Snow mata um Caminhante Branco com sua espada de aço valiriano. Enquanto ele, Tormund e os outros sobreviventes se afastam, eles testemunham o Rei da Noite reanimando os selvagens mortos como animais. 
499 "The Dance of Dragons"
"(A Dança dos Dragões)"
David NutterDavid Benioff & D. B. Weiss7 de junho de 2015 (2015-06-07)7.14[10]
Durante uma nevasca, o acampamento de Stannis é sabotado quando o grupo de Ramsay destrói as tentas de alimentos do acampamento. Enviando Davos para Muralha para pedir suprimentos, Stannis relutantemente permite que Melisandre sacrifique Shireen, queimando-a viva na fogueira, apesar das objeções de Selyse. Snow e os outros voltam para o Muralha, permitindo que os selvagens passem pelo sul. Em Dorne, o príncipe Doran permite que Jaime e Bronn retornem a Porto Real com Myrcella, desde que seu filho Trystane os acompanhe e sirva no pequeno conselho em lugar de Oberyn. Doran também perdoa Sand e suas filhas. Em Braavos, Arya vê Trant acompanhando Mace, o pai de Margaery e o Mestre da Moeda. Em Meereen, começam as lutas no fosso de Daznak, e Daenerys fica atordoada ao ver Jorah Mormont entre os combatentes. Seu triunfo é interrompido por um feroz ataque dos Filhos da Harpia, que rapidamente cercam Daenerys e seus partidários, incluindo Mormont. Quando toda a esperança parece perdida, Drogon chega queimando tudo, e Daenerys monta nele e voa para longe do fosso, enquanto seus seguidores observando com admiração. 
5010 "Mother's Mercy"
"(A Misericórdia da Mãe)"
David NutterDavid Benioff & D. B. Weiss14 de junho de 2015 (2015-06-14)8.11[11]
O sacrifício de Shireen leva a Selyse se enforcar e metade das forças de Stannis o abandonar. Depois que Melisandre foge para o Castelo Negro, Stannis é derrotado pelos Boltons e posteriormente morto por Brienne. Sansa tenta escapar, mas é confrontado por Myranda, que Theon mata, e o dois saltam da parede exterior juntos. Cersei confessa seu antigo relacionamento com Lancel, tem seus cabelos cortados extremamente crutos e é forçada a encarar a expiação do povo ao andar pelas ruas completamente nua. Cersei é humilhada pelo povo enquanto caminha e ao chegar na Fortaleza Vermelha, Qyburn apresenta-lhe um novo membro da Guarda Real com total lealdade, um Montanha estranhamente diferente. Jaime, Myrcella, Bronn e Trystane partem de Dorne. Myrcella morre venenada logo depois que eles embarcam no navio. Arya se infiltra em um bordel e mata Trant. Ela fica cega por violar os termos dos homens sem rosto. Varys chega a Meereen para governar a cidade com Tyrion, Verme Cinzento e Missandei, enquanto Naharis e Mormont partem em busca de Daenerys, que, longe, é encontrada por um grande grupo de dothraki. Samwell Tarly, Gilly e seu filho saem para Vilavelha para o Tarly se tornar um Meistre. Jon Snow é ​​esfaqueado várias vezes por amotinados, incluindo Thorne e Olly. 

Referências

  1. «Game of Thrones Renewed for Season 5 and Season 6». IGN. 8 de abril de 2014. Consultado em 8 de abril de 2014 
  2. «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, 'Silicon Valley', 'MTV Movie Awards', 'Mad Men', 'Veep', 'The Royals' & More». TV by the Numbers. 14 de abril de 2015. Consultado em 14 de abril de 2015 
  3. «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Tops Night + NBA Playoffs, 'Real Housewives of Atlanta,' 'Naked and Afraid' & More». TV by the Numbers. 21 de abril de 2015. Consultado em 21 de abril de 2015 
  4. «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, NBA Playoffs, 'Real Housewives of Atlanta', 'Silicon Valley', 'Mad Men' & More». TV by the Numbers. 28 de abril de 2015. Consultado em 28 de abril de 2015 
  5. «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Tops Night + 'Real Housewives of Atlanta', 'Silicon Valley' & More». TV by the Numbers. 5 de maio de 2015. Consultado em 5 de maio de 2015 
  6. «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, NBA Playoffs, 'Silicon Valley', 'Mad Men', 'The Royals', 'Veep' & More». TV by the Numbers. 12 de maio de 2015. Consultado em 12 de maio de 2015 
  7. «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Tops Night + 'Keeping Up With the Kardashians', 'Mad Men' & More». TV by the Numbers. 19 de maio de 2015. Consultado em 19 de maio de 2015 
  8. «Sunday Cable Ratings: NBA Conference Finals Win Night, 'Game of Thrones', 'Silicon Valley', 'Keeping Up With the Kardashians', 'Veep' & More». TV by the Numbers. 27 de maio de 2015. Consultado em 27 de maio de 2015 
  9. «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Tops Night + 'Keeping Up With the Kardashians', 'Silicon Valley', 'Naked and Afraid' & More». TV by the Numbers. 2 de junho de 2015. Consultado em 2 de junho de 2015 
  10. «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, 'Silicon Valley', 'Naked & Afraid', 'Married to Medicine', 'Veep' & More». TV by the Numbers. 9 de junho de 2015. Consultado em 9 de junho de 2015 
  11. «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Tops Night + 'Silicon Valley', NASCAR, 'Botched' & More». TV by the Numbers. 16 de junho de 2015. Consultado em 16 de junho de 2015