Geografia da Nova Zelândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Geografia da Nova Zelândia
Geografia da Nova Zelândia
Mapa da Nova Zelândia
Localização
Continente Oceania
Região Nova Zelândia
Coordenadas 41 00 S, 174 00 E
Área
Posição 74.º maior
Total 268.021 km²
Terra 262.392,559 km²
Água 5.628,441km²
Fronteiras
Total
Países vizinhos Nenhum.
Linha costeira 15.134 km
Reivindicações marítimas
Mar territorial 12 milhas
Zona contígua 24 milhas
Zona econômica exclusiva 200 milhas
Plataforma continental 200 milhas
Altitudes extremas
Ponto mais alto Monte Cook (3724 m)
Ponto mais baixo Oceano Pacífico (0 m)
 
Maior rio Rio Arnold (20 km)
Relevo Montanhoso em quase todo o território com a presença de planícies costeiras
Clima Temperado Oceânico
Recursos naturais Gás natural, areia, carvão mineral, minério de ferro, ouro
Uso do solo
Terra arável 5,54%
Cultivos permanentes 6,92%
Terra irrigada 930 ha
Outros 87,54%
 
Perigos naturais Terremotos, erupções vulcânicas, deslizamentos de terra, tsunamis, ciclones, tornados, inundações e nevascas
Problemas ecológicos Desmatamento, fauna e flora ameaçados por espécies exóticas, erosão do solo

A geografia da Nova Zelândia é composta por duas ilhas principais e numerosas pequenas ilhas, algumas das quais bastante longínquas. A llha sul é a maior massa de terra e está dividida ao longo do seu comprimento pelos Alpes do Sul, cujo maior pico é o Monte Cook com 3 754 m. Na Ilha Sul há dezoito picos com mais de três mil metros de altitude. A Ilha Norte é menos montanhosa do que a Sul mas está marcada por vulcanismo.

Na Ilha Norte, a montanha mais alta, Ruapehu (2797m) é um cone vulcânico activo. A área total da Nova Zelândia (270 500 km²) é um pouco menor que a do Japão ou que as Ilhas Britânicas e um pouco maior do que a do Colorado nos Estados Unidos. O país estende-se por mais de 1600 Km ao longo do seu eixo principal norte-nordeste. O clima é ameno, com temperaturas raramente inferiores a 0°C ou superiores a 30°C. A temperatura média diária em Wellington, a capital, localizada no centro do país, é de 5,9°C no Inverno e 20,3°C no Verão.

Muito afastada das terras mais próximas, a Nova Zelândia é, entre as massas de terra de dimensões consideráveis do planeta aquela que está mais isolada. Os seus vizinhos mais próximos são a Austrália, para noroeste, e a Nova Caledónia, Fiji e Tonga, para norte.

Devido ao seu isolamento relativo, a Nova Zelândia desenvolveu um ecossistema único, cuja característica mais distinta consistia na ausência, até à colonização polinésia, de quaisquer mamíferos terrestres, à excepção de três espécies de morcegos. Muitos dos nichos ecológicos que normalmente teriam sido ocupados por mamíferos, eram ocupados por aves, incluindo o kiwi (incapaz de voar) e a moa. As moas, agora extintas, podiam crescer até uma altura de 3 m. O kiwi e os fetos característicos das florestas nativas deste país são símbolos nacionais. A Nova Zelândia é também a residência do tuatara, uma espécie antiga de réptil, e do weta, um insecto que pode atingir mais de 8cm de comprimento.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Nova Zelândia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.