Ghali

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ghali
Ghali
Informação geral
Nome completo Ghali Amdouni
Também conhecido(a) como Fobia
Ghali Foh
Nascimento 21 de maio de 1993
Local de nascimento Milão
 Itália
Origem Tunísia
Nacionalidade italiano
Gênero(s)
Ocupação(ões) Cantor
Período em atividade 2011–presente
Gravadora(s) Sto Records
Afiliação(ões)
Página oficial www.ghali.live

Ghali Amdouni, conhecido apenas por Ghali (Milão, 21 de maio de 1993), é um rapper italiano.

Nascido em Milão de pais tunisianos, ele morava em Baggio, um subúrbio da cidade. Ele começou sua carreira de rapper com o nome de Fobia, e depois mudou para Ghali Foh. Em 2011, ele se tornou parte da Troupe D'Elite, que também incluía o rapper Er Nyah (mais tarde conhecido como Ernia), a cantora Maite e o produtor Fonzie (mais tarde conhecido como Fawzi). No mesmo ano, ele recebeu um convite do rapper Gué Pequeno para assinar com a gravadora Tanta Roba e fez uma turnê com Fedez.

A Troupe D'Elite lançou um EP auto-intitulado Troupe D'Elite, com a gravadora Tanta Roba, e o álbum Il mio giorno preferito em 2014. Nesse meio tempo, Ghali também publicou em 2013 seu Leader Mixtape com colaborações com Sfera Ebbasta, Maruego e outros. De 2014 a 2016, Ghali Foh publicou uma série de singles e vídeos musicais em seu canal no YouTube. Em 2015, mudou seu nome para o nome Ghali.

Em outubro de 2016, Ghali teve sucesso em seu single "Ninna nanna" através da Sto Records exclusivamente no Spotify. Tornou-se o número de 150.000 cópias vendidas e foi certificado como platina tripla. O vídeo atingiu 67 milhões de visualizações no YouTube, um recorde para um artista italiano de estreia. "Pizza kebab" em 2017 também foi certificada platina. O single de acompanhamento "Happy Days" foi lançado em maio de 2017. Além disso, Ghali também foi elogiado pela cena literária italiana e grandes jornais, com escritores como Roberto Saviano chamando-o de "uma bênção" no La Repubblica e Vanni Santoni elogiando suas habilidades poéticas no Il Corriere della Sera.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

  • Album (2017)

Referências[editar | editar código-fonte]