Gil Cutrim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox important.svg
Este artigo ou seção parece estar escrito em formato publicitário ou apologético (desde outubro de 2019).
Por favor ajude a reescrever este artigo para que possa atingir um ponto de vista neutro, evitando assim conflitos de interesse.
Para casos explícitos de propaganda, em que o título ou todo o conteúdo do artigo seja considerado como um anúncio, considere usar {{ER|6|2=~~~~}}, regra nº 6 da eliminação rápida.
Gil Cutrim
Gil Cutrim
Deputado Federal pelo  Maranhão
Período 1º de fevereiro de 2019
até atualidade
Prefeito de São José de Ribamar
Período 1º de janeiro de 2010
até 31 de dezembro 2016
Presidente da Federação dos Municípios do Maranhão
Período janeiro de 2013
até dezembro 2016
Dados pessoais
Nascimento 26 de outubro de 1979 (40 anos)
São Luís-MA
Partido PSL (2007-2010)
PMDB (2010-2015)
PDT (2015-presente)
Profissão Advogado

Gilliano Fred Nascimento Cutrim, mais conhecido como Gil Cutrim (São Luís, 26 de outubro de 1979), é casado e pai de dois filhos, advogado e político brasileiro com base no Maranhão.[1]

Gil Cutrim é deputado federal pelo Maranhão eleito com 72.038 votos.

Foi prefeito de São José de Ribamar, a terceira cidade mais importantes do Maranhão por 6 anos e vice-prefeito por 2 anos.

Vida pública[editar | editar código-fonte]

Desde cedo, com os valores ensinados pela sua mãe, Mirian Cutrim, e por influência de seu pai, Edmar Serra Cutrim, entendeu que para a transformação ser efetiva, a política e a honestidade devem caminhar juntas. E como uma importante ferramenta de mudança na vida de uma sociedade, decidiu que este era o seu objetivo: transformar a vida do povo para melhor.

Filiou-se ao Partido Social Liberal (PSL) em 2007, e sua carreira política teve início oficialmente no ano de 2008, quando foi escolhido para ser o Vice-Prefeito de São José de Ribamar (o terceiro município mais representativo do Maranhão), neste mesmo ano, ele assumiu a Presidência do Moto Club, após renúncia do então presidente, consagrando o time que acabou levando o título de Campeão Maranhense. Desde então, Gil, como é conhecido por seus eleitores, amigos e familiares, dedicou sua juventude a cuidar do povo ribamarense. E em 01 de Janeiro de 2010, assumiu o cargo de Prefeito da cidade.

Nestes dois anos de mandato, Gil recebeu o Prêmio Juscelino Kubitschek durante o 8º encontro nacional de Prefeitos do Brasil que ocorreu em Florianópolis – Santa Catarina, uma honraria concedida aos 100 Prefeitos de Destaque do Brasil, na ocasião, o único do Maranhão. Na área da educação, recebeu o Prêmio Construindo a Nação, honraria concedida pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em reconhecimento aos excelentes índices educacionais obtidos pelas Escolas Municipais Liceu Ribamarense I e II, as primeiras unidades públicas de ensino em tempo integral de São José de Ribamar e do Maranhão. O reconhecimento veio pela Revista Veja, na reportagem “As 20 metrópoles brasileiras do futuro”, como destaque nacional em produção de alimentos e aquisição de produtos da Agricultura Familiar com reflexo direto no aumento da qualidade da alimentação escolar.

Em 2012, foi reeleito Prefeito de São José de Ribamar pelo PMDB com 69,25% dos votos. Em 2013, foi eleito por aclamação ao cargo de Presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, para o biênio 2013/2014, a maior votação da história da entidade. E foi reeleito em 2015, sendo o único Prefeito da história da entidade a ser reconduzido ao cargo. Em 2014, Gil Cutrim na reta final, pediu votos à Flávio Dino. Seu pai, Edmar Cutrim prestou denúncia contra a governadora Roseana Sarney, por invasão e "grampo". No ano de 2015, se filiou ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). E até o final de seu mandato, honrou o compromisso que havia feito com os cidadãos de Ribamar.

Em outubro de 2018, Gil Cutrim foi eleito Deputado Federal, pelo Maranhão com 72.038 mil votos.

Referências

  1. Luís Cardoso (28 de agosto de 2011). «Gil Cutrim recebe Prêmio Juscelino Kubitschek». Consultado em 28 de agosto de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Luis Fernando Silva
Prefeito de São José de Ribamar
20102017
Sucedido por
Luís Fernando Silva


Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.