Gil Grissom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2010). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Gil Grissom
Personagem de CSI (INVESTIGAÇÃO CRIMINAL)
WilliamPetersen.jpg
Gilbert "Gil" Arthur Grissom, interpretado pelo ator William Petersen.
Nascimento 17 de agosto de 1956
Origem Santa Mônica, Califórnia
 Estados Unidos
Sexo Masculino
Espécie Humano
Ocupação Supervisor do turno noturno (aposentado)
Família Sara Sidle (esposa)
Série(s) CSI
Desaparecidos
Temporada(s) 1 a 9
Primeira aparição "Piloto"
Última aparição "One to Go"
Interpretado por William Petersen
Projecto Televisão  · Portal Televisão

Gilbert "Gil" Arthur Grissom, Ph.D, é um personagem da série de televisão norte-americana CSI interpretado pelo ator William Petersen, que é também um dos produtores da série.

Grissom é um entomólogo forense e é o supervisor do turno da noite do laboratório criminal onde trabalha em Las Vegas, Nevada (EUA). É um personagem muito importante da série e pode até ser considerado o protagonista.

A produtora e escritora da série Carol Mendelsohn considera o Grissom o centro da série. Ao longo das oito temporadas, ele esteve presente em quase todos os episódios (com algumas excepções, como por exemplo o episódio da 5ª temporada: "Brass em Hollywood").

O intérprete de Gil Grissom, William Petersen, ganhava um milhão de dólares por episódio.[1] O nome original de Grissom na série seria Gil Scheinbaum. Quem decidiu mudar foi o próprio Petersen, que escolheu seu sobrenome em homenagem ao astronauta Gus Grissom, de quem ele é fã.[2] O personagem seria baseado (em parte) no criminalista Daniel Holstein da polícia metropolitana de Las Vegas.[carece de fontes?]

Família[editar | editar código-fonte]

Grissom nasceu em 17 de agosto de 1956 (2ª temporada, Ep. 13, "Identity Crisis") em Santa Mônica, Califórnia e cresceu em Marina Del Rey. O seu pai era botânico e a mãe era dona de uma galeria de arte. O pai morreu quando ele tinha 9 anos de idade e Grissom nunca soube a razão da morte do pai (6ª temporada, Ep. 10 "Still Life"). Grissom foi educado como católico, mas agora já não é religioso, porém ainda acredita que certos acontecimentos têm valor espiritual (7ª temporada, Ep. 5 "Double-Cross"). A mãe de Gilbert era deficiente auditiva, dessa forma ele recebeu treinamento em ALS (American Sign Language - Língua Americana de Sinais) e sabe ler lábios. (1ª temporada, Ep. 19 "Sounds of Silence"). Grissom é muito metódico e cíentífico. Foi diagnosticado com otosclerose (da parte da sua mãe), porém foi realizada uma cirurgia para evitar o desenvolvimento da doença.

Grissom é licenciado em Biologia na University Of California, Los Angeles (UCLA). É muito dedicado à ciência e não gosta de política (1ª temporada, ep. 23 - "Strip Strangler"). Ao longo das temporadas da série, foi mostrado que Grissom tinha um interesse um pouco mais que profissional pela sua colega, a criminalista Sara Sidle, interpretada pela atriz Jorja Fox, e no último episódio da 6ª temporada, tornou-se claro que os dois têm um romance. Já na 9ª temporada, depois de Sara deixar Las Vegas pela segunda vez, Gil larga seu emprego para ir atrás dela na Costa Rica e se casa com ela indo morar em Paris. Na 13ª temporada é revelado que eles se separaram (13ª temporada, Ep. 15, "Forget Me Not") e nos últimos episódios da série, o telefilme de encerramento (16ª "temporada", Eps. 1 e 2, "Immortality parte I e II") Sara deixa a diretoria para partir com Grissom em seu barco e viverem juntos novamente. O seu mentor foi Philip Gerrard, que apareceu no episódio da 3ª temporada The Accused Is Entitled.

Experiências[editar | editar código-fonte]

Uma das maiores e mais traumáticas experiências que Grissom viveu foi a morte de seu colega de trabalho e grande amigo Warrick Brown, interpretado pelo ator Gary Dourdan ( no último episódio da 8ª temporada: 'Goodbye Warrick'). Grissom foi o primeiro a socorrê-lo, mas Warrick acabou morrendo em seus braços após receber dois tiros a 'queima roupa'.

Precedido por:
Jim Brass
Supervisor do Turno da Noite Sucedido por:
Catherine Willows

Referências

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Gil Grissom
Ícone de esboço Este artigo sobre um personagem de CSI é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.